John Piper – Um Vulcão da Semana Santa (Amor ao Extremo 8/9)

Sábado

Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas e, vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu? E muitas outras coisas diziam contra ele, blasfemando. (Lucas 22:63-65)

Enquanto lia estas terríveis palavras, me achei falando para Jesus: “Sinto muito. Sinto muito, Jesus. Perdoe-me!” Me senti como sendo um ator aqui, não apenas um espectador. Eu tanto era parte daquele horrível bando que eu sabia que eu era tão culpado quanto eles. Senti que se a fúria de Deus derramasse sobre aqueles soldados e me varresse junto, justiça teria sido feita. Não teria sido injusto que eu caísse sob a sentença deles.

Alguma vez já lhe incomodou que, às vezes no Antigo Testamento, quando um homem peca, muitos são varridos com a punição que Deus traz? Por exemplo, quando Davi pecou fazendo o censo do povo (2 Samuel 24:10), “de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo” (2 Samuel 24:15). Em outro exemplo, Acã guardou alguns dos despojos de Jericó e toda a sua família foi apedrejada (Josué 7:25). Talvez minha experiência ao ler Lucas 22 seja uma dica da divina justiça nisso.

Minha Rebelião Vulcânica

Uma analogia veio à minha mente. Os corações da humanidade são como um manto de magma sob a superfície de toda a terra. A lava derretida sob a terra é a perversidade do coração humano — a rebelião contra Deus e o egoísmo para com as pessoas. Às vezes um vulcão de rebelião entra em erupção, o que Deus vê como apropriado para julgamento imediato. Ele pode fazê-lo ao fazer com que a abrasadora e destrutiva lava flua não apenas pela montanha que entrou em erupção, mas também através dos vales que não entraram em erupção, mas que possuem o mesmo magma de pecado sob a superfície.

A razão pela qual eu confesso o pecado de espancar Jesus, mesmo que eu não estivesse lá, é que a mesma lava de rebelião existe em meu próprio coração. Eu o conheço o suficiente para saber disso. Então mesmo que ele não entre em erupção em tal atrocidade vulcânica como a crucificação, ele ainda é merecedor de julgamento. Se Deus escolhesse fazer chover lava de suas costas malignas em suas próprias cabeças e um pouco dessa lava consumisse até mesmo a mim, eu não seria capaz de encontrar defeito na justiça de Deus.

Podemos nos perguntar por que Deus escolhe pagar alguns males imediatamente e outros não. E podemos nos perguntar como ele decide quem varrer junto no julgamento. Por que setenta mil? Por que não cinquenta mil, ou cem, ou dez? Por que a esposa de Acã e não o vizinho avarento duas tendas depois? Eu duvido que as respostas estejam disponíveis a nós agora. Cabe-nos confiar que tais decisões vêm de uma Sabedoria tão grande que pode discernir todos os possíveis efeitos em todas as possíveis épocas, lugares e pessoas. O quão amplamente fluirá a lava da rebelião e do julgamento de uma pessoa depende somente da mão de Deus.

E eu acredito a partir de Romanos 8:28 que, mesmo que a lava de castigo me alcance a certa distância do vulcão, há misericórdia nisso. Eu não mereço escapar, pois conheço meu próprio coração. Mas confio em Cristo, então sei que o julgamento será transformado em alegria. Mesmo que ele me mate, ainda assim confiarei nele. Pois preciosa é à vista do Senhor a morte de seus santos.

***

Veja os outros devocionais da série

Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)

Tradução: www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: John Piper – Um Vulcão da Semana Santa (Amor ao Extremo 8/9)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.