um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Os africanos não são descendentes de Canaã, nem estão sob a maldição de Noé

Ao longo dos séculos algumas pessoas tentaram provar que a raça negra está destinada a ser subserviente por causa das palavras de Noé sobre o seu filho Cam que foi o pai dos povos africanos. Observemos o próprio texto da Escritura, e então eu darei três razões de porque isso não determina como os povos da África devem ser vistos e tratados. Lembre-se que Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Gênesis 9.21–25:

Bebendo do vinho, embriagou-se [Noé] e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço. Então disse: “Maldito seja [ou “será”] Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos”.

Agora observe três coisas:

A Maldição de Noé Cai sobre Canaã

Primeiro, Noé toma essa ocasião do pecado de seu filho Cam e a usa para fazer uma predição sobre a prosperidade do filho mais novo de Cam, Canaã. Basicamente a predição é que os cananitas eventualmente seriam subjugados pelos descendentes de Sem e Jafé.

Ora, há muitas perguntas a se fazer aqui. Mas eu só tenho tempo para apontar algumas poucas relevantes ao nosso ponto principal. Cam tinha quatro filhos de acordo com Gênesis 10.6. “Os filhos de [eram] Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã”. Ora, em termos gerais, Cuxe é provavelmente o ancestral dos povos da Etiópia; Mizraim é o ancestral dos egípcios; e Pute é o ancestral dos povos do norte da África, os líbios. Mas Canaã é o único dos quatro filhos que não é ancestral de povos africanos. Gênesis 10.15–18 cita os descendentes de Canaã: “Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus”. Todos esses povos eram habitantes de Canaã e proximidades, não da África. E a predição de Noé se tornou verdade quando as nações cananitas foram expulsas pelos israelitas por causa de sua perversidade (Deuteronômio 9.4–5). Então a maldição não recai sobre os povos africanos, mas sobre os cananitas.

A Maldição de Noé Não Trata de Indivíduos

Segundo, a nação predita de Noé não dita como o povo de Deus deve tratar cananitas individuais. Por exemplo, cinco capítulos depois, em Gênesis 14.18, Abraão, descendente de Sete, encontra um cananita nativo chamado Melquisedeque, que era homem justo e “sacerdote do Deus Altíssimo”, e que abençoou Abraão. Abraão deu a ele o dízimo dos seus espólios. Então nem mesmo o fato de que Deus ordena julgamento sobre nações perversas dita a nós como devemos tratar indivíduos nas mesmas nações.

Deus Planeja Redenção para Todas as Nações

Terceiro, em Gênesis 12, Deus coloca em ação um grande plano de rendenção para todas as nações, para resgatá-las dessa e de qualquer outra maldição de pecado e julgamento. Ele chama a Abrão para todas as nações e faz uma aliança com ele e promete: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. “Todas as famílias da terra” inclui as famílias cananitas.

Então o que vemos é que, com Abraão, Deus está colocando em ação um plano de redenção que derruba cada maldição sobre qualquer pessoa que recebe a bênção de Abraão, a saber, o perdão e a aceitação de Deus que vem através de Jesus Cristo, a semente de Abraão (Gálatas 3.13–14).

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Artigo Completo

Esse texto é um trecho do artigo ” 8 motivos bíblicos para dizer: ‘Racismo não!’ “

Leia o artigo completo[/dt_call_to_action]

Por: John Piper. © 2014 Desiring God Foundation. Original: Racial Reconciliation.

27 Comentários
  1. Cristina Falcão Diz

    Perdoe-me mais Marcos Feliciano coloca essa questao claramente. Por esse motivo concordo com ele,

  2. Leonardo Chaves Diz

    Temos que concordar com as escrituras.

  3. Alessandro Ribeiro Diz

    Ou seja, você é racista.

  4. Sandra Torres Diz

    Também concordo com o Feliciano.

  5. Yuri Pereira DA Silva Diz

    Não concordo nem com um nem com outro, preciso e buscar a veracidade dos fatos dentro the Palavra de Deus, A Palavra de Deus diz: Meu povo perece por falta de entendimento. E eu acrescento, O Povo e acomodado e não busca saber o que é a verdade dos fatos, querem tudo mastigado e é por isso que muitos perecem no caminho, porque não aprenderam a caminhar sozinho e ficam buscando o alimento the boca de outros.

  6. marcos Diz

    Onde não há grego nem judeu , circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou *livre; mas Cristo é tudo em todos.

  7. Marcio Rocha Diz

    O texto erra quando fala em "raça negra". Todos nós fazemos parte de uma só raça: a humana (homo sapiens). Somos negros, brancos, asiáticos, índios etc. Mas somos todos humanos.

  8. Daniel Torres Diz

    Marco Feliciano é um idiota, comerciante do evangelho, deturpador das Escrituras, falso mestre, lobo em pele de ovelha! Não me faltariam mais adjetivos para esse indivíduo, mas acho que esses já bastam. Fico triste ao ver que o povo evangélico dá mais crédito à palavra de homens como esse sujeito, do que à própria palavra de Deus.

  9. mary carecho Diz

    ja ouvi,um teologo dizer numa entrevista,que esse filho de Abraao o conheceu….e que naquela epoca isto quer dizer que Cam teria tido relacoes com o pai…..gostaria de saber se alguem ja ouviu falar nisto tambem…………

    1. Matheus Matos Diz

      Gênesis 9:22-23 NVI

      Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no. A Bíblia não cita o termo “conheceu”. O fato é porque cam viu a vergonha do seu pai e em vez de honra-lo, ficou espiando a nudez, e a embriaguez do seu pai, que deveria permanece sóbrio, ja que ele sabia que diz havia condenado o povo anteriormente, por conta da maldade, embriaguez, falta de decência e outros pecados. Cam vendo seu pai em seu estado de desonrar, em vez de oculta seus olhos da maldade, fez seus irmãos sabe, esses que não cometeram o mesmo erro e oculti a face diante do erro do pai, para não desonra-lo.

  10. Liliana Xupas Diz

    eu é mais o novo testamento.. ate logo

  11. Cleverson Luiz de Souza Diz

    Perdoe-me mas "mais" é adição…

  12. Matheus Fernandes Diz

    KKKKKKKKKK! Agora eu ri!

  13. Carlos Jhennesoñ Diz

    Quer dizer então que a morte de Cristo, não quebra toda e qualquer maldição para àquele que se põe como servo do altíssimo, sendo negro ou não, africano ou não?

  14. Arthur Cutcher Diz

    Etnia né.

  15. Junior Sales Diz

    Artigo muito esclarecedor… show….

  16. AD Misión Chilena Chile Diz

    Amado Daniel, es lamentable que usted espesa de esta manera a un hijo de Dios, estoy de acuerdo con la forma de esperezar de Yurri, pues nada es dueño de la verdad, única verdad que tenemos, es es la salvacion en Cristo Jesús, si es un hijo de Dios, y conoces la la palabra de Dios de una mira-dita en el Proverbio, Cp 7; este enseña la forma que un sabio espereza, le hablo esto en el amor del Señor.
    Isaque J Goncalves,

  17. M Diz

    o John Piper tem absoluta razão nesta questão, MAS há algo MUITO IMPORTANTE a ser relatado E QUE EU VEJO MUITO POUCA GENTE FALANDO A RESPEITO DISSO. Na verdade, os movimentos da história sempre estão relacionados a dinâmica do quanto as nações correm paralelas aos trilhos do temor de Deus e da proximidade de suas práticas sociais em relação as escrituras, ao que Deus determina ser correto. PODEM OBSERVAR, É MUITO CLARO o fato de que TODAS as nações que começam a ter práticas de feitiçaria caem em maldição, que são seguidas de juízos. Isso aconteceu não somente com os cananitas, que, como Deus disse, foram expulsos NÃO por causa da fidelidade de Israel ou porque Deus não gostava deles, os cananitas, mas na verdade POR CAUSA DA MALDADE DESSAS NAÇÕES É QUE O SENHOR TEU DEUS AS EXPULSA, porque a terra vomita seus moradores POR CAUSA DA MALDADE DOS MORADORES DESTA TERRA. Isso é um ciclo MUITO CLARO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SE VC CONHECER TANTO AS ESCRITURAS QUANTO A HISTÓRIA: FOI ASSIM COM POMPÉIA, POR EXEMPLO, QUE TEVE O MESMO DESTINO DE SODOMA E GOMORRA, FOI ASSIM COM OS MAIAS, QUE TINHAM AS PRÁTICAS DE SACRIFÍCIO RITUAL INSTITUÍDAS COMO NORMA DE CULTO, E MUITAS OUTRAS SOCIEDADES. ISSO TEM QUE SER DEMONSTRADO E ESCLARECIDO, E TEM MUITO POUCA GENTE FALANDO DISSO. Assim como há uma ligação MUITO CLARA nas escrituras relacionando PRÁTICAS DE INIQUIDADE E DOENÇAS, também há uma relação direta estabelecida entre PRÁTICAS DE FEITIÇARIA E ADORAÇÃO DE DEMONIOS COM DIÁSPORAS. É só estudar que vão começar a ver, é batata.

  18. M Diz

    Isso precisa ser falado porque PARECE que os crentes PERDERAM a noção de que Deus é um Deus de absoluto JUÍZO das ações dos homens, TANTO INDIVIDUAL QUANTO COLETIVAMENTE. A Palavra de Deus SEMPRE demonstrou isso. QUER ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS ESTADOS UNIDOS? Simples, Deus começou a julgar toda a desgraceira que eles praticam com os outros povos (não sou americanófano, amo os EUA e tudo aquilo que seja bom que eles representam, mas que eles semearam muitas desgraças no mundo, isso com certeza). Coisa MUITO PIOR vem por aí. MUITO, MUITO, MUITO PIOR. Seria uma bênção se a Fiel fizesse uma série de estudos, com gente que entende desse assunto, para demonstrar dentro das escrituras esses movimentos em que Deus começa a trazer os juízos sobre as práticas sociais de um povo, localidade, etc, começando com a perspectiva de como as Escrituras EXPLICAM COM PRECISÃO TOTAL O QUE ACONTECEU COM O POVO JUDEU NA HISTÓRIA DO MUNDO. VC SE ESPANTA COM O HOLOCAUSTO? ENTÃO É PQ OU VC NÃO CONHECE AS ESCRITURAS PROFUNDAMENTE, OU PQ NUNCA LHE MOSTRARAM. É preciso entender que a história do mundo se move dentro da dinâmica e perspectiva bíblica, e não de qualquer outra teoria que busque enquadrar os acontecimentos na dinâmica humana.

  19. Daniel Torres Diz

    AD Misión Chilena Chile Amado. Não escrevi nada que não seja verdade a respeito deste indivíduo. Lamentável mesmo é o caráter deste "pastor". Se prestou bem atenção no que escrevi, eu afirmei que devemos dar crédito à Palavra de Deus e não à fantasia de homens. E a salvação em Cristo não é a única verdade. Toda a Palavra de Deus é a verdade (Jo. 17.17). E a Palavra de Deus é salvação! Porém, não é apenas isso. É isso e muito mais. Ela é vida, e vida com abundância!

  20. Larissa Ricas Cardinot Diz

    Sensacional, voltemos ao Evangélio!

  21. Vanessa Romana Diz

    Perdoe-me mas você deve ser mais uma racista,atonde sei todos estavamos debaixo do castigo do pecado ,porisso Jesus se sacrificou.pois assim diz a palavra do Senhor "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados"

  22. André Tomé Diz

    Gostei do Design na Imagem de capa!

  23. Moïse Bandiri Diz

    Em vez de querer demostrar coisas sobre o povo africano, poderia melhor edificar o povo de Deus com palavra de verdade, que exhorta, edifica e consola as vidas. Esta demostração não leva ninguém para o céu.

    1. Anonimo Diz

      Nem seu comentário.

  24. natanael meneses Diz

    Verdade cam pagou um preço muito alto só porquer vou a nudez do pai o que hoje em dia não significaria nada até eu mesmo tomo banho com meu filho de 5 anos eu tomava banho com meu pai as vezes mais naquele tempo não existia graça favor não merecido o que muito gente neófita confunde graça com prosperidade nos textos seguintes Deus abençoa e até poesia a geração de Canaã mais Deus disse. Em ti seja abençoado todas as naçoes5 só mundo mais eu vou amaldiçoar os que te amaldoçoarem e abençoar os que te abençoarei talvez seja essa a resposta o porquer de tantos conflitos no mundo fone na África amaldiçoado os que falarem mal do meu povo

  25. Junior Omni Diz

    Só uma correção: MELQUISEDEQUE É E SEMPRE FOI …..JESUS CRISTO – O SACERDOTE ETERNO. – Gênesis 14:18 – Hebreus 7:3

    Melquisedeque JAMAIS foi um homem natural, desta terra cheia de pecados. NÃO.

    MELQUISEDEQUE É JESUS CRISTO, ELE DESCEU DO CÉU NO VELHO TESTAMENTO E TEVE ENCONTRO COM ABRAÃO – Gênesis 14:18 -João cap. 8:58

    Jesus afirma que Abraão teve um encontro com Ele, “e Abraão SE ALEGROU ao me ver” – João cap. 8:58. Outra vez que Abraão vê Jesus, foi quando Jesus apareceu na casa de Abraão junto com 2 Anjos (os quais foram enviados à Sodoma e Gomorra ) – Gênesis cap. 18

Comentários estão fechados.