Governo de igreja: membresia e disciplina eclesiástica

Na sétima e oitava aula sobre Governo de Igreja, leciono sobre o que é uma igreja local, sobre membresia de igreja (importância; a diferença entre a perspectiva presbiteriana e batista; o pacto de compromisso da igreja; e o que significa “as chaves do reino dos céus”) e sobre disciplina eclesiástica (base bíblica; importância para manter a pureza da igreja; como e quando disciplinar).

Jonathan Leeman, em Church Membership (Wheaton/IL: Crossway, 2012 – pp. 29 e 64), define da seguinte forma:

“Uma igreja local é um grupo de cristãos que regularmente se reúnem em nome de Cristo para oficialmente afirmar e supervisionar a membresia uns dos outros em Cristo Jesus e em seu reino através da pregação do evangelho e da ordenanças do evangelho.”

“Membresia de igreja é o relacionamento formal entre a igreja e um cristão caracterizada pela afirmação e supervisão eclesiástica do discipulado de um cristão e a submissão de um cristão de viver seu discipulado aos cuidados da igreja”

“Um membro de igreja é uma pessoa que foi oficial e publicamente reconhecida como um cristão diante das nações, bem como alguém que compartilha da mesma autoridade para oficialmente afirmar e supervisionar outros cristãos em sua igreja.”

Por: Vinícius Musselman Pimentel. © 2015 Vinícius Musselman Pimentel. Original: Uma Perspectiva Bíblica de Governo Para Uma Igreja Local. Aulas ministradas de 2 a 6 de Fevereiro na Semana Magna da Escola Charles Spurgeon.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.