Como orar um salmo

Uma ilustração prática a partir do pequeno livro Praying the Bible, de Don Whitney, usando o Salmo 23.

Leia o primeiro verso – “O Senhor é o meu pastor” – e ore algo como isto:

“Senhor, agradeço-te que sejas meu pastor. És um bom pastor. Por toda a minha vida me tens pastoreado. Por favor, grande Pastor, pastoreia minha família hoje: guarda-os dos caminhos do mundo; guia-os nos caminhos de Deus. Não os deixe cair em tentação; livra-os do mal. Ó grande Pastor, oro por meus filhos; induze-os a serem tuas ovelhas. Possam eles amar-te como pastor deles, como eu amo. E Senhor, por favor pastoreia-me na decisão que se me assoma sobre meu futuro. Tomo ou não essa medida? Faço ou não essa mudança? Também oro por nossos co-pastores na igreja. Por favor, pastoreia-os como eles nos pastoreiam”.

E você continua orando qualquer outra coisa que venha à sua mente enquanto considera as palavras “O Senhor é o meu pastor”. Então, quando nada mais vier à mente, você parte para a próxima linha: “E nada me faltará”. E talvez você ore:

“Senhor, agradeço-te por nunca ter passado necessidade, de fato. Não perdi muitas refeições. Tudo que sou e que tenho vem de Ti. Mas sei que é do teu agrado que eu traga meus desejos a Ti. Desse modo, poderias prover os recursos de que precisamos para pagar essas contas, para a escola, para esse carro?”

Talvez você conheça alguém que esteja necessitado, e você ora pela provisão de Deus para essa pessoa. Ou então se lembra de algum de seus irmãos e irmãs perseguidos ao redor do mundo, e ora por suas inquietações.

Após ter terminado, você olha para o próximo verso: “Ele me faz pousar em pastos verdejantes” (v. 2a). Honestamente, quando você lê a palavra “deitar”, o que vem à mente talvez seja simplesmente “Senhor, eu ficaria agradecido se me possibilitares deitar e tirar um cochilo hoje”.

O termo “pastos verdejantes” possivelmente faz você pensar na alimentação do rebanho de Deus nos pastos verdejantes de sua Palavra, e isso impele você a orar por um ministério de ensino bíblico que você conduz, ou por um professor ou pastor que o alimenta com a Palavra de Deus. Quando foi a última vez que você fez isso? Talvez você nunca o tenha feito, mas orar por meio desse salmo o induz a fazê-lo.

Em seguida você lê: “Leva-me para junto das águas tranquilas” (v. 2b). E talvez você comece a implorar,

“Sim, Senhor, guia-me nessa decisão que tenho de tomar sobre meu futuro. Quero fazer o que queres, ó Senhor, mas não sei o que isso é. Por favor, guia-me na tua vontade nesta questão. E leva-me para junto das águas tranquilas nisto. Por favor, acalma as águas aflitas em minha alma acerca dessa situação. Permita-me experimentar a tua paz. Que a turbulência em meu coração possa ser acalmada mediante a confiança em Ti e na tua soberania sobre todas as coisas e todas as pessoas”.  

Seguindo isso, você lê essas palavras do verso três: “Refrigera-me a alma”. Isso nos leva a orar no sentido de:

“Meu Pastor, venho a Ti tão espiritualmente seco hoje. Por favor, restaura a minha alma; restitui-me a alegria da tua salvação. E oro para que restaures a alma daquela pessoa do trabalho, da escola, da rua ao lado com quem estou esperando compartilhar o evangelho. Por favor, restaura sua alma das trevas para a luz, da morte para a vida”.

Você pode continuar orando desse modo ou até que (1) o seu tempo acabe ou (2) o salmo acabe. E se o salmo acabar antes do seu tempo acabar, simplesmente vire a página e vá para outro salmo. Ao fazer isso, você nunca fica sem nada para dizer, e, o melhor de tudo, você nunca mais diz as mesmas coisas de sempre sobre as mesmas coisas de sempre.

Então, o que você está fazendo é basicamente pegar as palavras que se originaram no coração e mente de Deus e difundindo-as através de seu coração e mente de volta para ele. Por meio disso, suas palavras tornam-se as asas de suas orações.

Por: Justin Taylor. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Fonte: How to pray a psalm.

Original: Como orar um salmo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Leonardo Bruno Galdino.