Solteiras, talentosas e contentes

Solteirices

Eu posso pensar em solteirices como penso em “gordices”, porque estar solteiro tem suas obrigações, mas também seus deleites.

Não deixe sua vida passar em vão ou, melhor, no vão da solteirice. Veja, não quero ser dura com você, todas temos nossos sofrimentos, angústias, medos e dessabores (aquilo que não tem sabor, insosso!), mas é assim para você e para as casadas! Depois da queda, os relacionamentos não são como planejados originalmente, nem solteiras nem casadas vivem vida tranquila.

Contentamento

Contentamento, por exemplo, é um tema para todos e todas, com companhia ou sem companhia. Eu e você precisamos estar contentes, satisfeitas em Cristo. Estar satisfeita em Cristo serve para qualquer (eu escrevi: qualquer) cristão, porque regozijar-se em Cristo é assunto para todos.

Tanto no livro de Colossenses como em Filipenses, Paulo fala muitas vezes em sermos contentes e gratos. Quero levar você agora para dar uma volta pela carta aos colossenses para não deixar esfriar esta nossa conversa.

Colossenses fala, com frequência, de sermos gratos:

Ovelha, nossa existência não pode estar alicerçada nas coisas desta vida terrena, por isso mude o foco. Não podemos sentar no lugar da majestade e ficar ali esperando sermos adoradas, nós somos as adoradoras, lembram-se? O mundo nos mostra nosso papel invertido, não somos princesas, não temos um castelo com todos os tipos de serviçais a nossa disposição. Não, não nascemos para sermos servidas pelo nosso amado Senhor, nascemos para ser servas. Desculpe-me se isso parece uma má notícia, mas é assim que a Bíblia ensina, e essa é a nossa base de fé e conduta.

Eu não quero ser grosseira, nem tão pouco insensível com as ovelhas que estão verdadeiramente passando pelo vale tenebroso da solteirice, seja por viuvez ou separação, ou por que o seu varão cristão não apareceu até hoje para pedir sua mão em casamento. Estamos neste mesmo barco e, após passar pelo vale profundo da dor, há uma pessoa que desejo com todo o meu empenho que você, solteira, sozinha, viúva, separada, conheça, porque nele estou enraizada, arraigada, comprometida, ele é o Cristo que me chamou, justificou, salvou, e, se você o conhecer bem, poderá aprender a ser contente e grata nele, não importando qual a sua atual condição de vida.

No entanto, tem gente rodando em volta do próprio trono de majestade. Roubando a glória de Deus. Ovelha, precisamos descer deste trono porque ele não é nosso!

Singular, algo que não tem igual

Lembro que temos tantos discípulos de Cristo como exemplo de solteiros, singulares, “singles” bíblicos, entre esses há mães solteiras, viúvas e viúvos, ou simplesmente solteiros por opção, e não me lembro de nenhum deles se lamentando, nem mesmo Jeremias, que estava com a noiva no pé do altar.

Ser solteiro é um dom que o senhor lhe concedeu, portanto não enterre seu talento como o administrador infiel fez. O Corpo de Cristo necessita dos seus dons para ser edificado. Talvez você não perceba, mas Deus usa seu estado de solteira (ou de casada) para sua santificação. Já morreu hoje, ovelha! Temos que crucificar nossos desejos para que Cristo possa ser glorificado em nossa vida.

“Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.” Colossenses 2.1-3

Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos

Eu posso lhe contar que comi uma “lasanha de brigadeiro” e tentar lhe explicar que é um doce, mas não é um doce qualquer, ele tem várias camadas intercaladas de brigadeiro com morangos e chantilly. É impactante olhar para aquela enorme torre e vislumbrar o seu sabor. Também posso lhe falar do sabor, é espetacular, porém, você só pode conhecer o sabor e vivenciar as sensações de comer esse doce quando realmente experimentar, portanto, experimente conhecer Cristo. Nada nem ninguém poderá transmitir a você a experiência que somente o relacionamento com Cristo poderá oferecer.

Quando você observa, olha, admira, ama alguém, você quer ser como este que você ama, portanto, se realmente amarmos Cristo, iremos imitá-lo.

Quero lhe mostrar algumas características do singular Senhor Jesus Cristo, para que você o conheça e deseje de todo o seu coração glorificar o seu nome com os dons que ele mesmo lhe concedeu, inclusive o dom de ser solteira. Experimente você mesma!

Singularidade de Cristo

Libertador – Ele nos libertou do império das trevas – Cl 1.13

Redentor – [Filho de seu amor] no qual temos a redenção, e remissão dos pecados – Cl 1.14

Imagem do Deus invisível – Este é a imagem do Deus invisível – Cl 1.15

Primogênito de toda a criação – O primogênito de toda a criação – Cl 1.15

Criador – Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, seja, trono, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Cl 1.16

Tudo foi criado para ele – Tudo foi criado por meio dele e para ele – Cl 1.16

Ele é antes de todas as coisas – Para abrir caminho para que outros pudessem andar após Ele.

Nele tudo subsiste – Cl 1.17

Ele é o cabeça do corpo, a igreja – Cl 1.18

Ele é o princípio – Cl 1.18

É o primogênito entre os mortos – Cl 1.18

Ele tem a primazia em todas as coisas – Cl 1.18

Nele reside toda a plenitude – Cl 1.19

Reconciliador – Havendo feito paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus – Cl 1.20

A esperança da glória – Cristo em vós, a esperança da glória – Cl 1.27

Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento – Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos – Cl 2.3

Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude divina – Cl 2.9

Tem muito mais de Cristo, suficiente Senhor para conhecermos. Avante, Ovelha!

“Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.” Colossenses 4.17

Mulher, Cristã e Bem-sucedida

Redefinindo Biblicamente o Trabalho Dentro e Fora do Lar

Ter uma profissão reconhecida? Cuidar do lar e da família? O trabalho é apenas para mulheres que precisam de renda? A mulher pode ser feminina, piedosa e, ao mesmo tempo, ter aspirações profissionais? Na visão de Deus, o que difere a mãe que fica em casa da mulher que trabalha fora?

Neste livro, Carolyn e Nora respondem a essas e muitas outras perguntas que pairam na cabeça de mulheres de diversos contextos e idades. Longe dos argumentos acusadores, que mais dividem do que colaboram para uma discussão saudável e edificante, Carolyn e Nora mostram como a mensagem redentora do evangelho permite que os ensinamentos bíblicos sobre o papel da mulher coexistam com o engajamento profissional, encorajando a contribuição feminina no lar, na sociedade e na igreja.

Se você já se perguntou se está vivendo a vida que mais glorifica a Deus, este livro irá ajudá-la a refletir biblicamente sobre a relação entre a mulher e o trabalho.

CONFIRA

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Solteiras, talentosas e contentes.