A esposa do pastor: Apoiadora, mas não deslumbrada

A despeito do temperamento do pastor e do tipo de igreja que ele serve, a maioria de nós concorda que toda igreja deve ter um vasto espectro de afeição por seu pastor. Cada igreja, até certo ponto, tem membros que veem o seu pastor a partir de “lentes cor-de-rosa”, enquanto outros mal toleram a sua existência e permanecem na igreja apesar dele. Naturalmente, os pastores com frequência buscam afirmação e encorajamento se cercando daqueles que o consideram o melhor pregador, o conselheiro mais compassivo e o líder mais forte, enquanto evitam aqueles que têm menos pensamentos tolerantes sobre eles.

Isso tem conduzido ao que eu acho que é um papel bom, útil e saudável para nossas esposas terem em nossas vidas como pastores, enquanto enfrentamos uma variedade tão grande de afeição para lidar dentre nosso povo. A esposa de um pastor deve ser sempre…

Apoiadora, mas não deslumbrada.

Apoiadora: O maior bem de um pastor não é um presbítero leal ou um diácono fiel. É uma esposa que o conhece melhor do que ninguém, sabe de suas lutas, falhas, inadequações e conhece os pecados que mais facilmente o enredam, e ainda assim tem esse apoio inabalável, amor, afirmação e cuidado por ele. É uma esposa com fé firme em Deus e apoio ao seu marido, que os sustenta em meio aos conflitos mais dolorosos, das maiores traições e permite que as situações mais difíceis da igreja sejam administráveis.

Mas não deslumbrada: Embora o apoio inabalável de uma esposa seja de grande valor para um pastor e seja essencial para que ele sobreviva às lutas do ministério, um dos piores papéis para a esposa de um pastor ter em relação ao seu marido é ver a ele e ao seu ministério através de “lentes cor-de-rosa”. Os pontos cegos na vida e no ministério de um pastor são observados com mais clareza e cuidado por sua esposa intuitiva “apoiadora, mas não deslumbrada”. A esposa de um pastor que está deslumbrada com o marido não o ajudará a ver as áreas de orgulho e autoengano em seu coração que aparecem em conversas em casa. A esposa de um pastor que está deslumbrada com a pregação do marido, não o escutará pregar de modo objetivo, com o propósito de ajudá-lo a crescer como pregador. A esposa de um pastor que está deslumbrada com os dons do marido para o ministério, será tentada a ignorar as críticas consistentes que vêm de pessoas confiáveis ​​na igreja.

A razão pela qual eu sei que é um dom inestimável ter uma esposa servindo um pastor desta maneira é porque eu tenho uma esposa preciosa que é tremendamente apoiadora e incrivelmente não deslumbrada comigo. Porque ela encontrou esse equilíbrio, ela sabe quando me consolar quando estou legitimamente desanimado e me repreender quando estou de mau humor. Ela afirma minha fidelidade em pregar a Palavra de Deus, mas não acredita que eu seja o maior pregador da história do mundo (provavelmente nem esteja no top 10!). Quando meu primeiro livro foi publicado e as pessoas perguntaram com uma grande excitação: “Você deve estar animado, mas não consigo imaginar como sua esposa se sente. O que ela diz?”, eu encontrei a resposta mais precisa sendo esta: “Ela é muito apoiadora, mas não está deslumbrada”.

Queridos irmãos e colegas pastores, orem para que sua esposa encontre esse equilíbrio. Abram-se para sua esposa de tal forma que lhe permita a liberdade de desempenhar esse papel. É para o nosso bem e crescimento que prezamos o dom de uma avaliação clara, consistente, apoiadora, mas não deslumbrada­, do nosso ministério. Não há ninguém melhor para desempenhar esse papel do que a mulher por quem você deu a sua vida, convive com você em seus momentos mais sombrios de desânimo, dorme ao seu lado todas as noites, coloca-se sob os seus cuidados e autoridade e se sacrifica tanto quanto você para servir a Cristo naquela igreja local.

Por: Brian Croft. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Pastor’s Wife: Supportive But Unimpressed.

Original: A esposa do pastor: Apoiadora, mas não deslumbrada. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Camila Rebeca Teixeira. Revisão: William Teixeira.