5 Benefícios que a Palavra de Deus produz em sua vida

Se você ainda não está convencida do poder que há na Palavra de Deus, este texto é para você. No entanto, se você já conhece o poder vivificante da Palavra de Deus, este texto também é para você, para que o poder se aperfeiçoe nas fraquezas (2Co 12.9)[i].

Você consegue ver a importância de estarmos dia a dia impregnadas da Palavra de Deus? Nosso empenho e esforço em manter disciplina e rotina no conhecimento das Escrituras nunca são em vão, certamente nosso espírito é beneficiado por esse labor.

Aperfeiçoa

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

Quando me lembro desses versículos fico extasiada com o poder aperfeiçoador da Palavra de Deus na vida dos cristãos. O efeito gradual e contínuo da leitura, estudo e meditação das Escrituras é o nosso aperfeiçoamento.

Aperfeiçoar é a arte de trabalhar em um material bruto e refiná-lo com melhorias, lapidação e esmero. É isso que o ensino da Palavra de Deus faz conosco. Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações. Educa-nos em nosso coração, para que nos tornemos perecidas com Cristo a fim de nos deixar preparadas para uma vida que glorifica ao nosso Pai celestial. Não é pelas nossas próprias aptidões que somos transformadas, mas pela graça que nos alcança. Como joias lapidadas, esmeradas, limpas das impurezas, tornamo-nos cada dia mais parecidas com Cristo, aperfeiçoadas e perfeitas, prontas para servirmos ao Reino de nosso Senhor.

Limpa

Vós já estais limpo pela Palavra que vos tenho falado. João 15:3

Uma boa limpeza não acontece sem material adequado e algum procedimento envolvido. Algumas mulheres aperfeiçoaram o método que aprenderam com suas mães, outras descobrem novos caminhos, mas seja como for, a limpeza é necessária em qualquer ambiente em que as pessoas vivam. Talvez você seja uma dona de casa que tem os dias programados para a limpeza e organização de cada cômodo. Ou, talvez, seja dessas que separam um único dia da semana para fazer o conhecido “dia da faxina”, quando a casa fica virada do avesso, com os móveis afastados de seus lugares originais, e, pode ser, que seu método envolva limpar todo o piso após ter tirado o pó do mobiliário. Na verdade, o que importa é que o resultado da limpeza nos proporcione um ambiente limpo, adequado para vivermos com saúde e conforto.

No entanto, a prática da limpeza é muito mais do que o aprendizado do uso do material e dos utensílios adequados, envolve hábito, rotina e uma sequência nas tarefas.

Se nos importamos com a limpeza dos ambientes externos a nós e empregamos tempo para isso, muito mais deveríamos investir em nossa purificação espiritual.

E como fazemos para limpar nossa mente, alma e coração? Será que é possível usarmos o mesmo modelo de limpeza de nossas casas para a morada do Espírito Santo em nós?

Ovelha, a Palavra de Deus é o mais excelente material para a purificação de nossas almas e mentes. Temos que ter sabedoria e disposição para nos lançarmos na Palavra com todo empenho e usá-la com perícia.

Você já mergulhou nas Escrituras com o propósito de ser purificada? Seja intencional na sua leitura bíblica na busca por purificação. Nosso Senhor trabalha em você enquanto você o busca (Jr 29.13)[ii] e ele mesmo vai ajudá-la a aplicar, através do Espírito Santo, a Palavra em seu coração, renovando (Rm 12.2)[iii] sua mente para que não fique estagnada, conformada ao mundo e aos seus valores.

Santifica

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17

Quando Deus separou um povo para si, ele não escolheu o maior povo, nem o melhor povo, ele separou um povo que ele mesmo iria capacitar, preparar e santificar. Que privilégio! Ovelha, se você foi escolhida para receber o dom da fé (Ef 2.8-9), alegre-se na sua salvação (Is 12.3)[iv] e glorifique ao nosso Pai com a sua vida, oferecendo a ele um culto racional: disponha-se e estude a Palavra, que é a Verdade que a santifica.

A verdade da Palavra de Deus incutida em sua mente vai protegê-la das ciladas do pai das mentiras e fará de você uma cristã forte, preparada para a batalha contra os poderes do mal, aquele que não vemos, mas que sabemos que nos rodeia (1Pe 5.9).

Liberta

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará João 8.32

Você é capaz de recordar-se de um tempo em que foi escrava? Eu tenho muitas lembranças de meu tempo de escravidão. Eu fui escrava de tantas situações. Houve um tempo em que eu era escrava de meus medos, minha mente caída produzia pensamentos que me atemorizavam, eu tinha medo de morrer, de perder a razão, e tinha tanto medo que tinha medo de sentir medo. Não, não é engraçado. O medo nos faz cativas com uma força esmagadora. O medo paralisa, submete nossa vontade de forma que não podemos reagir. Nossa mente cativa deixa nosso corpo cativo também, encurvado, flácido, aleijado.

Conheço pessoas que são cativas de suas emoções. Para elas a razão não tem sentido (nem sentimentos), vivem controladas pelos seus afetos e desafetos. Controladas pelo mundo exterior, pelo que as pessoas pensam delas, ou pelo que sentem por elas. São como um barco sem leme, expostas aos ventos, navegam sem direção, sem proteção, sem porto seguro.

Mas quando conhecemos a Palavra do Senhor dos Exércitos, ela nos liberta do cativeiro da submissão às mentiras. Quanto mais conhecemos a Verdade, mais queremos viver a Verdade.

Discerne os pensamentos e os propósitos do coração

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

Lendo uma biografia de um escritor brasileiro, me assustei com um trecho em que é relatada a ira de um pai quando repreende sua filhinha que desobedecia à mãe. Essa produção de maus sentimentos dentro de nosso coração muitas vezes se inicia em nossos pensamentos e, assim aliançados, o mau que habita em nós vai produzindo ações disparatadas que machucam, magoam, e, em alguns casos, matam. O apóstolo Paulo relata isso muito claramente quando diz que ele faz o mal que não quer, no entanto não consegue fazer o bem que deseja (Rm 7.19-20)[v]. Nossa natureza caída luta ferozmente com o nosso espírito. Você conhece o mau que habita em você? Consegue prever suas reações no campo de batalha de seu coração, ou de sua mente, quando precisa reagir a alguma situação? Vou lembrá-la de que as Escrituras têm o poder de dar discernimento aos nossos pensamentos mais profundos e de nos fazer conhecer as entranhas e dobras de nosso coração.

Coragem, Ovelha, tudo em nós que é exposto à luz da Bíblia produz transformação para a santificação.

Leia a Palavra, deleite-se, renove-se.

[i] 2 Coríntios 12.9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

[ii] Jeremias 29:13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

[iii] Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

[iv] Isaias 12.3 Com alegria, vocês tirarão água das fontes da salvação.

[v] Romanos 7.19-20 Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 5 Benefícios que a Palavra de Deus produz em sua vida.