Ministério de Jovens: Perigos a evitar | VE Entrevista com Alexandre Mendes

Transcrição

O minitério de jovens se torna perigoso quando ele deixa de servir a igreja local. Nós conseguimos ver isso quando a liderança, não só do ministério jovem, mas da igreja como um todo, deixa de enxergar essa faixa etária como que ligada a um corpo, ao rebanho da igreja local. Então quando o jovem deixa de ser visto como a Bíblia o define, ele passa a ser visto como um grupo expecífico de consumo de um produto, e aí o ministério jovem tende a ser voltado, por exemplo, ao entretenimento, a simplesmente manter um nível de agito, e então o grupo começa lentamente a se desligar do convívio da igreja.

Deus projetou a igreja na sua diversidade. A igreja local serve cada membro na sua diversidade. É preciso que o jovem esteja em contato com os outros grupos da igreja, em um ministério que é saudável, que não tem o jovem como um fim em si mesmo. Então, exixte esse perigo de isolamento, quando perdemos a perspectiva de quem o jovem é e passamos a simplesmente a entretê-lo e não ministrar a ele como alguém carente de sabedoria, sabedoria do evangelho.

Quando nós perdemos essa perspectiva pastoral, e achamos que jovens e adolescentes são mais um problema a ser contornado do que uma oportunidade, do que o objeto de um ministério fiel, e também é quando perdemos de vista a própria perspectiva eclesiológica. Quando você tem quem o jovem é, uma visão de pastorear o jovem de uma forma adequada, e também de eclesiologia: o que é um igreja local? Porque ela não é tão estratificada em faixas etárias, embora as faixas etárias sejam oportunidades para servir o jovem. Então o perigo acaba sendo esse.

E aí você cria no jovem algo que você não consegue alimentar no convívio do corpo. Ele gosta do sábado a noite, ele gosta da sexta a noite, porque lá é bacana e divertido. E aí você começa a alimentar os ídolos do coração do jovem e depois tem dificuldade de reter isso. Se você alimenta o anseio por entretenimento que o jovem tem, você não vai conseguir sustentar isso no domingo, porque o objetivo do culto não é esse. E se o objetivo do culto for esse, existem muitas outras coisas profundamente erradas além do que o ministério de jovens na igreja. Esses são alguns dos perigos.

Então por conta disso o jovem tem uma visão bem distorcida de maturidade, e uma das evidencias disso é o crescente numero de “adutocentes”, homens que biologicamente têm 30 anos se comportando como adolescentes. Não assumem responsabilidades pois nunca foram tratados como tal. Então esse é um perigo que a igreja precisa estar atenta.

Por: Alexandre Mendes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Ministério de Jovens: Perigos a evitar | VE Entrevista com Alexandre Mendes.