Paz para pessoas frustradas

A decepção é uma realidade desconcertante em muitos sentidos. Seja por meio da traição, das promessas não cumpridas, das mentiras de toda sorte ou das atitudes violentas, o certo é que a decepção, de alguma maneira, deixa estilhaços afiados que cortam o coração. Diante das decepções costumam-se levantar os seguintes questionamentos: Como recomeçar a vida depois de uma grande decepção? Qual direção devo tomar? Como superar a amargura? É possível ter um minuto de paz?

O salmo 120 é o primeiro dos cânticos dos degraus. Pelo menos em três momentos do ano os judeus cantavam essa coleção de hinos, enquanto subiam para Jerusalém. Não sabemos quem cantou esse salmo, mas podemos afirmar que seu autor viveu uma grande decepção em sua vida. A maneira como ele agiu nos ajudará a entender o caminho que precisamos trilhar nos momentos de profunda decepção.

O pedido por socorro

Quem cantou o salmo 120 estava com o coração muito ferido. Palavras mentirosas foram ditas contra ele (v. 2). Notícias falsas foram divulgadas a seu respeito. Um pensador do passado disse: as palavras são como flechas, uma vez disparadas elas não retornam. Imagine o sofrimento do salmista! Pessoas maledicentes dispararam palavras mentirosas contra ele. Uma profunda angústia apertava seu peito por isso (v.1)

O que o salmista fez com a angústia que agitava seu coração? Ele clamou ao Senhor. Ele pediu a ajuda dos céus. Enquanto os homens maus usavam as palavras para ferir os outros, o salmista usava as palavras para falar com Deus e entregar toda dor que apertava seu peito (v. 1). Em sua oração ele pedia o livramento do Senhor. Mesmo triste com a capacidade dos homens em mentir, o salmista acreditava no poder libertador de Deus (v.2).

Tristes consequências

Mesmo ferido por palavras falsas, ele recebeu luz do alto para ver o resultado que espera aqueles que usam a língua para mentir. Essa perspectiva do discernimento aparece na forma de pergunta. O salmista questiona sobre o que virá sobre as pessoas que vivem espalhando mentiras (v.3). A resposta que ele recebeu foi a seguinte: “setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.” (v.4) Deixe-me explicar esse trocadilho: o salmista está dizendo que o maledicente será ferido da mesma forma que um soldado é ferido, de maneira mortal, no campo de batalha. É possível que ele tenha em mente o juízo divino sobre os mentirosos.

Cansado do mundo de mentiras

O salmista estava profundamente decepcionado com o seu mundo. Ele estava cansado das mentiras e dos enganos propagados, por isso, ele lamentou profundamente ter que viver como peregrino em Meseque ou mesmo ter que morar nas tendas de Quedar (v.5|). Simbolicamente, era como se ele estivesse dizendo: sinto-me frustrado por ter que morar no meio de pessoas que agem como animais selvagens.

O poeta sagrado não estava apenas triste e frustrado com o mundo, ele estava decidido e comprometido com a paz. Ele estava interessado na experiência do shalom de Deus, e, mesmo que o mundo ao seu redor teimasse pela guerra a sua postura interna era pela paz. Seu interesse era viver bem longe dos briguentos para viver de maneira tranquila uma vida de temor do Senhor, ou seja, uma vida de paz no seu Deus (v.6-7).

Frustração e paz

Parece impossível que uma pessoa frustrada encontre paz, mas nada é impossível para Deus. Só ele pode transformar a tristeza em poesia. No Senhor, pessoas decepcionadas podem encontrar um caminho de libertação das amarguras, das angustias e das mentiras.

Que caminho é esse? O salmista tomou o caminho para Jerusalém, ele foi ao templo orar e derramar o seu coração diante do Senhor. Lá, ele meditou e viu a desgraça reservada para os mentirosos e enganadores. Cansado do mundo, no meio da peregrinação, ele tomou a firme resolução de viver pela paz no seu Deus.

E, você? Que direção você tomará agora? Não precisamos mais buscar o templo de Jerusalém. Hoje, em qualquer lugar, pessoas em qualquer lugar do mundo podem levar suas decepções aos pés de Jesus Cristo. Por meio dele podemos entregar nosso sofrimento diante de Deus. Jesus foi ultrajado em nosso lugar para que pudéssemos ter paz com Deus e por causa do que ele fez em nosso lugar podemos nos voltar para Deus (1Pe 2.20-23).

Leve todas as tuas decepções diante do Senhor. Entregue a vingança nas mãos de Deus. Deixe o mundo violento para trás e viva em paz com Deus por meio de Jesus.

Que o Senhor nos ajude!

Por: Francisco Macena. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Paz para pessoas frustradas.