A mente – Guerra em nosso território

Os Territórios de Guerra

A Mente – Guerra em nosso território

Estamos fazendo uma série de artigos sobre A Arte da Guerra para Mulheres. Você pode se lembrar que estudamos o território inimigo, o mundo. Agora nós vamos conhecer como o inimigo guerreia em nosso próprio território: nossa mente e coração.

Está preparada? Aliste-se, conheça as estratégias de uma guerreira e esteja preparada para as lutas; elas virão!

Nossa mente

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1-2

Mente corrompida

Pensamentos mentirosos são os inimigos em nossa mente!

Cuidado! Todos os dias temos um bombardeio em nossas mentes. As mentiras entram pelos nossos ouvidos e olhos. Somos vulneráveis aos enganos oferecidos pelo inimigo de nossas almas. Estamos expostas a esse bombardeio de informações que chegam até nós de várias formas diferentes. Rapidamente essas informações circulam pelas redes sociais, e fragmentos das bombas das mentiras ficam impregnadas em nossa mente. Há, também, aquelas mentiras que chegam em rodas de amigas, pela boca das vizinhas, pelas aulas nas escolas e universidades.

Diariamente vivemos dentro de um real ataque de falsas notícias, e ainda temos aqueles pensamentos paralisantes que nossas próprias mentes produzem!

Como nos preparamos para não sucumbir às mentiras?

Nossa mente é suscetível aos ruídos diários, às diversas vozes que enlaçam nossos pensamentos e evocam nossos próprios desejos, medos e anseios.

Imagine sua mente como um território desocupado, vazio, sem fronteiras definidas, sem vigias, com uma população (os seus pensamentos) desarmada, despreparada para lutar durante um ataque inimigo. Em um cenário assim é fácil presumir que o território está vulnerável à chegada do inimigo, pronto para ele invadir, tomar posse, estabelecer-se, fincar raízes e governar!

Quando o inimigo invade o nosso território – nossa mente – ele estabelece sua cultura: música, literatura, arte, educação, economia, política e filosofia. Começa devastando tudo o que aprendemos, conhecemos e aquilo em que acreditamos; ele quer destruir nossa identidade para nos tornar cativas ao seu senhorio.

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” Colossenses 2.8

O inimigo em nossa mente é aquele pensamento fútil, mesquinho, inapropriado, orgulhoso, sutil e que você e eu permitimos ser o senhor de nossa mente!

Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são; mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Gálatas 4.8-9

Temos que guardar nossa mente em Cristo! Vigiai e orai, esteja preparada para não cair em tentação![i]

Mente cativa a Cristo

Como você tem defendido o seu território? Você tem feito uma ocupação saudável em sua mente? Tem treinado seu exército (seus pensamentos) com regularidade e disciplina? Ocupando seu território com pensamentos do nosso reino verdadeiro, o céu?

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Colossenses 1.1-2

O bom líder torna os seus soldados aptos para enfrentar as lutas através de muita disciplina, obediência às regras e submissão e respeito aos superiores. Além disso, o exército é um grupo que luta em conjunto, em que as pessoas apoiam-se umas nas outras, cuidam umas das outras, combatem as batalhas em um esforço conjunto sob o comando de um bom líder.

Como podemos nos manter firmes diante das mentiras do inimigo se não conhecemos as verdades de Deus? Conhecendo a verdade! A verdade é Cristo (Jo 14.6)[ii], a Verdade nos liberta (Jo 8.32)[iii] das mentiras que o sistema do mundo insiste em plantar em nossas mentes, tornando nossos pensamentos turvos e sombrios.

Nosso general é Cristo, nele temos a fonte de toda sabedoria (1Co 1.24b)[iv] e mansidão (Mt 11.29)[v] que nossa mente necessita para vencer ansiedades e medos.

Jesus é a nossa paz (Is 9.6)[vi], ele traz paz e ordem à confusão de nossos pensamentos intoxicados pelas mentiras. O nosso Senhor Jesus garante a paz em nossas fronteiras

(Sl 147.14)[vii]

Ocupe o seu território: pensamentos cativos a Cristo

Ovelha, você e eu precisamos que Cristo seja o líder absoluto de nossos pensamentos. Lute de verdade, se esforce para ter disciplina e aprender de Cristo. Estar aos pés do Senhor dos Exércitos vai manter seus pensamentos seguros, alinhados com os do nosso Senhor, prontos para refutar as mentiras e assegurar que o território de sua mente não seja ocupado pelos inimigos trapaceiros!

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” Colossenses 3.16

Ovelha, nós temos refúgio e fortaleza em Cristo, ele é o nosso Socorro, quando a guerra estiver acontecendo em nosso território, temos que nos refugiar na Verdade para não nos tornamos reféns dos inimigos!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4.7-8

Avante, ovelhas!

[i] Colossenses 4.2 Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

[ii] João 14.6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

[iii] João 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

[iv] 1 Coríntios 1.24b Pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

[v] Mateus 11.29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma

[vi] Isaías 9.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

[vii] Salmo 147.14 Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo.

Por: Renata  Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: A mente – Guerra em nosso território.