3 perguntas a se fazer antes de entrar em um debate com os colegas da faculdade

Até onde eu devo me manter neutro em discussões acadêmicas para não pagar de tapado entre amigos?

Permita-me uma brincadeira: a primeira a coisa a fazer é verificar se não somos tapados mesmo. Lamentavelmente, existem muitos crentes tapados mesmo. Isto é: que não estão conscientes das razões de sua fé e pensamento; não sabem por que creem como creem, nem por que pensam como pensam.

Imagine que um adolescente ou jovem cristão esteja numa roda de amigos em que se fala sobre a sexualidade livre como um estilo de vida desejável. Ele decide se posicionar para defender a postura cristã e o argumento mais racional que ele usa para justificar a sua castidade e pureza é: “minha religião não permite”! Você estranharia se ele fosse considerado tapado? Eu não! Por que seu posicionamento revela a natureza irracional de sua postura; mostra que ele parece ter aderido ao cristianismo também por fatores irracionais. Então, a primeira coisa a fazer é essa: verificar se não somos tapados mesmo. E se formos, precisamos deixar de ser. Precisamos pensar!

Se entendi bem a pergunta, a preocupação de quem a fez é a seguinte: como posso saber quando devo participar ou não de um debate com os meus amigos? Quando devo falar e quando devo ficar calado? Não há uma receita pronta para isso. Em última instância, precisamos ter comunhão com Deus para que nossa boca seja aberta e fechada por Ele, tal qual Jesus prometeu (Marcos 13.11). Mas isso não significa que seguir alguns princípios não possa ajudar. Tenho usado três, que podem ser articulados como três perguntas reflexivas que nos ajudam a tomar esta decisão.

1. Eu conheço do assunto? Tenho uma contribuição significativa a oferecer para o entendimento da questão debatida e para o entendimento da relação entre esta questão e a fé cristã? Se a resposta for positiva, talvez você deva dizer, então passe para as perguntas seguintes. Se for negativa, é bem provável que você não deva falar nada, pois estaria debaixo da possibilidade de proferir palavras desnecessárias (Efésios 4.29). Uma das coisas difíceis que precisamos aprender como cristãos é que não precisamos falar sempre.

2. Qual é o cenário deste debate? Nem todo debate vale a pena. Às vezes debatemos de forma autêntica, para chegar a algum lugar relevante. Outras vezes, discutimos para medir forças ou simplesmente para realizar uma performance intelectual. Os debates do primeiro tipo valem a pena, mas os do segundo tipo, não. Então, se você perceber autenticidade no ambiente, e tiver passado positivamente pela pergunta anterior, talvez você deva falar. Mas se você perceber que o ambiente é o de uma arena de batalha ou de uma casa de shows, talvez seja melhor ficar calado.

3. Quais são minhas motivações? Depois de considerar o assunto e o cenário, é hora de olhar para você. Em minha opinião, o alvo de um debate é aclarar ideias, conduzir as pessoas a uma compreensão mais significativa da realidade, e finalmente ao conhecimento de Deus. Sonde suas motivações e verifique se elas estão afinadas a este alvo. Se estiverem, e você tiver passado positivamente pelos itens anteriores, então talvez você deva falar. Se não, talvez seja melhor ficar calado.

Lembre-se: esses são princípios gerais. Use-os, mas não coloque sua confiança neles. Cuide de sua comunhão com Deus e Ele te guiará!

Por: Filipe Fontes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 3 perguntas a se fazer antes de entrar em um debate com os colegas da faculdade.