Você deveria deixar a Netflix?

Meu amigo Matthew Lee Anderson recentemente escreveu uma reflexão em seu boletim com a manchete “Deixe a Netflix”. Matt descreve sua decisão, há cinco anos, de deixar a Netflix como “uma das melhores e mais difíceis escolhas que fiz quando adulto.”

Mas ele não se arrepende:

Não sei se estou mais perto de me tornar um ser humano mais interessante e santificado do que em meus Dias de Netflix. Mas eu sei que os programas que cativaram a todos, então, como Game of Thrones, agora já passaram, em grande parte, do domínio das conversas, de modo que eu não sou melhor por tê-los visto. E isso me dá esperança de que o fato de que o exposto, tanto quanto possível do Complexo de Entretenimento, me permita cultivar uma vida que em vinte anos tenha profundidade suficiente para fornecer suas próprias histórias durante um jantar.

Embora o artigo de Matt contenha algumas reivindicações exageradas as quais eu poderia contestar, como por exemplo, (filmes necessariamente “geram passividade”; a televisão “mina ativamente as verdadeiras habilidades necessárias para ser um ser humano interessante”), aprecio e respeito suas conclusões.

Também acredito que as pessoas deveriam pelo menos considerar abandonar os serviços de streaming como o Netflix. Eu já escrevi antes sobre os problemas que vejo nessa plataforma (“Quatro formas pelas quais a Netflix perpetua as ansiedades modernas”), por isso não vou refazê-las aqui. Mas tenho alguns pensamentos adicionais.

Você é livre para não ter Netflix?

A maioria dos cristãos provavelmente concorda que as assinaturas de sites de streaming de vídeo como a Netflix se enquadram na categoria “liberdade cristã”. As escrituras obviamente não falam se, e quanto, se deve assistir à Netflix.

Mas, como qualquer coisa que seja livre para os cristãos, uma pergunta crucial deve sempre ser feita: “Sou livre para me abster disso”? O gozo de qualquer coisa boa (ou neutra) pode facilmente se tornar idolatria, se acharmos que não podemos viver sem ela.

Escrevi sobre esse assunto há alguns anos me referindo ao álcool, descrevendo minha preocupação de que a liberdade pós-legalismo para beber possa se transformar em um novo legalismo: “Estamos abraçando tão intensamente nossa liberdade cristã de consumir álcool que ela ameaça se tornar menos uma ‘liberdade’ e mais um legalismo algemado – algo que não podemos ou não queremos ficar sem”?

A mesma lógica se aplica ao Netflix (entre muitas outras coisas), com moderação, pode ser uma coisa boa, mas tome cuidado se isso se tornar algo que você não pode interromper. Um bom teste decisivo para determinar se algo é idólatra é se você está disposto (ou é capaz) de se abster disso.

Excesso de coisas boas

Matt sugere que um dos problemas da Netflix é o excesso de conteúdo que nos leva a preencher continuamente nosso tempo com aquilo que nos dizem ser “imperdíveis”.

Nos disseram nos últimos anos que estamos vivendo na era de ouro da televisão serializada. O que começou com The Sopranos recentemente nos deu Game of Thrones. O número de séries entre as quais ostensivamente se deve assistir para poder participar de conversas inteligentes sobre cultura é espantoso: Breaking Bad, The Wire, Mad Men, The Office. . . e esses são apenas os programas em que consigo pensar em meu estado de privação de sono. Suspeito que alguém possa aprender a falar francês razoavelmente na quantidade de tempo que essas séries requerem.

Concordo. É impossível “acompanhar” a infinita variedade de conteúdos Netflix de qualidade (e Hulu, Amazon Prime, HBO etc). O tempo que levaria para assistir a todos os programas louváveis ​​não valeria a pena. Eu prefiro aprender francês.

Mas eis o seguinte: realmente estamos vivendo a era de ouro da televisão serializada. Meu problema com a Netflix não é que não há nada de qualidade; é que existe muita qualidade para ser encontrada. Isso é opressivo e pode tirar a sensibilidade.

Claro, também há uma quantidade de conteúdo ruim: bobagem enjoativa que apoia a tese de longa data de que a TV é apenas um “vasto terreno baldio”. Mas também há muitos programas esclarecedores e maravilhosamente elaborados (e não apenas Friday Night Lights, embora eu concorde com Matt que seja o melhor). Existem inúmeros documentários de qualidade com os quais vale a pena aprender. Se você deseja que sua dieta Netflix seja saudável e nutritiva, é possível. Há um brócolis ao lado do doce.

Mas às vezes pode haver coisas boas demais. O excesso de escolhas é um problema real hoje, se estamos falando de programas da Netflix, música digital ou mesmo igrejas. Quanto mais opções tivermos, mais paralisados ficaremos pelo peso da liberdade consumista e do medo de perder. Será que vamos fazer a escolha errada? Dos quinze programas que seus amigos falam nas mídias sociais, qual deles você deveria assistir? Isso pode ser tão debilitante que acabamos nos rendendo, perigosamente, aos algoritmos que ficarão mais do que felizes em escolher por nós.

Dependência Alimentada por Algoritmos

Em Provérbios, o oposto da sabedoria é frequentemente personificado em um personagem conhecido como “a mulher adúltera”. Ela é uma mulher que “lisonjeia com palavras” (2.16–17) cujos lábios “destilam favos de mel” (5.3). Ela é exibida, sedutora e senta-se à porta de sua casa, chamando aqueles que passam (9.13–15). AW Tozer descreve-a como “loucura moral personificada”, que “trabalha com o poder da sugestão”. E, como Tozer coloca, muitos de nós “temos os cérebros lavados a partir das nove da manhã ou mais cedo até os últimos tremores palpebrais fecharem às noite por causa do poder da sugestão”.

No mundo de hoje, acho que a “mulher adúltera” é especialmente ativa nos algoritmos de sugestão “assista a seguir”! Cuidadosamente projetados para nos manter fisgados e incapazes de resistir aos cantos das sereias. Sempre prontos com um novo conteúdo adaptado aos nossos interesses, os algoritmos sedutores nos atraem para tocas de coelhos em constante distração. Se não tomarmos cuidado, nos tornaremos consumidores passivos e constantes, assim como o Vale do Silício deseja. Quando sugerimos ao cônjuge ou aos amigos que devemos ativar o Netflix para assistir a algo (não especificado), somos apenas engrenagens na maquinaria de algoritmos cada vez mais sofisticados em preencher nossos momentos livres com conteúdo visual. Somos “flâneurs” (errantes) digitais, e isso é algo perigoso de ser.

O uso responsável e saudável de plataformas como a Netflix deve ser intencional. Não se deve ativá-lo, a menos que exista um filme ou série específica que você queira assistir – um filme recomendado por humanos confiáveis, em vez de algoritmos não confiáveis. Não abra a Netflix apenas para assistir a algo. Abra com moderação, para uma finalidade específica. Quando não vamos a algum lugar, vamos a qualquer lugar – e os “qualquer lugar” da Internet raramente são bons para nós.

Se você achar esse tipo de moderação e intencionalidade impossível no uso da Netflix, talvez seja melhor cancelar sua assinatura. Não há vergonha em desistir da Netflix, e você não é filisteu para fazê-lo. Mas o uso indevido de algo não é um argumento contra seu uso adequado (abusus non tollit usum).

Como cristãos, é difícil usar a Netflix de forma edificante e enriquecedora. Mas isso é impossível? Não.

Por: Brett McCracken. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: Should You Quit Netflix?

Original: Você deveria deixar a Netflix? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.