A maior cura para o esgotamento pastoral é o próprio Cristo

Os livros cristãos devem ser como cisternas que mantêm as águas refrescantes da vida para almas cansadas e sedentas. Os puritanos entenderam isso. Em seu último sermão, à sua congregação em 1662, o ministro puritano Thomas Watson desafiou seu rebanho com a importância de ler livros que satisfazem as almas: “Quando vocês sentirem um frio nas suas almas e o seu calor começar a diminuir, usem roupas quentes e obtenham aqueles bons livros que podem familiarizá-los com verdades que podem aquecer e afetar seus corações ” [i]

Os escritos dos puritanos aqueceram e afetaram meu coração ao longo dos anos. Abaixo, você descobrirá alguns trechos centrados em Cristo, do que George Whitefield chamou de “bons escritos puritanos antigos”. Partilho de bom grado essas citações na esperança de que pastores cansados e desanimados possam ver Cristo Jesus em sua beleza, ser fortalecidos pela graça que está nele (2Tm 2.1), e esforça-se para continuar por sua glória eterna.

É importante lembrar que os puritanos conheciam em primeira mão os desafios, desânimos e trabalhos árduos que acompanham o ministério fiel do evangelho.

John Flavel (1627–1691): “Os trabalhos do ministério esgotarão a própria medula dos seus ossos, apressarão a velhice e a morte. Eles são adequadamente comparados ao trabalho dos homens na colheita, aos trabalhos de uma mulher em trabalho de parto e às agonias dos soldados nos extremos de uma batalha. Devemos vigiar enquanto os outros dormem. E, de fato, não é tanto o custo de nossos trabalho, mas o afastamento dele que nos mata. Não acontece conosco, como acontece com outros trabalhadores: eles vão para o seu trabalho e após a jornada o deixam, mas não é assim conosco. O pecado e Satanás revelam quase tudo o que fazemos, as impressões que causamos na alma de nosso povo em um sermão, desaparecem antes do próximo. Quantas verdades temos que estudar! Quantos truques de Satanás, e mistérios da corrupção, para detectar! Quantos casos de consciência para resolver! Sim, devemos lutar em defesa das verdades que pregamos, bem como estudá-las à palidez e pregá-las até à exaustão”. [ii]

Então, o que os puritanos têm a dizer ao pastor cansado, exausto e desanimado? Olhe para Cristo. Pela fé, olhe para Jesus Cristo, aquele que é poderoso e glorioso e cuja graça inabalável é melhor que a vida. Por amor à glória de Deus, à palavra de Deus e ao povo de Deus, os escritores puritanos sempre fixam nosso olhar em Jesus Cristo. Como Joel Beeke escreve, “Eles expuseram Cristo em sua amabilidade, levando-nos a desejar conhecê-lo melhor e a viver inteiramente para ele”. [iii]

Os puritanos nos incentivam, enquanto pastores desencorajados, a considerar a grandeza das misericórdias que temos em Cristo. Em vez de ponderar nossas falhas, pode-se encontrar satisfação mergulhando no mar das misericórdias e do amor de Deus.

Jeremiah Burroughs (1599–1646): “Cite qualquer aflição que esteja sobre você: há um mar de misericórdia para tragá-la. Se você derramar um balde de água no chão da sua casa, será um ótimo espetáculo, mas se você jogá-lo no mar, não vai deixar vestígio algum. Então, aflições consideradas em si mesmas, parecem que são muito grandes, mas que sejam consideradas no mar das misericórdias de Deus das quais desfrutamos, e então elas não parecerão tão grandes, não serão nada se comparadas às misericórdias”. [iv]

Thomas Brooks (1608–1680): “Sente-se e admire esse amor condescendente de Deus. Oh! O que há em sua alma ou na minha alma que faz com que o Senhor nos dê dádivas como ele nos deu? Todos éramos iguais em pecado e miséria; mais ainda, sem dúvida, superamos milhares, a quem esses presentes preciosos são negados. Portanto, vamos nos sentar e admirar esse amor condescendente de Deus. Oh! Fomos outrora pobres coitados sentados num monte de pedras, sim, chafurdando em nosso sangue, e ainda assim contemplamos o rei dos reis, o Senhor dos senhores, até agora condescendente em seu amor, a fim de doar a si mesmo, seu Espírito, sua graça e todas as joias de sua coroa real sobre nós. Oh! Que coração pode conceber, que língua pode expressar esse amor incomparável! ‘Serei teu para sempre’, diz Cristo, ‘Meu Espírito será teu para sempre’, ‘Minha graça será tua para sempre’, ‘Minha glória será tua para sempre’ e ‘Minha justiça será tua para sempre. ‘Tudo o que sou e tudo o que tenho será teu para sempre’. Ó senhores! Que amor condescendente é esse! Oh! Que Cristo é esse”! [v]

Os puritanos sabiam que o sentimento de fraqueza não deveria nos desencorajar em nos aproximarmos de Cristo. Ele já conhece a fraqueza de nossa estrutura. Ele sabe que somos pó. E ele é misericordioso com o pastor fraco e de coração partido. Deus vê santos fracos no Filho de seu amor e os vê como amáveis.

Thomas Brooks (1608-1680): “O cristão mais fraco é tão justificado, perdoado, adotado e unido a Cristo quanto o mais forte, e tem tanto interesse em Cristo quanto o cristão mais alto e mais nobre que respira”. [vi]

Richard Sibbes (1577-1635): “Que misericórdia não podemos esperar de um mediador tão gracioso (1Tm 2.5), que levou a nossa natureza sobre ele para que ele pudesse ser gracioso. Ele é um médico bom em todas as doenças, especialmente na cura de um coração partido”. [vii]

Os puritanos escreveram primorosamente sobre a transcendente beleza e benção de Jesus Cristo. Pastores cansados e esgotados precisam ser lembrados da glória de estarem unidos a Jesus Cristo, aquele que é glorioso e totalmente amável.

Thomas Adams (1583 a 1652): “Cristo é a soma de toda a Bíblia, profetizada, tipificada, prefigurada, apresentada, demonstrada, encontrada em todas as folhas, quase em todas as linhas, as Escrituras são apenas como panos e faixas do menino Jesus. . .. Ele é vida e luz, o sol e o tudo, o fundador e o consumador de toda bênção perfeita”. [viii]

John Flavel (1627 a 1691): “Não há nada desagradável nele, então tudo o que nele há é totalmente adorável. Como todo raio de Deus é precioso, tudo o que há em Cristo é precioso: quem pode pesar a Cristo em uma balança e dizer qual é o seu valor? Ele é sabedor de todas as coisas que são amáveis: sela a soma de toda a amabilidade. Coisas que brilham como estrelas únicas com uma glória singular se encontram em Cristo como uma constelação gloriosa. ‘Agradou ao Pai que nele habite toda a plenitude’ (Cl 1.19). Lance seus olhos entre todos os seres criados, examine o universo, observe a força em um, a beleza em outro, a fidelidade em um terceiro, a sabedoria em um quarto; mas você não encontrará ninguém que se destaque neles como Cristo. Ele é pão para os famintos, água para os sedentos, roupa para os nus, cura para os feridos; e tudo o que uma alma pode desejar é encontrado nele (1Co 1.30)”. [ix]

Quão impressionante é esse amável “Um morreu em nosso lugar, derramando seu próprio sangue precioso por nossos pecados, como nosso substituto na cruz”.

John Flavel (1627 a 1691): “Se o perdão é gentil com um condenado, quão doce deve ser a aspersão do sangue de Jesus para a consciência trêmula de um pecador condenado pela lei? Se o resgate de um tirano cruel é gentil com um pobre cativo, quão doce deve ser para os ouvidos dos pecadores escravizados, ouvir a voz da liberdade e libertação proclamada por Jesus Cristo”?” [x]

Pela fé, pastores desanimados e abatidos podem olhar além das trevas das provações atuais para a brilhante esperança das promessas de Deus em Cristo. John Bunyan concorda: “A fé vê mais em uma promessa de Deus para ajudar do que em todas as outras coisas para impedir”. [xi] A fé olha para Deus e em Cristo vê as respostas para todos os nossos medos, todos os nossos desejos e todas as nossas misérias.

William Bridge (1600–1670): “A fé é a ajuda contra todos os desânimos. Esperança, confiança, esperar em Deus é o meio especial, se não o único, apontado contra todos os desânimos”. [xii]

Bridge continua descrevendo uma conversa entre o cristão abatido e Deus:

“‘Embora Deus seja forte e capaz de me ajudar, ainda temo que Deus não esteja disposto a me ajudar. Sei que Deus é capaz e que Deus é forte o suficiente, mas temo que o Senhor não esteja disposto e, portanto, estou desanimado’.

‘No entanto, seja consolado’, diz o Senhor, ‘porque meu nome é Misericordioso. O Senhor, o Senhor, o Deus Poderoso, esse é o meu nome. Portanto, eu sou capaz de ajudá-lo. E Misericordioso é o meu nome, portanto, estou disposto a ajudá-lo. Seja confortado! Meu nome é gracioso. Não mostro misericórdia porque você é bom, mas porque eu sou bom. Também não confio no seu mérito, mas mostro livremente piedade do meu amor’.

‘Oh, mas eu tenho pecado há muito tempo, dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta anos. Portanto, temo que não haja piedade para mim. ‘

‘Contudo, diz o Senhor, seja consolado, pois meu nome é longânimo. Eu sou tardio para me enfurecer. Você é abundante em pecado? Eu sou abundante em bondade. Perdoo, mesmo todos os tipos e pecados, e este é o meu nome para sempre’.” [xiii]

O Senhor Jesus Cristo é a completa felicidade e força dos pastores desanimados e fracos. Ele veio ao mundo para salvar pecadores e transformar nossos corações para amarmos a ele.

Thomas Brooks (1608–1680): “O maior desígnio de Cristo neste mundo é transformar poderosamente o coração de seu povo para amá-lo. E de fato era o que estava em seus olhos e em seu coração desde toda a eternidade. Foi esse desígnio que o levou a depor sua coroa e a levar nossa cruz, a tirar suas vestes e a vestir nossos trapos, a ser condenado para que pudéssemos ser justificados, a sofrer a ira do Todo-Poderoso para que pudéssemos, para sempre, estar nos braços de sua misericórdia. Ele dá seu Espírito, sua graça, sim, e seu próprio eu, e tudo para constranger o coração de seu povo a si mesmo. Oh! Que coração pode conceber, que língua pode expressar esse amor incomparável! ‘Serei teu para sempre’, diz Cristo, ‘Meu Espírito será teu para sempre’, ‘Minha graça será tua para sempre’, ‘Minha glória será tua para sempre’ e ‘Minha justiça será tua para sempre. “Tudo o que sou e tudo o que tenho será teu para sempre”. Ó senhores! Que amor condescendente é esse! Oh! Que Cristo é esse”! [xiv]

Não importa quão difícil ou caótico seja o período do ministério, o pastor desanimado pode se alegrar por saber que a paz eterna com Deus foi assegurada por meio de Cristo.

Thomas Watson (1620–1686): “Sou perseguido, mas tenho paz; Eu sou pobre, mas tenho paz; numa prisão, mas tenho paz; no deserto, mas tenho paz; embora todo o mundo esteja contra mim, Deus está em paz, minha alma está em paz. Aquele que é o Deus da paz é o Deus do poder. Ele promete paz e não promete mais do que pode realizar. Ele pode criar paz. Ele pode fazer nossos inimigos ficarem em paz conosco. Ele pode dizer aos ventos e ondas orgulhosos ‘Paz, aquietem-se’, e eles o obedecem. Ele pode nos dar descanso dos dias de adversidade; ele pode nos dar descanso nos dias de adversidade. Ele pode dar ao seu amado enquanto dorme”. [xv]

Thomas Brooks (1608-1680): “Uma vez fui escravo, mas agora sou filho; uma vez estava morto, mas agora estou vivo; uma vez fui trevas, mas agora sou luz no Senhor; uma vez eu era filho da ira, um herdeiro do inferno, mas agora eu sou um herdeiro do céu; uma vez fui escravo de Satanás, mas agora sou livre em Deus; uma vez eu estava sob o espírito de escravidão, mas agora estou sob o espírito de adoção, que sela para mim a remissão de meus pecados, a justificação de minha pessoa e a salvação de minha alma”.  [xvi]

Os puritanos entenderam que Jesus Cristo é quem prometeu construir sua igreja. Nós somos seus servos, mas sendo o Senhor do céu e da terra, ele não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa. Ele é o pastor principal do seu rebanho e só ele é quem soberanamente guia e guarda seu povo até a glória.

No dia anterior à sua morte, John Owen (1616-1683) escreveu uma última carta ao seu melhor amigo, expressando a maravilhosa confiança que todos os ministros do evangelho podem ter em nosso poderoso Senhor: “Vou àquele a quem minha alma amou, ou melhor, quem me amou com um amor eterno – que é a base de todo meu consolo. Estou deixando o navio da igreja em uma tempestade. Mas enquanto o grande Piloto estiver nele, a perda de um remador fraco será desprezível. Viva, ore, tenha esperança, espere pacientemente e não desanime. A promessa permanece invencível, que ele nunca nos deixará, nem nos abandonará”. [xvii]

Que as poderosas promessas de Cristo alimentem nossa fé até que finalmente, possamos vê-lo face a face.


[i] Thomas Watson, “Parting Counsels,” as quoted in Sermons of the Great Ejection (Carlisle, PA: Banner of Truth, 1662/2012), 166.

[ii] John Flavel, “The Character of a True Evangelical Pastor,” in The Works of John Flavel (Edinburgh: Banner of Truth, 1968), 6:568–69.

[iii] Joel R. Beeke and Randall J. Pederson, Meet the Puritans (Grand Rapids, MI: Reformation Heritage, 2006), xxi.

[iv] Jeremiah Burroughs, The Rare Jewel of Christian Contentment (Carlisle, PA: Banner of Truth, 1648/2002), 207, 209.

[v] Thomas Brooks, “The Unsearchable Riches of Christ,” The Complete Works of Thomas Brooks, Volume 3, ed. Alexander Balloch Grosart (Edinburgh; London; Dublin: James Nichol; James Nisbet and Co.; G. Herbert, 1866), 3: 117.

[vi] Thomas Brooks, Heaven on Earth, in The Complete Works of Thomas Brooks, ed. Alexander Balloch Grosart, vol. 2 (Edinburgh; London; Dublin: James Nichol; James Nisbet and Co.; G. Herbert, 1866), 2: 338.

[vii] Richard Sibbes, The Bruised Reed, in The Complete Works of Richard Sibbes (ed. Alexander Balloch Grosart; vol. 1; Edinburgh; London; Dublin: James Nichol; James Nisbet and Co.; W. Robertson, 1862), 1: 45.

[viii] Thomas Adams, The Works of Thomas Adams, Volume 3 (James Nichol: Edinburgh, 1861–62), 3: 224, 225.

[ix] John Flavel, The Whole Works of the Reverend John Flavel (vol. 2; London; Edinburgh; Dublin: W. Baynes and Son; Waugh and Innes; M. Keene, 1820), 216.

[x] John Flavel, The Whole Works of the Reverend John Flavel (vol. 2; London; Edinburgh; Dublin: W. Baynes and Son; Waugh and Innes; M. Keene, 1820), 219.

[xi] John Bunyan, Come and Welcome to Jesus Christ (Carlisle, PA: Banner of Truth, 1681/2011), 202-203.

[xii] William Bridge, “A Lifting Up For the Downcast,” in The Works of the Reverend William Bridge, Volume 2(London: 1845), 2: 255.

[xiii] William Bridge, “A Lifting Up For the Downcast,” in The Works of the Reverend William Bridge, Volume 2(London: 1845), 2: 263-264.

[xiv] Thomas Brooks, The Complete Works of Thomas Brooks, Volume 3 (ed. Alexander Balloch Grosart; vol. 3; Edinburgh; London; Dublin: James Nichol; James Nisbet and Co.; G. Herbert, 1866), 3: 117.

[xv] Thomas Watson, “Sermon VII,” in The Select Works of the Rev. Thomas Watson, Comprising His Celebrated Body of Divinity, in a Series of Lectures on the Shorter Catechism, and Various Sermons and Treatises (New York: Robert Carter & Brothers, 1855), 659–660.

[xvi] Thomas Brooks, The Complete Works of Thomas Brooks (ed. Alexander Balloch Grosart; vol. 2; Edinburgh; London; Dublin: James Nichol; James Nisbet and Co.; G. Herbert, 1866), 2: 345.

[xvii] John Owen, “Life of Dr. Owen,” in The Works of John Owen, ed. William Goold, 24 vols. (Edinburgh: Johnson & Hunter; 1850-1855; reprint by Banner of Truth, 1965), 1: ciii. This letter was addressed to Owen’s best friend, Charles Fleetwood. It was written on August 23, 1683, the day before Owen died.

Por: Nick Roark. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Greatest Cure for Pastoral Burnout Is Christ Himself.

Original: A maior cura para o esgotamento pastoral é o próprio Cristo. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.