Pastor, como você responde a palavras encorajadoras sobre o seu sermão?

“Bom trabalho … bom sermão … isso realmente falou comigo”. E a lista de frases que um pastor pode ouvir quando os membros saem da igreja ao final do culto continua. Inevitavelmente, se o sermão foi bom ou não, esses comentários rápidos nos serão ditos com níveis variados de sinceridade e é importante que saibamos como responder de uma forma que honre a Deus. Aqui estão quatro sugestões:

1) Diga “obrigado”

É triste quando um pastor tenta usar uma falsa humildade para esconder suas inseguranças ou incapacidade de saber como receber uma palavra gentil. Isso geralmente aparece na resposta de um pastor depois de um comentário encorajador desta maneira: “Ah … não, não foi um bom sermão. Eu me perdi aqui, tropecei nas minhas palavras ali …”. Apenas pare e diga “obrigado por suas amáveis palavras”.

2) Seja grato pelo incentivo

Independentemente do comentário, se foi para encorajá-lo, agradeça à pessoa por suas palavras encorajadoras. Seja grato, pois, por menor que seja o comentário, simples ou até superficial, alguém reservou um tempo para compartilhar seus pensamentos com você. Seja grato e receba o comentário dessa maneira.

3) Seja humilde pelo fato de o Senhor usar você

O que deveria nos humilhar mais do que um ouvinte que gasta um tempo para nos incentivar sobre o nosso sermão, é o fato de que Deus escolhe usar vasos quebrados como nós semana após semana, domingo após domingo para alimentar o povo de Deus com a palavra de Deus. Isso deve nos surpreender toda vez que uma palavra amável é estendida a nós. Quando isso deixar de nos surpreender, devemos começar a nos preocupar.

4) Dê a Deus toda a glória

A grande tentação, quando somos elogiados por um sermão, é pensar que o fruto de nosso trabalho é, em última análise, sobre nós e por nossa causa. Quando uma palavra gentil for estendida a nós sobre o nosso sermão, devemos verificar se o crédito está sendo dado a Deus e se ele está sendo louvado. Não superficialmente, mas sinceramente. Nós podemos responder dando glória a Deus com nossos lábios, enquanto por dentro estamos cheios de orgulho.

Sugestões de Respostas:

À luz dessas sugestões, aqui estão algumas maneiras pelas quais penso ser apropriado responder a uma palavra gentil que nos foi estendida após um sermão:

“Obrigado por suas amáveis palavras, Não é Deus, maravilhoso, da forma como ele fala com cada um de nós por meio de sua palavra”?

“Obrigado por seu incentivo, sou grato a Deus por ele ter usado sua palavra dessa maneira”.

“Sou grato por você ter compartilhado o modo como a palavra de Deus o afetou. Essa passagem me afetou de maneira semelhante. Deus é muito gracioso”.

Pastores, recebam as amáveis palavras oferecidas a vocês. Sejam encorajados por isso. Isso os ajudará no desânimo que acontece frequentemente na segunda-feira. E permaneçam humildes, pois em seis dias você vai fazer tudo isso de novo.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: How do you respond to encouraging words about your sermon?

Original: Pastor, como você responde a palavras encorajadoras sobre o seu sermão? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.