As disciplinas espirituais

As Disciplinas Espirituais ou os Meios da Graça são os meios que Deus usa para nossa santificação. Para haver crescimento espiritual é necessário exercitamos nosso espírito à conformidade do caráter de Jesus Cristo nosso modelo.

Não há como termos uma rica experiência espiritual à parte dos meios da graça. Um dia desses li uma citação[i] do Rev. Augustos Nicodemus que dizia assim:

“Nunca somos tão santos como poderíamos ser. A maturidade cristã, a formação do caráter, a perseverança e o amor a Deus se desenvolvem ao longo da vida cristã. O tempo e as tribulações associadas às disciplinas espirituais amadurecem o cristão. Não há substitutos.”

Portanto, devemos ser diligentes em usarmos esses meios que o Senhor nos deixou para amadurecermos espiritualmente.

Nesta série, a qual chamo de Disciplinas Espirituais, vamos conhecer os meios que nosso Senhor disponibilizou para prosperamos em nossa vida espiritual.

A Palavra de Deus nos exorta a nos esforçarmos para alcançamos a perfeição. Essa referência ao esforço não significa que é pelas nossas obras que vamos ter crescimento. Esse esforço significa uma ênfase em nossa dedicação para alcançamos vida piedosa, vida devocional, uma vida voltada para Deus:

Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. 1Tm 4.7b-10

Não há verdadeira condição de competirmos com a assimilação espontânea que temos das coisas do mundo se realmente não houver esforço, de nossa parte, para enchermos nossas mentes e corações com a palavra de Deus, que regenera, renova, conforma nossa mente, traz esperança e nos faz frutificar.

Quando não há empenho em provocar uma oportunidade de ficar exposta à palavra de Deus somos consumidas pela cultura do mundo e nossa cosmovisão será deformada e de forma sutil e persistente nossa vida cristã entrará em declínio.

No entanto, devemos nos lembrar que as Disciplinas Espirituais também são chamadas de Meios de Graça e que embora tenhamos a nossa responsabilidade e esforço, nosso Senhor nos dá condições de termos disciplina através dos portais da sua graça abundante conforme o apóstolo Paulo nos indica:

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.” Tito 2.11-12

Não é sábio esperarmos pelos dias ruins, doloridos e turbulentos para sabermos quem Deus é, qual o seu desejo para nossas vidas, quais as suas maravilhosas promessas. Na verdade, a vida não terá sentido se não buscarmos estar com Deus todos os dias de nossa existência.

No entanto, quando desejamos com avidez ter um momento para nos relacionarmos com Deus será necessário um pouco de disciplina. Parece um tanto legalista falarmos em disciplina em pleno século XXI, onde as questões são relativizadas e as paixões individuais priorizadas, mas não vá embora ainda, não mude de tela sem antes saber a revolução em suas entranhas espirituais que um pouco de planejamento e organização poderá ajudá-la a realizar. Vem comigo por mais um parágrafo.

Há uma sede no ser humano por uma vida com sentido, e essa sede poderá ser saciada quando encontrar a fonte de águas vivas. Para termos uma vida espiritual rica, desenvolvida pela graça, vamos precisar de disciplina, vamos ter que nos dispor a criar hábitos espirituais e arrancar as ervas daninhas parasitas da negligência.

Agora, pense em uma xícara de café em um local privativo e silencioso, a sua bíblia aberta sobre a mesa a sua frente e um bloco de anotações pronto para registrar seu encontro. Ele, Deus, o Todo-Poderoso, estará ali contigo na hora marcada. Nesse precioso momento você poderá ter um longo diálogo com ele, abrir seu coração, confessar suas falhas e pecados, se derramar em lágrimas, compartilhar suas alegrias. Ele estará ali, te ouvindo, te vendo.

Ele é Deus, ele é Pai. Ele está contigo, ele te guarda como a menina dos olhos e te esconde à sombra de tuas asas. Ele é Deus, o Espírito Santo, ele fez morada em você, ele é o Espírito da verdade que guiará você por toda a verdade (Jo 16.13). Ele é Deus, ele é homem, conhece suas dores. Ele intercedeu por você, ele continua intercedendo, e ele ainda intercederá.

Ele estará ali contigo todas as vezes que você invocar o seu nome.

A qualidade de nosso tempo com Deus determinará a qualidade de nossa vida cristã. Não é possível sermos discípulos de Jesus Cristo se não gastarmos nossa vida perseguindo a imitação de nosso objeto de amor. Todo o dom perfeito desce do Pai das Luzes (Tg 1.17), longe de Cristo não é possível realizarmos nada, porque sem Cristo nada podemos fazer e nem tão pouco frutificar (Jo 15.5). A glória é dele.

Criar novos hábitos espirituais exigirá tempo e espaço. Tempo para desenvolvermos o costume de estarmos com Deus e espaço porque teremos que nos desfazer de velhos procedimentos para que os novos se acomodem em nossas vidas.

Então, vamos nos aventurar pela trilha da graça?

A cada mês, por todo o ano de 2020, nós vamos explorar uma das Disciplinas Espirituais, assim progressivamente poderemos ir adquirindo um novo hábito.

Não se intimide com o tamanho da empreitada ou com a distância do percurso, as trilhas são formadas em meio as densas matas pelas frequentes idas e vindas realizadas no mesmo trajeto formando um sulco na terra.

As disciplinas espirituais nos permitirão caminhar confiantes nessa trilha espiritual que estará sendo formada enquanto avançarmos perseverantes.

Avante, ovelha!

No próximo mês, será apresentado o primeiro tema das Disciplinas Espirituais, vamos tratar dos meios para ficarmos saturadas da Palavra de Deus: Saturando-se da Palavra: Leitura Bíblica e Estudo Bíblico.


[i] Twitter em 11 de janeiro de 2020, @augustuslopes, acessado em 20 de janeiro de 2020

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: As disciplinas espirituais.