#eternamentetápago

Numa destas noites, enquanto meu corpo queria dormir e minha mente achava que era 11 da manhã e pretendia estar num gira-gira do playground, fiquei a pensar em quanto preciso ser mais disciplinada.

Não tenho dormido o tanto que necessito (nem de longe o tanto que gostaria), não bebo os 8 copos de água por dia (nem contando a água que passo o café), não gasto tempo suficiente somente em oração, não faço exercícios físicos (fora lavar louça, catar brinquedos, passar aspirador, lavar roupa blá-blá-blá), não me debruço sobre a Bíblia o tanto que gostaria, não ando os 10 mil passos diários nem me exercito  decentemente na piedade.

Tudo isto veio como um trovão sobre minha cabeça já irrequieta e passei a meditar sobre estes pontos. Mas qual o limite do exercício em prol do que é corruptível? Será que posso me apoiar nesta muleta e usar isto como desculpa? A resposta é um audível e redondo: Não!

Sei que preciso me exercitar fisicamente, porém ter um corpo são não é sinônimo de uma mente sã. Mas enquanto não me animo a fazer inscrição em alguma academia perto de casa, ousadamente resolvi escrever uma rotina de exercícios diários que posso fazer em qualquer lugar. Não são exercícios físicos necessariamente, pois na verdade eu não tenho capacitação para isto. Mas são exercícios para me encorajar. Encorajar a diminuir, não os meus kilos, mas diminuir o meu EU.

Então abaixo está minha rotina de exercícios. Já adianto que ela está longe de ser completa e, para ser honesta, está mais para um recado para eu mesma ler diariamente (A note to self). Espero que seja encorajadora pra você também:

  1. Exercita-te em estar próxima do Senhor e conhecer sua Palavra. Este exercício tem proveito eterno!
  2. Exercita-te no amor, pois há grande deleite em amar e imitar aquele que é Amor e nos ama de forma perfeita.
  3. Exercita-te no cuidado com tua família. Eles são o tesouro plantado no jardim do seu lar, que Deus te deu para cultivar todos os dias.
  4. Exercita-te no serviço em tua igreja, pois ao servir muitas vezes descobrimos que nós mesmas estamos sendo servidas por Deus. Ao estender a mão ao próximo, recebemos mais do que damos.
  5. Exercita-te na piedade, pois Deus conhece teu coração e sabe os momentos em que age por pressão, temor ou inveja. A piedade te traz para mais perto de Deus e ninguém precisa saber disto.
  6. Exercita-te no freio de tua língua. Isto vai te ajudar a evitar que problemas cresçam e florestas inteiras se ardam em chamas. Que a tua língua seja usada para trazer graça e palavras edificantes.
  7. Exercita-te no descanso físico. Deus nos deu 6 dias para trabalhar, eles são suficientes. Cuide para que teu corpo não desvaneça sem o devido repouso.
  8. Exercita-te no descanso espiritual. Deus sabe o que você precisa para o teu sustento. Ele sabe quantos fios de cabelo tem em tua cabeça e quantas penas tem o pardalzinho que voa pela tua janela. Não cuidaria ele de ti, que é feita à imagem do Altíssimo?
  9. Exercita-te em proclamar o Evangelho. Cristo é o que temos de mais precioso e somos chamadas a proclamar suas verdades e trazer luz aos que andam em trevas.
  10. Exercita-te em amar, novamente! Pois amar ao próximo (aquele que vemos) não é fácil, mas é uma das melhores maneiras que temos de mostrar que amamos a Deus (a quem não vemos). É uma boa maneira de dizer “não” para tuas vontades (muitas vezes egoístas) e estender tua mão e teu coração aos que precisam de auxílio.
  11. Exercita-te em buscar ao teu Deus em oração todos os dias. Exercita-te em derramar teu coração perante a este Senhor que já sabe tudo sobre você, mas ainda assim te ama a despeito de tudo.
  12. Exercita-te a buscá-lo nos dias nublados de tua alma. Exercita-te a buscá-lo nos dias de preguiça do teu serviço. Exercita-te a buscá-lo nos dias de revolta de tua piedade.
  13. Exercita-te a ser como Cristo, amando, servindo, perfumando, orando e se doando.

Mas lembre-se que nada disto lhe trará vida eterna. Esta rotina de exercícios não tem o poder, por ela mesma, de te tornar saudável espiritualmente. Pois ser parecida com Cristo não tem sentido se ele mesmo não for o sentido de nossa vida.

Se nós não crermos que ele mesmo em sua vida já cumpriu tudo o que era necessário para nos cobrir com sua justiça e perdão, então estes exercícios não passarão de mero legalismo.

Vejo por aí vários posts pós treino com o #dehojetápago. Nós temos o privilégio de usar #eternamentetápago.

Portanto, Creia!

Exercita-te diariamente, mas primeiro creia, pois Cristo já exerceu tudo em nosso lugar!

“Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.” (1 Timóteo 4.7b-10)

Por: Natalie Campos. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: #eternamentetápago.