Sobre escolhas: escolha amar!

Todos os dias temos de fazer escolhas. Escolhemos que roupa vestir, o que vamos comer no café da manhã, que rota será feita até a escola, mercado ou trabalho, a cada dia novas chances de escolhas, a cada escolha uma nova chance de aprendizado.

Você pode estar pensando: “não tenho chance de fazer escolhas!” – E pode ser que você esteja em alguma situação realmente dificultosa, mas ainda assim temos chance de ao menos escolher o quanto vamos murmurar sobre determinada situação ou não.

Das escolhas que fazemos durante o nosso dia, uma das mais difíceis é escolher amar. Escolher amar quando somos ofendidos, escolher amar quando acordo com dor de cabeça, escolher amar quando o filho não faz questão de obedecer, escolher amar quando estou cansada e quero meu tempo só pra mim.

E eu disse que esta é uma das mais difíceis escolhas, pois temos que escolher aos outros e não a nós mesmos. Temos que escolher abrir mão do que queremos para amar ao próximo e servir de coração. Não creio que ao amar ao próximo nós deixemos de nos amar em alguma medida, mas entendo que isto nos ajuda a equilibrar nosso amor e egocentrismo.

Hoje eu vi isto muito claramente. Bem ali, diante dos meus olhos, bem claro e fácil. Eu havia falado para as crianças que era um bom dia para dar uma volta, tomar um ar fresco e talvez sair com a bicicleta ou o patinete depois do almoço. E eis que, assim que a mesa foi tirada, lá estavam preparados pra sair. A bicicletinha colocada bem em frente a pia, interditou meu trabalho. A pia, transbordando de louça, me chamava e gritava por socorro. Mas o caminho estava interditado. Parecia de propósito. “Será que pensaram nisto?” – Eu pensei.

Claro, que seria fácil tirar a pequena “bike” dali e seguir com a tarefa de limpeza, mas e a promessa? E o coração das crianças que transborda de algo muito mais precioso do que uma pilha de louça limpa? Que escolha eu faria?

Confesso que até tirei uma foto da situação, pois ela me fez parar e pensar seriamente sobre isto. Quantas vezes em nome da organização e limpeza nós acabamos negligenciando nossos filhos e maridos? Afinal, pra quem arrumamos e limpamos? Não é para eles? Ou é só para nós mesmas? Muitas vezes é para o deleite dos MEUS olhos.

Eu sou “super” a favor de servirmos nossa família através da limpeza da casa, organização e fazendo uma comidinha gostosa, mas quando estas coisas estão acima deles, então erramos o alvo.

Hoje, Deus me ajudou e me mostrou bem ali na frente do meu nariz o que eu deveria fazer. A louça não ia sair do lugar, mas o sol ia se pôr, o tempo ia esfriar, a vontade de sair ia passar e o amor esfriar. Às custas de quê? Uma louça suja.

Eu reconheço que muitos outros dias eu deixei este tempo passar, eu escolhi as coisas e não as pessoas. Por isto eu te encorajo a escolher amar hoje.

Geralmente há algo muito fantástico quando escolhemos amar: somos amados de volta também! E mesmo que isto não esteja muito claro no princípio, a verdade é que sempre esteve lá e nós é que não enxergamos, pois se nós temos capacidade de amar é porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4.19). Portanto, mesmo que não vejamos o amor sendo demonstrado a nós por outras pessoas, precisamos nos lembrar que já somos amados, já temos o amor necessário, já somos escolhidos pelo Amado de nossas almas.

Quando eu escolho amar ao próximo, eu não estou fazendo um favor a ele, eu estou obedecendo um mandamento, estou escolhendo imitar meu Salvador. Oh, que boa escolha!

Você tem escolhas difíceis no seu dia a dia?

Que Deus nos ajude para que nossas escolhas sejam sábias e honrem seu nome dia após dia.