Quando vejo outras mães e me comparo com elas

Criar filhos não é igual a fazer bolo. Não há uma receita pronta, não há receita certa, os ingredientes são diferentes para cada família. Por isto a comparação entre filhos ou entre famílias é desastrosa e amarga. Diariamente comparamos e medimos nossos filhos entre eles, entre os primos, filhos de amigos e até conosco quando éramos daquela idade.

Nos comparamos com outras mulheres, com seus feitos, suas casas e seus sucessos. Medimos nossos pratos e talheres, a obediência de nossos filhos, os acessórios de beleza e até a brancura das roupas. Sem dúvidas a internet é um instrumento que usamos para estas comparações ultimamente. Nossos olhos são bombardeados por imagens bonitas e nosso coração nos engana dizendo que temos que ser tudo aquilo que vemos. Cobiça é o nome bíblico pra isto.

A comparação rouba nossa alegria, nossa espontaneidade e o nosso senso de satisfação, pois nunca parece que fizemos (ou copiamos) bem o suficiente. Sempre haverá outro projeto, outra leitura e outra demanda.

Por vezes, nos tornamos legalistas e queremos que todos sigam nossas regras para chegarmos até aquele dado objetivo dos nossos olhos. Com isto em mente, usamos medidores falhos, com furos e sem parâmetros. Qual seria o medidor certo então? A Bíblia!

Sim, existem preceitos bíblicos, tais como honrar pai e mãe, disciplina, obediência e submissão, estes são inegociáveis. Mas não temos ordenanças claras sobre a hora de dormir, por exemplo. E o que falar então das sonecas, introdução alimentar, tipo de comidas, assistir ou não televisão, desfralde, mamadeira, chupeta, amamentação, tipo de parto, etc e etc???? Eu poderia fazer uma lista bem longa aqui e não teria resposta para ordens bíblicas claras neste sentido.

Porém podemos usar de sabedoria bíblica para nutrir e cuidar dos nossos filhos. Podemos usar bons exemplos de outras famílias e tentar aplicar de nossa forma em nossa casa, não há nada de errado com isto. No entanto, fica difícil quando as comparações nos fazem colocar um objetivo muito alto, inatingível e irreal para nossa família. Os resultados dos outros não são os nossos, somos diferentes e isto não é errado em si.

A comparação pode nos levar ao constante descontentamento, à cobiça desenfreada e ao legalismo. Legalismo é querer seguir à risca as regras, a lei e cobrar outros que o façam também, mas sabemos que é impossível, somos transgressoras da lei. Podemos cumprir parte, mas nunca tudo, nunca em perfeição. Teve apenas um homem que cumpriu as leis perfeitamente, foi obediente todos os dias e viveu uma vida completamente reta, Jesus.

Somos diferentes, temos famílias diferentes, filhos diferentes, mas somos iguais em valor perante Deus. Seja homem, mulher, branco, negro, brasileiro ou canadense (parafraseando Gálatas 3.28), Jesus nos deu esta igualdade através de sua obra, do que Ele fez por nós e não depende do que fazemos. Jesus colocou seu valor em nós, nos cobriu com seu sangue e seu amor, por isto temos valor perante Deus.

Entenda suas limitações, sua finitude, até onde você pode ir e fazer. Podemos ter inspirações nestes perfis de supermulheres e mamães perfeitas, mas não se engane achando que elas são realmente perfeitas e você não é, pois ambas são imperfeitas. Perfeito somente Cristo. Por ele somos medidas com misericórdia, graça e amor.

Isto não significa que a alegria e os resultados daquela família que você segue são irreais ou fingidos, não! Os resultados deles podem ser bem reais e bem palpáveis para eles. Mas isto não precisa virar um preceito para você e para mim, ok?

Quando compartilho meu dia a dia, minhas receitas, fotos dos meus filhos ou outra situação, eu compartilho como encorajamento, divido minha alegria com outros, exponho minhas lutas e recebo encorajamento também.

Somente a Bíblia deve ser nossa regra de fé e prática, o que vemos online no dia a dia são exemplos bons e ruins de famílias que lutam para chegar à maturidade de Cristo. Que Deus nos ajude, para que estes exemplos nos levem para mais perto do nosso Salvador e para longe de comparações cobiçosas. Que Deus nos fortaleça, para que usemos das medidas de Cristo para medir nossos pequeninos, levando-os assim aos pés daquele ao qual devemos imitar diariamente.