Fique atenta ao toque da trombeta

E nós estamos no muro mui separados, longe uns dos outros. No lugar em que ouvirdes o som da trombeta, para ali acorrei a ter conosco; o nosso Deus pelejará por nós. Neemias 4.19b-20

Neemias e os homens que haviam voltado de muitos anos de exílio na Babilônia, estavam cheios de uma renovada esperança: o Senhor, Deus dos céus e da terra, os resgatava para à reconstituição do povo. Cheios de vigor reconstruíam tijolo por tijolo os muros da cidade.

Mas, ah, os inimigos os perturbavam de muitas maneiras, escarneciam deles e de sua esperança em Deus. Além disso, zombavam do Deus deles, queriam enfraquece-los em sua fé, minar sua esperança e torná-los cativos de pensamentos de derrota, escravos do medo de falharem novamente.

Neemias, porém, não duvidou da reconstrução divina da nação santa, ele se empenhou em refazer os muros e também de restaurar a fé de seus irmãos.

Diante das mais diversas dificuldades físicas, mentais e espirituais, Neemias na certeza e confiança que Deus lutaria por eles, ao toque da trombeta reunia o povo que se encontrava separado por grandes distâncias, cada um trabalhando na reconstrução da muralha em um local diferente.

Neemias reunia o povo para juntos estarem diante de Deus e recobrarem as forças, a fé e a esperança. Neemias confiava que o Senhor é quem pelejaria por eles.

A comunhão dos santos diante do seu Deus é motivo de encorajamento e união.

Estamos no século XXI. Os muros são altos, bem mais altos que os muros de Jerusalém onde Neemias num esforço descomunal reerguia a muralha. Hoje estamos isolados em grandes edifícios, mal conhecemos o vizinho ao lado. Muitos irmãos não se reúnem com a congregação. Estamos exilados nas redes sociais.

Você pode escutar o toque da trombeta? Quando você escutar o toque da trombeta para a reunião dos santos, acuda ao toque! O chamado é para todos, precisamos de comunhão de uns com os outros diante de nosso poderoso Deus. Necessitamos de oração comunitária, de adoração em comum, de vigilância zelosa.

Cristo orou ao Pai por nossa união[i], pelos dias que estaremos aqui na terra enfrentando os aborrecimentos do mundo.

Fique atenta ao toque da trombeta e com diligência atenda ao chamado. É certo que quando nos dispomos a atender ao chamado de nos unirmos diante de nosso Deus, o Senhor soberano lutará as nossas batalhas.

Ovelha, você está atenta ao toque da trombeta?


[i] João 17.21 A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Fique atenta ao toque da trombeta.