Como ensinar seu filho a estudar a Bíblia

Os pais me contactam, com frequência, para perguntar que devocionais ou estudos bíblicos para jovens adultos eu recomendaria que fizessem com seus adolescentes. Quando nossos filhos entram na adolescência, nossa responsabilidade como pais é ajudá-los a desenvolver bons hábitos de interação com a Bíblia. Encontrar uma abordagem que seja apropriada e “manejável” para a idade é fundamental. Meu encorajamento é simplesmente ler a Bíblia com seu filho adolescente, de maneira a modelar e treinar a “alfabetização” da Bíblia – nenhum recurso especial para adolescentes é necessário.

Seu adolescente será exposto a conteúdo devocional e estudos tópicos a cada passo e provavelmente não precisará de um recurso direcionado especificamente para a sua “classe demográfica”. Na maioria dos adolescentes, faltam ferramentas básicas para ajudá-los a ler e aprender a Bíblia por conta própria. Ao orientá-los em alguns métodos básicos de estudo, você pode orientá-los para usar material devocional e tópico para um discernimento muito melhor e benefícios muito maiores, pois esse tipo de recursos proporcionam um conhecimento “em primeira mão”, da Bíblia, que muitos adolescentes ainda não desenvolveram.

Aqui estão algumas abordagens simples que você pode adaptar para se adequar à idade de seu filho adolescente.

1. Escolha um livro da Bíblia para ler e discutir juntos.

Se vocês nunca estudaram juntos, comece com um livro mais curto, como Jonas ou Tiago. Se possível, lide com livros mais longos, como Gênesis ou Hebreus, enquanto você ainda tem a oportunidade de orientar e moldar seu método de estudo. O objetivo é expor seu adolescente ao valor de estudar um livro inteiro do início ao fim, em vez de estudar apenas topicamente ou devocionalmente. Se a sua igreja estiver conduzindo uma série de sermões através de um livro inteiro da Bíblia, você poderá alinhar suas discussões com o cronograma da pregação para adicionar outro nível ao que ele já está aprendendo.

2. Obtenha uma cópia do livro selecionado da Bíblia que tenha espaço para fazer anotações.

Você pode criar isso copiando um capítulo de cada vez do Bible Gateway[i] para um documento. Defina as margens como amplas e o espaçamento como 1,5 para ter espaço para escrever. Ou então, você pode adquirir os ESV Scripture Journals[ii], se quiser algo pronto, utilizável e atraente. Obtenha uma cópia para você e outra para o seu filho.

3. Defina uma agenda para se reunirem uma vez por semana para uma discussão de 30 minutos.

Use um plano de leitura para ajudá-lo a dividir o texto em incrementos fáceis de ler e compreender. A maioria dos planos de leitura é estabelecida para a leitura diária de toda a Bíblia durante um período específico de tempo. Basta adaptar as porções diárias às semanais para o livro de sua escolha. Por exemplo, este plano de leitura cobre o livro de Tiago em oito dias, mas você pode cobri-lo em oito semanas usando as mesmas divisões de texto. Crie uma programação para os seus tempos de discussão, anote datas e passagens a serem discutidas. Uma programação para Tiago pode ser assim:

Semana           Discussão

1                      Questões Introdutórias

2                      Tiago 1

3                      Tiago 2.1-13

4                      Tiago 2. 14-26

5                      Tiago 3.1-12

6                      Tiago 3.13-18

7                      Tiago 4.1-10

8                      Tiago 4.11–5.12

9                      Tiago 5.13-20

 

4. Tenha uma visão panorâmica.

Na sua primeira conversa, peça ao seu adolescente que responda às seguintes perguntas sobre o livro que você escolheu:

  • Quem escreveu o livro?
  • Para quem foi escrito?
  • Quando ele foi escrito?
  • Em que estilo literário foi escrito?
  • Qual é o tema central do livro?

Uma boa Bíblia de Estudo pode fornecer essas respostas bem como um recurso on-line como o Bible Gateway. Também recomendo fortemente a série “Explore” do Bible Project’s[iii], que fornece uma visão geral dos livros da Bíblia. (Aqui está a página de Tiago[iv], para lhe dar uma ideia de como e o que eles se comunicam.)

Ao ler juntos o livro escolhido, ajude o adolescente a pensar em como as respostas a essas perguntas moldam o entendimento da mensagem do livro.

5. Prepare-se para a discussão.

Toda semana antes da reunião para discutir o texto, você e seu filho adolescente devem se preparar da seguinte maneira:

  • Leia a passagem da semana do início ao fim.
  • Na margem da cópia do texto:
  • Escreva (ou faça um desenho) da idéia principal da passagem.
  • Escreva um resumo de uma a duas frases do que você leu.
    • Encontre um atributo de Deus que a passagem esteja ensinando. (Aqui está uma lista de atributos que podem ajudar seu adolescente a ler a Bíblia com foco em Deus.)
    • Escreva duas coisas que você observa na margem.
    • Escreva duas perguntas que você tenha sobre o que leu.

 

6. Reúnam-se para discutir.

Examine o que cada um de vocês anotou em sua cópia do texto durante o período de estudo pessoal. Compare suas respostas, observações e perguntas. Procure respostas para suas perguntas em um comentário acessível ou estude a Bíblia. Você também pode pesquisar as respostas depois de se reunir e discuti-las na semana seguinte.

Em seguida, explore as seguintes perguntas juntos:

  • Como essa passagem se encaixa no livro como um todo? Como ela flui da seção anterior do texto?
  • Como essa passagem ministra ao seu público original?
  • Como isso nos ministra hoje?

o Existe um pecado para confessar?

o Existe motivo de ação de graças ou louvor a Deus?

o Existe uma promessa ou verdade em que confiar?

o Existe uma atitude para mudar ou um motivo para examinar?

o Existe uma ordem para obedecer ou um exemplo para imitar?

o Existe um erro a enfrentar ou evitar?

(Observe que você tem uma rica oportunidade de praticar e dar exemplo de vulnerabilidade com seu filho adolescente nessas perguntas.)

7. Orem juntos.

Por fim, peça ao Espírito Santo para ajudá-los a aplicar o que aprenderam.

Os anos da adolescência são anos de essenciais de discipulado para os nossos filhos. Nesses anos, eles sentem uma inquietação para entrar na idade adulta, mas muitas vezes isso vem acompanhado de uma falta de clareza sobre como fazê-lo. Dê a eles ferramentas de “tamanho adulto” para navegar em suas Bíblias e ajude-os a aprender como usá-las. Incentive-os a usar materiais devocionais e tópicos como suplementos, mas não substituindo, o estudo direto da própria Bíblia. Forme neles bons hábitos de leitura da Bíblia. E, acima de tudo, saboreie o aprendizado compartilhado que resulta quando um pai e um adolescente se sentam para abrir a Palavra juntos.


[i] NT: Existem versões em português no Site, inclusive a NVI-PT.

[ii] NT: No Brasil, existem Bíblias em português com espaço para anotações.

[iii] NT: Possui alguns recursos em português.

[iv] NT: Em inglês.

Por: Jen Wilkin. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Teach Your Teen to Study the Bible.

Original: Como ensinar seu filho a estudar a Bíblia. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Renata Gandolfo.