E se eles forem felizes sem Deus?

Como testemunhamos para pessoas felizes?

Dizer às pessoas miseráveis que Jesus pode atender às suas necessidades mais profundas parece fácil em comparação com avisar as pessoas satisfeitas sobre a ira vindoura. Estou falando de pessoas que, em todas as aparências externas, parecem estar muito bem sem Deus. Eles não parecem sentir culpa ou vergonha por nada. Eles não parecem querer que algo transcendente acrescente significado às suas vidas. Eles não se importam em dormir até mais tarde no domingo e tomar vagarosamente seu café da manhã. Na verdade, eles esperam ansiosamente por isso.

Poderíamos tentar convencê-los de que, no fundo, eles realmente não são tão felizes. Mas eu não recomendo essa tática. Certamente, temos um mandado bíblico para dizer às pessoas infelizes que há algo mais – outra pessoa! – isso pode realmente satisfazê-los. Eu chamo isso de “apologética baseada na miséria”. Jesus deu exemplo disso para nós quando disse à mulher, ao lado do poço: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (Jo 4.13-14).

Mas quando as pessoas não parecem tão infelizes, é difícil fazê-las sentir algo que achamos que deveriam sentir.

Conheça os relativamente felizes

Apesar de nossos esforços, raramente convencemos as pessoas de que suas vidas realmente cheiram mal. Eu imagino que um encontro frustrante entre um cristão e um não-cristão feliz possa soar assim:

Você não está procurando algo a mais na vida?

Como o quê?

Significado, propósito, realização, você sabe, coisas assim.

Na verdade não. Eu realmente gosto do meu trabalho atual e minha namorada e eu estamos indo muito bem. Eu lhe disse que vamos para Maui no próximo mês?

Certo, tudo bem. Mas esse tipo de coisas não dura para sempre, não é?

Tudo bem. O Havaí tem outras ilhas.

Mas você nunca se perguntou se há mais na vida do que apenas coisas temporais?

Eu costumava perguntar. Mas ultimamente não tenho perguntado mais.

Não existe um vácuo em forma de Deus dentro de você?

Do que você está falando?

Você não acha que a vida um dia poderá se tornar infeliz?

Talvez, se nós continuarmos conversando.

A apologética baseada na miséria pode funcionar bem – com pessoas infelizes. Mas também precisamos de “apologética baseada na alegria” para as pessoas do outro lado do espectro emocional.

Apologética baseada na alegria

O apóstolo Paulo exemplificou a “apologética baseada na alegria” quando proclamou boas novas aos pagãos em Listra e Derbe, conforme registrado em Atos 14. Tendo visto Barnabé e Paulo curando um homem aleijado, a multidão se curvou e os adorou, chamando-os de Júpiter e Mercúrio. Os evangelistas não aceitariam nada disso. Eles disseram a eles “para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo” (At 14.15), alegando que lhes estavam trazendo “as boas novas”. Podemos aprender muito com o que eles disseram a seguir. Eles apontaram para o bem que Deus fez como refletores das boas novas.

“contudo, [Deus] não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria” (At 14.17).

Você vê o que eles estão dizendo? Eles se baseiam na doutrina da graça comum e nos ensinamentos de Jesus de que Deus “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”.  (Mt 5.45). Eles estão dizendo para as pessoas olharem para a alegria que têm em seus corações e perguntarem quem ou o que pode estar por trás disso.

Eles estão afirmando que pessoas não salvas podem realmente ter alegria em seus corações. Eu sei que podemos nos irritar com isso e querermos insistir em que todo não-cristão, no fundo, geme de tristeza consciente. Mas esse não é o caso, e Paulo e Barnabé reconheceram isso.

Argumentando da dádiva ao doador

Muitos não-cristãos veem o cristianismo como uma religião que mata a felicidade. Eles acham que a maioria dos cristãos são infelizes e não querem ser como eles. Os cristãos evangélicos, em particular, costumam ser mais conhecidos pelo que são contra do que pelo que são em si mesmos. Podemos surpreender os não-crentes de maneiras instigantes, falando sobre as alegrias que compartilhamos em comum com eles, assim como Paulo e Barnabé. Eu particularmente amo o fato de que a comida possa ser um recurso pré-evangelístico. Enquanto saboreamos uma refeição juntos, podemos dizer: “Não é uma comida deliciosa”! E nos maravilharmos em que Deus tenha feito o mundo com uma variedade culinária aparentemente infinita.

Ou podemos falar sobre outras bênçãos que fluem da graça comum de Deus – as belezas naturais no mundo físico, relacionamentos alegres que trazem intimidade e prazer, delícias estéticas como arte e música que celebram a criatividade. Podemos observar demonstrações de bondade humana que se destacam em nosso mundo polarizado, nos maravilhando por todos compartilhamos uma humanidade comum, colocada no mesmo planeta pelo mesmo Criador.

Prazeres menores são indicadores

Em algum momento, após esses possíveis pontos de partida, podemos mudar a conversa mais especificamente para o evangelho. Há mais na vida do que apenas felicidade temporal. Não é que a felicidade temporal seja ruim ou pecaminosa. (Bem, algumas delas certamente são.) Mas esses prazeres momentâneos são indicadores, não fins. Eles podem nos convencer de que Deus é bom. Melhor ainda, ele é gracioso, derramando bênçãos sobre pessoas que não merecem isso – pessoas como você e eu.

Compartilhamos nossas histórias e contamos como Deus nos trouxe uma felicidade atemporal e abrangente, que acrescenta significado e plenitude às muitas felizes experiências temporais. Encontrando alívio de nossa maior fonte de infelicidade – nosso pecado, que nos separa de Deus e atrapalha todos os aspectos da vida – podemos encontrar alegria e felicidade mesmo nas menores coisas.

Os prazeres da vida temporal fornecem uma plataforma de lançamento agridoce para transmitir o evangelho. A felicidade terrena é notável, mas passageira. O prazer terrestre promete muito, mas depois desaponta. Se afirmarmos os dois lados dessa moeda – a promessa e a decepção – podemos argumentar que há mais. Mas não vamos encontrar isso sem Deus, sem o sacrifício dele, sem uma cruz. Há muito mais na vida do que felicidade temporal. Existe uma felicidade eterna. Jesus chama isso de vida abundante (Jo 10.10), e ele morreu para que nós pudéssemos tê-la.

Por: Randy Newman. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What If They’re Happy Without God?

Original: E se eles forem felizes sem Deus? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.