Repetição: o martelo que esmiúça a pedra

Século 21, estamos sendo invadidas por uma demanda massiva de informações. Tempo demais absorvendo conteúdo das mais variadas fontes e de autores que nem sabemos ao certo quem são. Publicidade de todos tipos de produtos e serviços que criam em nós desejos de coisas que nem precisamos. Um ataque massivo de ideias, repleto de informações desnecessárias.

Eu não sei se acontece com você o mesmo que comigo, mas enquanto dirijo de um ponto ao outro da cidade, meus olhos são insaciáveis e leem absolutamente tudo que passa pelo meu ângulo de visão. Se paro atrás de um ônibus em um semáforo fechado, lá estão meus olhos correndo de um lado ao outro pelas letras gigantescas escritas na traseira do veículo à minha frente. Não preciso raciocinar no que estou lendo, é um modo “piloto automático” de leitura, mas mesmo sendo automático minha mente registra alguma informação. E o ponto é, são demasiadas informações arrecadadas em um dia comum, porém nem percebemos o quão tóxico isso é. Em casa ou no escritório, na academia ou no parque, seja onde você estiver somos invadidas por códigos silenciosos que nos encharcam a mente.

E o que fazemos com todo esse lixo tóxico?

Como esvaziar nossa mente e não permitir que o lixo que absorvemos se torne parte de nosso pensamento e escorra até nosso coração?

Não temos como deixar a mente vazia, nossos pensamentos são parte ativa de nossa mente, eles não param, são constantes.

Se não há como tirarmos os pensamentos de nossa mente, temos que substitui-los por novos pensamentos, é necessário renovarmos a mente com pensamentos moldados pelo Espírito Santo à mente de Cristo.

Ovelha, em uma conversa sincera, diria a você que temos que ocupar a mente com pensamentos que nos tragam alegria de viver, que nos forneçam força para prosseguir a caminhada nesse deserto escaldante das mentiras.

Não podemos acreditar nas mentiras que o mundo tem nos contado e ainda crer que poderemos viver bem em meio às aflições da vida. Qual será a estratégia que sua mente poderá operar no dia mal se temos alimentado nossas mentes com alimento inapropriado?

A única resposta que temos para isso é: cuide de sua mente e alimente-a com a verdade.

Se estamos encharcadas do pensamento do mundo, vamos nos afundar no desespero da comparação, na desgraça da inveja, na maldição da procrastinação. Não caia nessa, mude sua mente diariamente, fortaleça suas crenças e empurre para fora todos os padrões do mundo que intoxicam a mente.

Sua imaginação se alimenta daquilo que você vê, daquilo que você ouve, daquilo que você lê.

A que tipo de dieta você tem submetido a sua mente?

Mudar a alimentação causa mudanças nos pensamentos. Você não pode acreditar que manter sua dieta junk food[i] trará um resultado diferente daquele que você tem experimentado: pensamentos atormentados.

Se esperamos um novo resultado temos que investir em uma nova ação. Quando há o desejo de mudar o padrão dos pensamentos por outros que são claros, verdadeiros, você terá que mudar a dieta de alimentação de sua mente.

Fazendo a feira

Quando eu mudo minha dieta alimentar eu início com um planejamento do que vou comer durante a semana. Após definir o cardápio eu vou às compras. Geralmente faço a compra do alimento em um lugar de confiança onde o alimento é selecionado e diversificado e então, preparo as refeições para me alimentar de forma saudável.

Se estou planejando uma dieta de desintoxicação eu tomo providencias para que ocorra um processo eficiente de retirada das toxinas de meu corpo.

Assim devemos fazer com os nossos pensamentos, uma desintoxicação que seja eficiente para tirar de nossa mente as mentiras do mundo e depositar novos e vivos pensamentos que venham da Verdade.

Faça uma decisão por uma dieta rica da Verdade

Santifica-os na verdade, a sua palavra é a verdade. João 17.17

Assim como escolhemos o alimento físico, devemos escolher nos alimentarmos bem espiritualmente. A Palavra de Deus a qual conhecemos o Autor, é suficiente para uma alimentação, pois sabemos que é inerrante e nos habilita para toda boa obra.

Renovar a mente nos liberta das mentiras, nos faz recordar das valiosas promessas da vida aqui e da vida eterna. Além de nos instruir, dirigir e corrigir. É bom demais!

Todo dia é dia de dieta!

Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha? Jeremias 23.29

Renovar nossos pensamentos é tão necessário quanto higienizarmos nossos corpos, precisamos de repetição diária.

Quando temos uma roupa que está muito encardida, com sujeira impregnada nós a deixamos de molho por algum tempo mergulhada no sabão. Nossa mente também precisa estar submersa por algum tempo na mente de Cristo para ser desimpregnada das toxinas.

A desintoxicação da mente deve ser diária, pois todos os dias nossa mente é bombardeada com lixo, e sejamos sensatas, você não vai para a cama dormir sem tomar um banho para tirar a poeira do dia e colocar seu pijama limpinho. Da mesma forma, sua mente não deve ser negligenciada, pois ela não é menos importante.

Então, quando seus pensamentos estiverem nas tormentas do mundo, deixe que a Palavra de Deus esmiúce cada um deles até que se tornem pó e sejam transformados pela mente de Cristo!

Avante, ovelha!


[i] Comida não saudável

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Repetição: o martelo que esmiúça a pedra.