4 livros para impulsionar sua leitura e estudo bíblico

Quando você está lendo um livro em língua estrangeira, além de tropeçar no vocabulário, acaba tendo alguma dificuldade para entender o que o autor está querendo dizer. As minhas primeiras leituras bíblicas foram assim, embora eu estivesse lendo em minha própria língua eu não era capaz de entender muita coisa que o autor queria informar.

Então tive que buscar conselho de pessoas que entendiam aquela língua porque já estavam familiarizadas com ela. Também recebi indicação de livros que poderiam me ajudar nessa jornada e eles foram muito úteis para que eu pudesse ganhar autonomia em minhas jornadas de leitura e estudos bíblicos.

Aqui tenho 4 preciosas indicações para leitoras e estudantes da Bíblia, seja você inexperiente ou mais exercitada, para tornar sua jornada bíblica mais proveitosa.

Avante, ovelha!

1. Mulheres da Palavra, de Jen Wilkin, publicado pela Editora Fiel

Além da introdução o livro é composto de 9 capítulos principais mais a conclusão. Por último há uma seção de Recursos Recomendados.

Esse é um livro curto e fácil para aprender e praticar o estudo bíblico. Recomendo que inicie por esse, a organização e a estrutura vão colaborar para um aprendizado eficiente.

A autora vai te guiar passo a passo para você estudar a Bíblia com a mente e o coração. Com uma média de meia hora por dia você poderá ler esse livro em uma semana e já praticar iniciando o estudo de um livro pequeno da bíblia.

Minha experiência da leitura desse livro foi motivadora, eu não imaginava que poderia em tão pouco tempo estudar a Bíblia particularmente.

Bônus:

Leia aqui 20 citações do livro Mulheres da Palavra.
Leia no canal da Editora Fiel um trecho do livro.

2. Vivendo na Palavra, de Howard G. Hendricks e William D. Hendricks, publicado pela  Editora Batista Regular

O livro está dividido em 48 capítulos, mas não se assuste os capítulos são bem pequenos (3 a 4 páginas). Nos 4 capítulos iniciais são descritas as objeções das pessoas que não estudam a Bíblia, e na sequência: porque estudar a Bíblia, como esse livro poderá ajudar e qual será o processo usado. Nesse ponto você já deverá estar mais interessada em ler e estudar a Bíblia.

Depois dessa boa introdução os autores dividem o livro em 3 grandes seções:

  1. Observação – contendo 22 pequenos capítulos
  2. Interpretação – contendo 12 capítulos
  3. Aplicação – contendo 10 capítulos finais

O livro é bem detalhista em apontar os caminhos para a sua leitura e estudo bíblicos serem aproveitados ao máximo.

Os capítulos são bem divididos por etapas de estudo, a maioria deles são pequenos o que permite uma leitura rápida para ter uma visão ampla do objetivo do capítulo. E o melhor é que você pode ler e praticar imediatamente. Use-o junto com sua Bíblia e acompanhe sua leitura com ele. É quase como as primeiras vezes que pedalou em uma bicicleta, no início alguém te segura e impulsiona até que perceba que já está fazendo todo o movimento sem ajuda de ninguém.

Uma das riquezas desse livro é a sua aplicabilidade. Ele é um livro “ponha a mão na massa”. Os capítulos terminam com um quadro chamado: “Experimente” o que é um bom convite para ir para sua Bíblia.

Eu usei esse livro bem no início de minha conversão e o que mais gostei nele foi a possiblidade de poder ler e estudar a bíblia sozinha em meu próprio ritmo. No entanto, pode ser bem útil também para as que já têm o hábito da leitura e estudo bíblico, tenho quase certeza de que vai aprender algo novo ou adicionar algo aos seus antigos hábitos.

É um livro bem completo para auxílio na leitura e estudo bíblico pessoal.

3. Como ler a Bíblia livro por livro, de Gordon D Fee e Douglas Stuart, publicado pela Thomas Nelson Brasil 

Esse é um bom livro para acompanhar sua leitura bíblica. Escrito por dois teólogos o livro nos auxilia a conhecer cada livro da Bíblia.

Em cada capítulo vamos conhecer um livro da Bíblia com:

  • Dados de orientação – Conteúdo, cobertura histórica, ênfases;
  • Introdução geral do livro;
  • Conselho específico para a leitura;
  • Caminhada pelo livro – contendo resumo de trecho por trecho dos livros.

Minha experiência de uso deste livro foi bem prática, li como introdução antes de iniciar a leitura de um novo livro bíblico, me ajudou a situar o livro no contexto histórico, assim como aprender sobre o autor e por que foi escrito.

É um bom auxílio para estudos também.

Esses materiais nos ajudam a compreender o texto bíblico e nos situar histórica e geograficamente, mas o Espírito Santo te conduzirá por toda a leitura e estudo bíblico de forma sobrenatural, confie e siga com sua leitura e estudo, não podemos crescer sem nos alimentarmos do néctar espiritual.

4. Lendo a Bíblia com o Coração e a Mente, de Tremper Longman III, publicado pela Editora cultura Cristã

O livro está dividido em 4 seções, as 3 primeiras são bem pequenas, parte 1 com 3 capítulos, a parte 2 e 3 com 2 capítulos cada e a parte 4 é a mais abrangente com 16 capítulos.

Na parte 1 é tratado o Poder Transformador da Bíblia através de duas analogias: a Bíblia como semente do caráter de Cristo crescendo em nós e como espelho que reflete o que já somos.

Na 2ª parte é tratada a postura de Coração Receptivo do leitor, a mente pode estar envolvida com a leitura, mas o coração deve ser receptivo.

A 3ª parte vai tratar sobre a Mente Compreensiva, a autoridade e autenticidade das Escrituras e de crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto saber interpretar a Bíblia é a forma de conhecermos mais claramente a Deus e louvá-lo.

A parte 4 vai tratar da Riqueza Literária onde é reconhecido cada gênero literário contido na Bíblia e como lê-lo de maneira que seja mais bem aproveitada sua leitura.

Dr. Tremper tem uma escrita que revela tanto sua mente aguçada que sonda a Verdade, como um coração de servo que ama seu Senhor, isso faz a leitura desse livro um deleite e incendiará sua vontade de amar as Escrituras como ele a ama.

Existem muitos outros bons livros para impulsionar nossa leitura e estudo bíblico, esses são apenas algumas boas sugestões.

Espero que você seja incentivada a ler, estudar e se deleitar com o conhecimento de Deus que as Escrituras proporcionam.

Avante, Ovelha!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 4 livros para impulsionar sua leitura e estudo bíblico.