Caminhar é crer

Leitura Bíblica: Marcos 5.21-6.6


Ambas as histórias são sobre medo e fé, e o poder de Jesus de levar as pessoas de um para o outro. Ambas, individualmente e juntas, valem o investimento de tempo, no sentido de meditar nelas, imaginando que você está na multidão assistindo tudo isso acontecer. Então, se você tiver coragem, você pode se identificar com vários personagens desse drama. Essa é uma maneira maravilhosa de transformar as escrituras em oração – e hoje, como nos dias de Jesus, transformar o medo em fé.” – Tom Wright

Em nossa última reflexão observamos que as histórias narradas em Marcos 4:25-5:43 apontam para a triunfante ação de Cristo contra os mais amedrontadores poderes de oposição: o mar e o vento (4:35-41), os demônios (5:1-20), a doença (5:25-34) e a morte (5:21-24; 35-43). Vimos que essas histórias estão claramente associadas e descrevem a superioridade de Cristo sobre todos os diferentes poderes associados à morte e ao mal.

Além disso, observamos que existe entre as duas primeiras hitórias uma relação muito interessante com o primeiro exorcismo de Jesus no Evangelho de Marcos. Ao descrever a primeira missão de Cristo em território não judaico, o autor deixa muito claro o tipo de cenário repulsivo que o Mestre passaria a enfrentar: um mar de comportamento demoníaco (4:37-39), um homem possesso por um espírito imundo (5:2-5), numa terra gentílica (5:1), cercado por uma multidão de criadores de porcos (5:14-17). Marcos não mede esforços para dizer que Jesus entrava em um novo território e simbolicamente ultrapassava um novo limite moral.

Agora, do mesmo modo que vimos nas duas primeiras histórias contadas por Marcos aqui, as duas últimas histórias também estão intimamente conectadas. Não apenas as duas histórias são contadas ao mesmo tempo, como também são emolduradas pelo mesmo modelo: Ambas as histórias contam a respeito um homem (5:22) e uma mulher (5:26) em situação de desespero (5:23, 35; 5:25-26); enquanto Jairo vê a Jesus (5:22), a mulher ouve falar a seu respeito (5:27); ambos caem aos pés de Jesus (πίπτω, piptō; 5:22; προσπίπτω, prospiptō; 5:33) e manifestam medo (φοβέω, fobeō; 5:36; 5:33) e fé (πίστις, pistis; 5:36; 5:34); além disso, Jairo intercede por sua filha de doze anos (δώδεκα, dōdeka; 5:42), ao passo que a mulher intercede por si mesma, que a doze anos sofria com sua enfermidade (δώδεκα, dōdeka; 5:25). Em ambas as histórias, embora Jesus não seja compreendido pela multidão (5:31; 5:40), Ele oferece salvação tanto para a menina (σῴζω, sōzō; 5:23, cf. v. 42) como para a mulher (σῴζω, sōzō; 5:28, 34). Na verdade, essas duas histórias estão tão conectadas que poderiam ser reconhecidas como uma histórias só.

Em outras palavras, essas duas histórias culminam um movimento literário de Marcos em demonstrar acrescente manifestação da autoridade de Cristo: (1) sobre uma situação de quase morte no mar (4:35-41), (2) sobre uma vida entre a morte nos sepulcros (5:1-20), (3) sobre uma experiência de morte em vida (5:25-34) e por fim (4) sobre a própria morte (5:21-24; 35-43). E ao entender a narrativa nesses termos, alguém esperaria um final triunfante para tais eventos: quem sabe uma grande conversão em massa, e uma multidão ainda maior de discípulos; ou quem sabe ainda o reconhecimento de Jesus como o Filho de Deus.

Entretanto, Marcos demonstra exatamente o contrário, e frustra quase que completamente as expectativas do leitor atento. A histórias que finaliza essa sequencia de histórias de triunfo do nosso Mestre é uma inesperada narrativa da rejeição de Jesus em sua própria cidade (6:1-6). Ou seja, depois de realizar grande feitos reconhecidos pelos seus conterrâneos (6:2), Jesus é novamente rejeitado na sinagoga (6:3; cf. 2:6; 3:6). Ao que parece, Marcos parece ensinar que a crescente manifestação da autoridade de Cristo por meio de milagres  surpreendentes não produzia uma resposta positiva de fé das pessoas que o assistiam.

Ao contrário da opinião popular, milagres não aumentam a possibilidade de uma resposta positiva de fé daqueles que os testemunham. E isso, nós já vimos acontecer outras vezes nesse Evangelho: quando Jesus manifestou seu poder para perdoar pecados ao curar um paralítico, Ele foi chamado de blasfemo (2:1-12) e quando ele curou um homem de mão ressequida, as autoridades judaicas passaram a conspirar para mata-lo (3:1-6). Além disso, as autoridades teológicas sabiam explicar os milagres muito bem: para eles os atos de Cristo eram operados por Satanás (3:22, 30). Mas, tal conclusão não era restrita apenas às autoridades judaicas, pois os próprios criadores de porcos esposavam similar opinião (5:17; cf. v.10). Ou seja, os milagres realizados por Cristo, da perspectiva daqueles que se opõem a Ele, são nada mais nada menos do que motivos para o escândalo: “’De onde lhe vem estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que Ele faz? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?’ E ficavam escandalizados por causa dele” (Mc 6:2-3). Ao invés de funcionar como um elemento de convencimento da verdadeira identidade de Jesus como Filho de Deus, as pessoas o viam como uma farsa, apesar da incontestável manifestação de sua autoridade.

Testemunhar os milagres, ou ouvir a respeito deles não provocava uma fé naqueles que eram contrários a Cristo. Essas ações de Cristo são apenas reconhecidas em sua realidade através do olhar da fé. Quando Jesus resolve curar o paralítico, o que Ele vê antes de mais nada é uma atitude de fé dele e dos seus amigos (2:5). E é exatamente aqui que encontramos o elemento literário que unifica a mensagem de Marcos 4:35-6:6: a fé. Do início ao fim das histórias narradas nesse intervalo, foi a fé o fio teológico que costura todas as histórias: Foi a fé que faltou aos discípulos em alto mar (4:4); foi fé que o ex-endemoninhado manifestou quando curado (5:18); foi a fé que Jairo teve que aprender a desenvolver (5:23; 36); foi a fé movimentou a mulher anônima em direção à Cristo (5:25-27; 33-34); e por fim, foi a fé que não se encontrou em toda Nazaré (6:6).

Em outras palavras, a fé que faltou aos discípulos no mar, também não foi encontrada na cidade onde Jesus cresceu. Aqueles que aparentemente deveriam ter manifestado fé em Cristo, são os que são encontrados faltosos nessas histórias. Por outro lado, são as personagens mais improváveis que manifestam a fé esperada dos verdadeiros discípulos: um ex-endemoninhado gentio (5:1-5; 18), um importante líder religioso (5:22), alguém que pertencia ao ambiente de oposição a Jesus (3:1, 6; cf. 6:2, 3) e uma mulher cerimonialmente impura (5:25-26) que pertence à multidão (5:27). Ou seja, mais uma vez Marcos nos ensina que seguir a Cristo não tem nada a ver com proximidade, amizade, nem se quer laços familiares. O que é realmente necessário é a fé!

Mas que tipo de fé é essa que Marcos nos ensina aqui? Eu acredito que existem algumas dicas deixadas pelo autor nessas histórias que podem nos ajudar a entender melhor o que ele nos ensina sobre a fé verdadeira.

Fé como Confiança

Nos nossos dias, uma das primeiras palavras que associamos ao conceito de fé é a palavra credo. Quando falamos sobre a defesa da fé, ou falamos sobre a fé cristã, normalmente associamos esses conceitos à um conjunto de crenças que definem o cristianismo. E tal conceito não está errado (cf. Ef.4:5; 1Tim 4:1). Entretanto, tal conceito não aparece de modo explícito no Evangelho de Marcos (cf. 1:1; 15:39). O que vemos, desde o início é uma atitude de confiança que Jesus tem poder para libertar pessoas em sofrimento de suas situações de miséria. Esse conceito é claramente visto na história do homem paralítico perdoado e curado por Cristo (2:1-12): existia a clara confiança de que Jesus poderia salvar esse homem de sua situação deplorável.

E é exatamente essa confiança que Jesus não encontrou nos discípulos durante a tempestade no mar (4:35-41): “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não tem fé?” (4:40). Embora tivessem testemunhado a manifestação do seu poder, os discípulos ainda não tinham manifestado a mesma confiança que o paralítico e seus amigos tinham depositado em Jesus.

Alías, parece que é exatamente essa a fé que Jairo tem a respeito de Jesus: diante de uma situação de profundo desespero, ele é capaz de deixar para trás seus conceitos sobre quem Jesus é, seu orgulho e sua dignidade para pedir que Jesus cure sua filha. Marcos o descreve como o presidente da sinagoga (ἀρχισυνάγωγος, archisunagōgos; 5:22), alguém que participava do grupo de oposição de Jesus. Ele pertencia ao alto escalão da religião judaica e dificilmente gostaria de ver seu nome associado ao de Jesus. Sendo um oficial da religião judaica, Jairo dificilmente se jogaria diante de outra pessoa ou seria visto suplicando por ajuda de alguém como Jesus.

Mas a situação de possível morte de sua filha mudou todo o cenário. Talvez sua visão de Jesus não fosse das melhores, mas ele já tinha ouvido sobre suas curas. Talvez essa fosse sua única chance de ver sua filha reestabelecida. E num momento de profundo desespero, ele abandona seus conceitos sobre Jesus, seu orgulho pessoal e sua dignidade e se lança aos pés de Jesus. Naquele momento, Jesus é sua única esperança, é o único que o pode ajudar. O único.

É nesse momento que Jairo manifesta sua confiança no poder de Jesus: “Minha filhinha está morrendo. Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva” (5:23). A expressão usada por Marcos aqui para descrever a expectativa de Jairo, isto é, que Jesus impusesse sua mão sobre sua filha, era um claro sinal de sua confiança que Jesus poderia curá-la (cf. 6:5; 7:32; 8:23, 25). Tal confiança é vista de modo ainda mais claro quando observamos o fim da frase: para que seja curada e viva (ἵνα σωθῇ καὶ ζήσῃ; hina sōthē kai zēsē). Nesse momento, Jairo parece transparecer que confia plenamente no poder de Jesus: Se ele impor suas mãos ela será curada. Essa é a fé que Jairo deposita em Jesus. Uma confiança que persiste mesmo em meio à dor e ao sofrimento, e se mostra verdadeira diante da morte (5:35-36). Diferente dos discípulos que titubearam perante uma situação de perigo, Jairo seguiu confiante no poder de Jesus. Para Marcos, Jairo manifesta uma fé como confiança.

Fé como Convicção

De modo similar, Marcos nos conta a histórias de uma mulher anônima que certamente não pertencia ao alto escalão da religião judaica. Ao contrário de Jairo, essa personagem era uma mulher, sem nome, sem dinheiro e sem contato social. Em função de sua enfermidade ela teria sido rotulada como cerimonialmente impura e teria sido socialmente ostracizada pelos seus conterrâneos.

Entretanto, em sua situação de profundo desespero (5:25-26), ela decide enfrentar a multidão diante do perigo de ser descoberta, somente para poder tocar em Jesus (5:5:27). O que a moveu do ostracismos social para a presença de Jesus foi a convicção de que Ele poderia fazer alguma coisa por ela: “Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada” (5:28). Essa mulher era movida por uma convicção inabalável: ela sabia que seria curada! E Marcos nos conta que foi exatamente isso que aconteceu: “Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento” (5:29).

Em uma cena marcada por suspense, Marcos nos conta que Jesus pergunta em alta voz sobre quem o havia tocado (5:30) em meio a uma multidão que o comprimia (5:24). Sua pergunta pareceu tão fora de lugar que até mesmo os discípulos achavam que o Mestre não estava bem: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?” (5:31). Ao que parece, os discípulos sem saber o que estava acontecendo, tratam de modo ríspido nosso Senhor mais uma vez (cf. 4:38).

A grande ironia dessa histórias é que enquanto os discípulos não sabem o que está acontecendo, a mulher sabe exatamente o que aconteceu: ela foi curada (5:29); Jesus sabia exatamente o que aconteceu: dele saiu poder (5:30); e o leitor sabe exatamente o que aconteceu: Deus curou uma mulher de seu sofrimento por meio do Seu poder que operava em Cristo, em um movimento de resoluta fé que a mulher deposita sobre Jesus. É somente dessa perspectiva literária que conseguimos entender o incomodo dos discípulos com a pergunta de Jesus: eles não sabem o que está acontecendo.

Mas, embora Jesus soubesse exatamente o que tinha acabado de acontecer, ele precisava encontrar a pessoa que o tinha tocado (5:32). E cheia de medo, a mulher coloca-se diante de Jesus prostrando-se publicamente diante dele e contou toda a verdade (5:33). Diante de uma multidão que buscava a Cristo, provavelmente pela mesma razão que ela, essa mulher anônima testemunha sobre o milagre que se operou nela. E para isso, teve que contar a respeito do seu sofrimento e enfermidade. Ele teve que declarar publicamente a respeito de sua convicção a respeito do que Cristo poderia fazer por ela em meio a uma situação de profundo desespero. Ela teve que declarar toda a verdade.

E ao fazer isso, ela provavelmente verbalizou sobre sua crença de que o tocar em Cristo seria suficiente para ser curada (5:28). Mas, em meio a uma multidão que não apenas o tocava, mas o comprimia (5:24; 31), Jesus pode corrigir a convicção dessa mulher: Não era o toque, era a fé que a levou à cura: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento” (5:34). Tocar, uma multidão tinha tocado em Jesus, mas somente ela foi curada. A fé foi o diferencial. E ela estava convencida de que Jesus a curaria. E movida por fé ela viu o Senhor a salvar de sua situação miserável.

Fé como Aceitação

Por fim, a última histórias de Marcos nessa perícope aponta para mais um elemento que descreve a fé de sua perspectiva. Jesus volta para sua cidade (6:1) e no sábado volta a ensinar na sinagoga (6:2), um ambiente que até aqui tem se mostrado hostil ao nosso Senhor (cf. 2:1-12; 3:1-6). Mas, quem sabe agora que a notícia da cura da filha de um importante membro da sinagoga (5:22) possa mudar esse cenário de oposição.

Infelizmente esse não era o caso. Embora ensinasse com autoridade (1:22), Jesus não tinha as credenciais necessárias para tal. Além disso, sua fama nem sempre se espalhava de maneira positiva (1:45; 3:7-10; 33:22, 30; 4:14-17). Em outras palavras, é bem possível que as notícias a respeito de Jesus fossem marcadas por um misto de elogios e críticas de tal forma que a recepção de Jesus em sua própria cidade experimentasse um rápido momento de maravilhamento seguido de profunda rejeição: “’De onde lhe vem estas coisas?’, perguntavam eles. ‘Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que Ele faz? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?’ E ficavam escandalizados por causa dele” (6:2-3).

Conhecendo melhor sua origem familiar, as pessoas de Nazaré foram incapazes de aceitar sua filiação divina (cf. 1:1). Esse homem era apenas um carpinteiro, o filho de Maria. Mesmo que tivessem recebido o testemunho a respeito de seus milagres e tivessem ouvido o seu ensino a ponto de reconhecer sua sabedoria (6:2), eles não podiam aceitar a verdadeira identidade de Cristo. Ao que parece, o semeador havia lançado sua semente, e “visto que não tem raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam” (4:17).

Se associar com Jesus significaria se indispor com as autoridades judaica (2:1-3:6, 22, 30). Se associar com Jesus significa sofrer perseguição, e ainda que existisse em Jesus suficiente evidência para o maravilhamento das multidões (6:2; cf. 1:22, 27, 28, 33-34, 45; 2:12; 4:31; 5:42), existia também suficiente sugestão de que talvez ele fosse apenas um carpinteiro iletrado (6:3), movido pelo poder de Satanás (3:22, 30; 5:14-17), alguém que era blasfemo (2:7), sem respeito pelos costumes religiosos (2:15), que não observa as leis da santidade do judaísmo (2:18), que viola o sábado (2:24) e que da perspectiva das autoridades judaicas, deveria morrer (3:6). E diante de tal testemunho divido, as pessoas da sinagoga de Nazaré não aceitou a verdadeira identidade de Jesus, e encontrou nele um objeto de tropeço. Era como se dissessem: “É impossível que alguém tão simples quanto esse carpinteiro seja tão grande quanto suas obras.” E por isso, em Jesus viam apenas o filho de Maria, e não o Filho de Deus.

Não é à toa que Marcos descreve esse cenário como marcado por falta de fé: “E ficou admirado com a incredulidade deles” (6:6). E mais interessante, Marcos também nos conta que diante dessa incredulidade, Jesus não realizou em Nazaré quase nenhum milagre: “E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los” (6:5). Diante de um ambiente hostil, Jesus nega-se a manifestar sua autoridade! E isso veremos com ainda clareza em sua crucificação. Mas, por ora, Marcos nos ensina que diante da falta de fé das pessoas, Jesus não manifesta sua autoridade. E tal aparente impossibilidade de realizar milagres em Nazaré (6:5), não deve ser entendida como incapacidade do Mestre, como se estivesse com as mãos atadas diante da incredulidade das pessoas. Trata-se apenas de indisposição (cf. Mt 13:58) em manifestar sua autoridade diante de um ambiente que os usará como evidência de seu “charlatanismo.”

Diante dessas histórias, Marcos parece nos ensinar que fé não é apenas afirmar um conjunto de conceitos teológicos; é antes de mais nada uma atitude de confiar em Cristo em meio às tempestades da vida, como não fizeram os discípulos (4:40); é uma atitude confiante de que apenas Jesus Cristo pode resolver nossa situação de miséria, como fez Jairo (5:23, 36); é uma atitude convicta de que apenas Jesus pode nos salvar do nosso sofrimento, como fez a mulher anônima (5:28, 34); é uma atitude de aceitar quem Jesus Cristo é, pelo o que Ele ensina e faz, como as pessoas da sinagoga de Nazaré não fizeram (6:6).

E mais interessante, ao contrário da opinião popular, a fé nem sempre acontece depois do milagre (cf. 1:30; 3:5), como se Jesus fizesse milagres para que as pessoas pudessem crer (cf. 6:5), mas muitas vezes é o milagre que segue a fé: a cura do leproso foi antecedida por uma declaração de confiança no poder de Cristo (1:40); a cura do paralítico aconteceu depois que Cristo viu sua fé e a dos seus amigos (2:5); a cura da mulher seguiu sua firme convicção de que Jesus poderia curá-la (5:28); e mais impressionante, a cura da filha de Jairo aconteceu apenas depois que seu pai manifestou fé em Cristo (5:23; 36).

A pergunta que fica para nós, então é: Que tipo de fé você tem manifestado em Cristo? Sua fé é resoluta como a de Jairo? Convicta como a da mulher anônima? Ou você se parece com as pessoas da cidade de Nazaré, que diante da perseguição se acovarda? Que diante do medo da oposição, prefere o abandonar? Que tipo de compromisso você tem assumido com Cristo? Se for apenas um compromisso intelectual de recitar alguns conceitos sobre Ele, entenda que isso é muito bom, mas insuficiente para seguí-lo. Nós precisamos aprender a confiar desesperadamente Nele em meio à nossa Jornada com Ele. Que Jairo e essa mulher anônima modelem essa atitude para nós.

Por: Marcelo Berti. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Caminhar é crer.