O cristianismo tem uma resposta?

Tem compaixão de mim, Senhor, pois estou fraco; cura-me, Senhor, pois meus ossos agonizam. Meu coração está muito angustiado; Senhor, quando virás me restaurar? (Salmos 6:2,3)

O estudioso anglicano N. T. Wright, postou um artigo na semana passada no site da revista TIME intitulado “O Cristianismo Não Oferece Explicações sobre o Coronavírus. Nem Deveria.”. Wright afirma que devemos hesitar em oferecer explicações rápidas e fáceis sobre os propósitos de Deus nesta pandemia. Ele afirma que os racionalistas cristãos querem explicações, enquanto os cristãos românticos “querem um suspiro de alívio”. Nenhum nem outro pode ser encontrado no cristianismo, afirma Wright, o que nos deixa apenas com a tradição cristã de lamento em tempos de angústia. Ele cita o Salmo 6.2 como exemplo: “Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem”.

Wright tem razão em prevenir os cristãos contra alegações específicas sobre o coronavírus que vão além do claro ensino das Escrituras. E ele com certeza está certo ao dizer que estamos lamentando. Contudo, é realmente verdade que a fé cristã não possui respostas sobre o coronavírus? A realidade é que a Palavra de Deus oferece uma mensagem vital, incluindo respostas para as perguntas mais importantes.

Permita-me sugerir duas delas:

Primeiro, a pandemia do coronavírus transmitiu uma mensagem de que este mundo não é e nunca será o paraíso que os homens e mulheres seculares desejavam que fosse. Apesar de todo o nosso avanço tecnológico e desenvolvimento econômico, o mundo permanece amaldiçoado por uma praga que teve origem no pecado. Quando Adão cometeu o primeiro pecado, Deus disse: “maldita é a terra por tua causa” (Gênesis 3.17). Assim, uma mensagem clara do coronavírus é que o pecado é um problema maior do que a maioria das pessoas imagina. A pandemia exige que sejamos libertos da praga final do pecado — da morte e do julgamento — apelando para o perdão oferecido por Jesus através do sangue de Sua cruz. A resposta para a mensagem do coronavírus é Jesus Cristo, o único Salvador de toda a maldição do pecado.

Segundo, a pandemia do coronavírus é um convite para que todas as pessoas se voltem para Deus em oração e fé. Os cristãos se juntam aos nossos vizinhos na esperança de que nossas medidas de distanciamento social minimizem significativamente a pandemia e somos gratos pelas pessoas que heroicamente buscam a cura da doença. No entanto, o coronavírus nos deixou a mensagem de que nossos próprios esforços não são suficientes para nos salvar do terrível sofrimento. Sendo esse o caso, os salmos de lamento da Bíblia continuam a ser orações de fé. Utilizando o Salmo 6, Wright o cita para negar que haja uma resposta cristã à pandemia, mas o versículo imediatamente posterior ao lamento olha com fé para um Deus que responde a oração: “Volta-te, Senhor, e livra-me! Salva-me por causa do teu amor inabalável” (Sl 6.4).

O coronavírus nos entregou uma mensagem? Sim; o vírus nos lembrou que precisamos orar a Deus com fé. E a oração dá uma resposta às necessidades daqueles com mãos trêmulas e rostos chorosos, quando é oferecida em nome de Jesus, nosso Salvador: “o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração” (Sl 6.9).

Por: Richard D. Phillips. © Alliance of Confessing Evangelicals. Website: lecionario.com. Traduzido com permissão. Fonte: Does Christianity Have an Answer?

Original: O cristianismo tem uma resposta? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Jairo Rivaldo.