Os pastores devem tentar unir 2 igrejas que se dividiram?

Um dos momentos mais dolorosos e desoladores dos 80 anos de história da nossa igreja foi a divisão da igreja que ocorreu no início dos anos 80. O pastor da época levou metade da igreja e plantou outra igreja a apenas alguns quarteirões da nossa igreja. As divisões de igrejas são experiências muito infelizes e dolorosas sempre que acontecem, mas o que tornou esta divisão muito mais trágica foi a razão para a divisão.

Uma das principais questões que me disseram que causaram a divisão foi a discordância sobre os dons espirituais. É importante que percebamos que nossa igreja não é a primeira a ser dividida por causa dos dons espirituais, pois esta foi a razão pela qual Paulo escreveu uma parte da carta de 1 Coríntios à igreja de Corinto (1 Coríntios 12-14). Conforme as histórias, me dizem que a divisão em nossa igreja foi tão desagradável e dolorosa que até as famílias se dividiram.

Isso foi há 30 anos…

Embora estes dons possam dividir-se, Deus em sua graça soberana tem sua maneira de fazer o que Paulo diz aos Coríntios que estes dons devem realmente fazer – unir o povo de Deus. Depois que metade da igreja partiu, nossa igreja continuou e a igreja que se separou começou aquela nova obra logo abaixo da rua. Cerca de 5 anos atrás, o mais novo pastor daquela igreja e eu, na bondosa providência de Deus, nos tornamos amigos.

Começamos a discutir as histórias de nossas duas igrejas e nos perguntamos se agora tínhamos a responsabilidade de reunir essas duas igrejas novamente, já que elas se separaram por causa de algo que deveria uni-las. Determinamos por diferentes razões que trazer as duas igrejas de volta como uma só não seria a melhor coisa a fazer, mas decidimos ter um culto conjunto como um símbolo daquela unidade que supostamente deveria existir e que agora ainda poderia existir entre as nossas duas igrejas.

Há cerca de cinco anos, a igreja que se separou de nós veio a um culto conjunto de domingo de manhã em nossa igreja. O novo pastor daquela igreja e eu lideramos o culto e pedimos ao Don Whitney que viesse pregar. Foi um momento incrível. Vimos pessoas que não se viam há 25 anos se abraçarem e se reunirem. Continua a ser um momento alto para mim como pastor e para o meu ministério na nossa igreja.

A igreja que se separou de nós continuou a declinar e tudo o que restou foram alguns membros mais velhos e um grande edifício em grande parte inutilizado. Alguns meses atrás, a igreja que se separou de nós se uniu com uma igreja saudável e em crescimento na área. Esta igreja saudável tinha uma congregação jovem e próspera, internacionalmente diversa, mas sem pessoas mais velhas e sem edifício. A igreja que se separou de nós tinha alguns membros mais velhos e um prédio de bom tamanho. Como resultado, esta igreja que se dividiu de nós há mais de 30 anos não existe mais.

Agora ela é uma parte desta igreja que é uma igreja forte e saudável, liderada por um pastor fiel que está cuidando bem daqueles poucos membros idosos fiéis que ficaram. Agora todas essas pessoas, idosas e jovens, diversas de muitas maneiras diferentes, estão sendo unidas em torno de um amor por Cristo e um amor uns pelos outros. Que poderosa demonstração do evangelho e da bondosa providência de Deus ao seu povo.

Que as feridas continuem a sarar. Que estas igrejas nunca mais se dividam sobre o que devem as unir. Que o evangelho seja exposto na congregação multi-geração, multiétnica, que agora se encontra no mesmo lugar – logo na rua abaixo de nós.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Should pastors try to unite 2 churches that split from the other?

Original: Os pastores devem tentar unir 2 igrejas que se dividiram? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Filipe Castelo Branco.