Reabrindo sua igreja

Ansioso para reabrir sua igreja e se reunir novamente? Eu também. Todos nós estamos. Acredito que o princípio mais importante que toda igreja terá que considerar é como honrar os princípios de distanciamento social ordenados pelo Centro de Controle de Doenças e recomendados pelos representantes do estado e do governo. Para qualquer igreja se reunir novamente no domingo de manhã, cada igreja precisará começar, gradualmente, suspender essas restrições, conforme as circunstâncias permitirem.

Aqui está como nossos pastores têm se empenhado em aplicar esses princípios de maneira que todos que optarem por comparecer se sentirão seguros e com seu espaço pessoal respeitado.

O contexto da nossa igreja:

Somos uma igreja de 75 membros, com 60 a 70 participantes em um domingo normal. Mas temos um templo com capacidade para 300 pessoas. Isso significa que poderíamos nos encontrar no domingo de manhã e aplicar todas as práticas apropriadas de distanciamento social que nossas autoridades estaduais estão solicitando de nós. Com a intenção de honrar essas restrições, que assumimos que nos serão solicitadas quando as igrejas forem encorajadas a se reunir novamente, aqui estão algumas diretrizes que procuraremos aplicar no primeiro domingo:

  • Nosso principal objetivo é estarmos fisicamente juntos nas reuniões normais da manhã de domingo e nas reuniões mensais dos membros.
  • Não haverá escola dominical no começo.
  • Não haverá berçário e classe de crianças durante as reuniões da manhã ou as reuniões dos membros, até acharmos que é seguro fazê-lo.
  • Teremos marcações nos bancos para estabelecer os padrões de distanciamento social e para nos encorajar a nos distribuirmos pelo santuário.
  • Dedicaremos uma ala inteira dos bancos para aqueles com mais de 60 anos ou cuja saúde esteja comprometida, mas que desejam comparecer.
  • A ceia do Senhor será preparada por um diácono com a devida proteção.
  • A ceia do Senhor será administrada por dois diáconos usando a proteção adequada.
  • Dois diáconos passarão as bandejas de ofertas e servirão a ceia do Senhor. Mas ainda estamos considerando não passar nenhuma bandeja (estamos considerando um gazofilácio na parte de trás do templo para oferta e não celebrar a Ceia do Senhor, se necessário).
  • Entraremos e sairemos apenas pelas portas da frente (a entrada pelo salão social é somente para aqueles que precisam utilizar o elevador ou das escadas externas).
  • Pediremos a todos que considerem o distanciamento social enquanto estiverem no santuário, interagindo com outras pessoas, e também no estacionamento.
  • Uma máscara não é obrigatório, mas terá seu uso recomendado para aqueles que se enquadram na categoria mais vulnerável.
  • Solicitaremos a todos os pais que mantenham seus filhos com eles o tempo todo, antes e depois do culto, no espaço reservado à família. Gostamos de ver as crianças andando e passeando pelo santuário, se divertindo enquanto os pais conversam. No entanto, não poderemos começar assim quando nos reunirmos novamente, mas esperamos voltar a isso à medida que as restrições forem reduzidas.
  • Transmitiremos o culto no Facebook, ao vivo, para aqueles que ainda estão desconfortáveis ou para famílias preocupadas com crianças terem que ficar sentadas durante todo o culto.
  • Sabendo que crianças pequenas estarão no culto, reduziremos nosso o tempo, que normalmente dura 75 minutos para 50 a 60 minutos.
  • Somente os banheiros serão acessíveis fora da área do templo.
  • Vamos filas após a conclusão do serviço e sair pelas portas da frente.
  • Depois que todos saírem, uma equipe de limpeza desinfetará as áreas que utilizamos, deixando-as preparadas para o próximo domingo.

Sabemos que isso pode parecer um pouco exagerado, mas preferimos organizar e esclarecer algumas dessas restrições a voltar a reunir-nos mal preparados ou fazer com que algumas pessoas se sintam inseguras. Nosso objetivo é garantir que todos se sintam seguros e confortáveis para retornar.

Nossos pastores enviaram isso a toda a congregação e já obtiveram alguns feedbacks úteis que nos ajudarão a ajustar essas diretrizes à medida que nos aproximamos do domingo de reabertura.

Saudações,

Brian Croft

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Reopening your Church.

Original: Reabrindo sua igreja. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.