Como um pastor lida com o silêncio constrangedor das pessoas que ele visita?

Esta é uma pergunta que me veio de um pastor jovem e introvertido, que está lutando para saber como conversar com pessoas idosas quando ele vai visitá-las. Eu gostaria que mais e mais jovens pastores conhecessem suas fraquezas e desejassem crescer como esse jovem irmão. Porque acho que esta é uma luta crescente especialmente entre jovens pastores, aqui está a resposta que dei a esse irmão por seu questionamento:

Sou grato pela sua pergunta e por você desejar crescer nesta área. Eu sei que ser introvertido torna isso mais difícil. Antes de tudo, aprenda a se sentir confortável com o silêncio. Seja tentando conversar com uma pessoa idosa em sua casa ou ficar em pé na frente da igreja depois de ter feito uma pergunta desafiadora a eles enquanto liderava uma discussão, o silêncio pode ser bom. Se você aprender a não se sentir tão desconfortável com o silêncio, isso o ajudará a pensar no que dizer a seguir e a falar com mais clareza. Em segundo lugar, tudo o que é necessário para visitar os idosos é um esforço maior para aprender o que eles gostam e no que se alegram. Converse com os amigos da igreja mais próximos deles ou com seus familiares e descubra em que eles estão interessados, também pergunte a eles próprios sobre seus interesses. Eu tenho um viúvo idoso, veterano da Segunda Guerra Mundial, na casa dos oitenta anos e com problemas de saúde, mas que ainda tem uma mente incrível e ama história e política. Amo história e tolero a política, mas sempre faço perguntas, a ele, nessas duas áreas pois ele é um introvertido extremo, o que dificulta às vezes fazê-lo falar. No entanto, eu sempre amo minhas visitas a ele. É incrível como as pessoas saem da sua concha quando falam sobre o que sabem, amam e, o mais importante, pensam que você está interessado em ouvir. Espero que ajude. Lembre-se, quando você visita os idosos por nenhum motivo específico, além de passar um tempo com eles, isso já mostra uma enorme declaração de amor e carinho por eles. Não esqueça disso. Você pode estar preocupado com os momentos de silêncio constrangedor, enquanto eles simplesmente estão amando que você esteja sentado na sala deles.

Pastores, sigam a sugestão deste jovem irmão disposto a aprender. O silêncio constrangedor e os sentimentos desconfortáveis ​​que você tem ao tentar visitar seu rebanho em sua igreja não são razões justificáveis para parar de visitá-los e negligenciá-los. Esforce-se. Insista. Quando estivermos diante de Deus para relatar as almas confiadas a nossos cuidados (Hebreus 13:17), o constrangimento e o silêncio desconfortável serão uma desculpa imprudente para usar diante de nosso Pastor Principal.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: How does a pastor deal with awkward silence with visiting folks?

Original: Como um pastor lida com o silêncio constrangedor das pessoas que ele visita? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.