Como você ensina uma criança sobre: “O que é um pastor”?

Uma vez me pediram para dirigir-me a uma sala de aula cheia de crianças de quatro a seis anos e tentar explicar a elas o que um pastor é e faz. Aceitei, não porque senti que poderia fazer isso bem (longe disso), mas o desafio de fazer isso me intrigou. Como você ensina a um grupo de crianças de quatro a seis anos sobre o que um pastor é e faz? Isso é algo que qualquer pastor deve ser capaz de fazer. Então pastor, como você faria isso? Abaixo, descrevo meus esforços para explicar a tarefa de um pastor, na forma de acessórios que eu trouxe comigo para mostrar às crianças na aula, para que elas pudessem ver, tocar e fazer perguntas.

Bíblia

A tarefa de um pastor é ler, estudar e ensinar a Palavra de Deus ao povo de Deus. É também o que dita tudo o que um pastor acredita, vive e faz para cuidar dos outros.

Cruz

Uma cruz é o visual mais simples de entender o evangelho que um pastor prega e com o qual equipa a igreja. É também a maneira mais óbvia de falar sobre Jesus e sua pessoa e trabalhar de maneira que as crianças entendam.

Figura de alguém orando

Um pastor deve ser dedicado à oração e ao ministério da Palavra. A maneira mais fácil de retratar a oração, para crianças, parecia ser uma figura, que eu trouxe, que mostrava um homem de joelhos com as mãos cruzadas orando a Deus. Um pastor é especialmente dedicado a orar por sua família e pelas pessoas em sua igreja local.

Foto da família

Meu papel como pastor é primeiro pastorear minha esposa e filhos antes de me concentrar em alguém da minha igreja. Suas almas foram confiadas a mim por Deus da mesma maneira que minha congregação foi. Isso é tão importante que, se eu falhar nessa tarefa, sou desqualificado para ser pastor.

Estetoscópio

A maioria das crianças reconheceria um estetoscópio como aquele que o médico usa para cuidar de seus pacientes. Um pastor é semelhante a um médico de duas formas. Primeiro, também vamos ao hospital visitar pessoas doentes. Em segundo lugar, como o médico, cuidamos de pessoas doentes. No entanto, à medida que os médicos cuidam dos doentes físicos, cuidamos dos doentes espirituais cujos corações precisam ser curados do pecado.

Caneca de café

Sei que muitos de vocês podem discordar deste item, mas muito do que faço como pastor gira em torno de pastorear o rebanho sob a supervisão da dádiva celestial do “café”. Seja um bule de café que é colocado quando alguém chega em casa, uma reunião individual de discipulado realizada com uma xícara de café ou um importante sermão ou aconselhamento ininterrupto que ocorre em uma Starbucks local, o trabalho de um pastor (pelo menos o meu) muitas vezes gira em torno de café, chá, chocolate quente (contribuição dos meus seis anos de idade) ou alguma outra bebida hospitaleira de sua escolha (que é o que a caneca finalmente representa).

Espero que isso sirva como um guia para você, à sua própria maneira, comunicar às crianças o importante papel de um pastor e por que até esses pequenos devem ser gratos se tiverem um pastor fiel em suas vidas. Qualquer que seja a versão deste ensino que você criar … experimente primeiro em casa, com seu filho de seis anos, como eu fiz.

Quais acessórios você adicionaria à lista e por quê?

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: How do you teach a child, “What is a pastor?”

Original: Como você ensina uma criança sobre: “O que é um pastor”? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.