O alto custo do pecado sexual

Transcrição do áudio

Fé trabalhando

Estou tentando explodir a doutrina que diz que “a batalha pela obediência é opcional, porque somente a fé é necessária para a salvação”. Isso é muito complicado, a forma como as palavras são usadas aqui. Aqui está a minha resposta: A batalha pela obediência é absolutamente necessária para a salvação, porque é a luta da fé. A batalha pela obediência é absolutamente necessária para chegar ao céu, porque é a batalha contra a incredulidade. É a luta da fé.

Não existem duas batalhas, uma para se salvar por um único ato de fé e a outra para coletar recompensas pelas obras. Existe apenas uma batalha. É aquela que faz você começar, é a que faz você chegar lá, e é a luta da fé, não das obras. A fé é o que corta a raiz da cobiça, vergonha desconcertante, ansiedade, luxúria, inveja e mais seis antes de terminarmos este ano. Há uma guerra, e é a guerra da fé.

A Raiz da Luxúria

Vamos para o versículo 5, e tentarei demonstrar para vocês porque acho que este texto ensina que a causa raiz da luxúria é a descrença. O versículo 5 diz: “[tome uma esposa, ou, controle seu corpo], não com o desejo de lascívia (luxúria), como os gentios que não conhecem a Deus”. Agora, você vê o que isso implica na raiz da luxúria? Não conhecer a Deus é a causa raiz da luxúria. Não conhecer a Deus é a causa raiz da luxúria.

Agora, o que isso significa? Vamos pensar sobre isso. De que tipo de conhecimento ele está falando? Você se lembra o quanto os demônios sabiam no ministério de Jesus? Você se lembra que em Marcos 1.24, Jesus entra em uma sinagoga. Há um homem lá com um espírito maligno. Jesus está pronto para expulsar esse espírito maligno, e da boca daquele homem possuído por demônios vêm as palavras: “Bem sei quem és: o Santo de Deus!” Nem os discípulos sabiam disso. Você percebe o quanto os demônios sabem, o quão preciso e amplo é o conhecimento que eles têm de Deus sobre muitas coisas? E ainda assim eles fervem de luxúria.

Portanto, não é esse o tipo de conhecimento que está sendo dito aqui. Você pode encher sua cabeça com conhecimento teológico e ir direto para o inferno. Eu costumava ir a reuniões teológicas profissionais. Lembro-me de uma em Saint Louis – e Saint Louis tem algumas ruas de exploração sexual bastante nojentas e terríveis. O que esses homens que ensinam teologia nas universidades de todo o país fizeram! Não há conexão entre o mero conhecimento intelectual – o mero conhecimento intelectual – e o poder da piedade.

Conhecimento que liberta

Então, o que o versículo 5 quer dizer quando diz: “Quando vocês entram desejo de lascívia (luxúria), agem como os gentios que não conhecem a Deus”? É um tipo diferente de conhecimento. É o conhecimento descrito em 2 Coríntios 4.6, onde diz: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” É o conhecimento da grandeza de Deus, seu esplendor, sua glória, sua beleza, seu poder, sua sabedoria, sua justiça, sua bondade e sua verdade. É um conhecimento que te humilha, vence você e te segura.

Esse é o conhecimento de Deus que é muito diferente do mero conhecimento intelectual. É o conhecimento que você não tem quando diz “Ho, ho” durante o refrão do Aleluia. É o conhecimento que você não tem quando se queixa à beira do Grand Canyon ao pôr do sol: “vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem,” (Mt 13.13). É o conhecimento que você tem quando se parece com Lídia, a quem o Senhor acabou de abrir o coração para dar atenção à glória de Deus na face de Jesus Cristo no evangelho (At 16.14). É o conhecimento que vence, prende, humilha, arrebata, ilumina, encanta. É o conhecimento da fé, certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. (Hb 11. 1).

Esse é o conhecimento que liberta da luxúria, o conhecimento que é fé. É um conhecimento tão real e precioso, tão satisfatório para sua alma que, quando qualquer atitude, emoção, pensamento ou dependência ameaçar diminuir sua capacidade de ter e desfrutar desse conhecimento, você luta como se sua própria vida estivesse ameaçada, porque na verdade está.

Você se lembra de 1 Pedro 2.11? “Amados, exorto-vos, … a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma”.  Sua vida está em risco dependendo da maneira como você luta contra seu inimigo chamado luxúria.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The High Cost of Sexual Sin.

Original: O alto custo do pecado sexual. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.