Ame! Preparando-se para ser esposa

Ao falarmos sobre casamento, a primeira palavra que vem em nossa mente é AMOR, ou poderia ser. Ao pensar em preparações para o casamento, para ser uma esposa, não há como não falar de amor. Então, como se preparar para ser esposa? Eu lhes recomendo que AME!

Ame a Deus em primeiro lugar

A isto ele respondeu:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Lucas 10.27

Este é um mandamento, uma ordem e uma solução. Ao amarmos ao nosso Senhor e Criador em primeiro lugar, colocamos nossas prioridades em ordem. Nos protegemos para que o casamento e o marido não se tornem ídolos para nós.

Amar a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento vai te ajudar a ter contentamento nos dias difíceis, quando seu egocentrismo quiser falar mais alto. Pode te ajudar a ser submissa quando seu coração rebelde quiser que somente a sua vontade seja feita. Honrar a Deus com nosso amor pode nos preservar do egoísmo e de acharmos que somos o centro do relacionamento, nos ajudando a destronar o nosso ego e dando a Deus o seu devido lugar.

Amar a Deus em primeiro lugar implica em obedecer a sua Palavra e ser submissa ao seu marido,que se tornará o líder do seu lar. Implica em auxiliá-lo da melhor maneira sem querer competir com ele, sem desonrá-lo e sem manipulá-lo.

Amar a Deus em primeiro lugar implica em ser fiel ao marido que Deus te deu e ter olhos somente para ele. Significa honrar o laço matrimonial porque foi o próprio Deus que o estabeleceu.

Implica em ter seu tempo com Deus, investir em seu crescimento espiritual e no conhecimento da Palavra. Implica em ter o Salvador Jesus como seu modelo e imitá-lo para que dia após dia você possa crescer em santidade.

Ame a Deus em primeiro lugar. Deus é amor. Ele é fonte de amor e é o verdadeiro amor. Amando a Deus em primeiro lugar você terá condições de amar verdadeiramente aos outros.

Ame ao seu esposo como você se ama

Parece fácil, mas não é. Me lembro dos meus dias de noivado. Cada boa noite no telefone era celebrado como sendo um dia a menos distante um do outro, até que não precisaríamos mais falar boa noite a distância. Que ansiedade boa!

A vontade de estar junto só é superada pela vontade de ter as coisas do nosso jeito. E assim que as manias diárias são expostas, nosso coração começa a se contorcer. Não precisa ser algo grave. Basta um copo deixado no lugar errado para nos tirar do sério e fazer com que o nosso coração bata menos alegre por aquela pessoa. Neste momento de descompasso, ame.

Acorde todos os dias com o propósito de amar. Não espere que isto brote do seu coração, nosso coração não é naturalmente fonte de amor por outros, infelizmente. Por mais que eu ame meu cônjuge, pais e filhos, meu amor por mim mesma é muito maior do que o meu amor por eles, é triste, mas é verdade.

Amar ao próximo não faz com que eu me ame menos, mas ajusta meu amor idólatra por mim mesma. Quando eu amo, eu me doo, me comprometendo a cuidar e zelar por outros.

E eu disse que não é fácil, pois esperamos o mínimo em troca. O mínimo de respeito, de ajuda, de reconhecimento, de doação da outra parte, de demonstração de carinho, etc. Na verdade, não é mínimo, esperamos muito em troca. E geralmente esta expectativa (que é alta demais) não é alcançada, trazendo frustrações, decepções e desgastes. E então o que você faz? Propõe-se a amar, dispõe-se a amar.Levanta-se da cama e segue amando.

Terão dias em que você vai pensar (e eu espero que seja só pensamento): “Quer seu café? Quer uma camisa limpa e passada? Vá lá e faça, você tem mãos também.” Pensamos assim porque somos pecadoras, a luta entre carne e espírito é constante em nossos corações. Entretanto, são estes os dias em que devemos parar de nos ouvir e passar a servir mais, abafando a voz do nosso ego e do nosso orgulho.

Está sem ânimo para fazer o bem? Pois então, vá e sirva da melhor forma possível, assim Deus trabalha em nós, nos ajudando a crescer e sair da casca de merecimento que temos (aquela casca sentimental que nos envolve e que fala bem alto: “eu mereço ser bem tratada”). Nos esquecemos de que já somos muito bem tratadas, nos esquecemos de que Deus nos faz cada dia mais à imagem de Cristo, que se doou diariamente para que vivamos eternamente. Este é o melhor tratamento que podemos desejar.

Outra maneira de você amar seu esposo como você se ama, é exortando-o. Exortar é uma forma de demonstrar amor. Portanto, se você perceber que seu marido precisa de exortação, faça-a em amor, com palavras cuidadosas, palavras edificantes e que transmitam graça. Você pode ser instrumento de Deus para a correção dele e vice-versa. Por sermos a pessoa mais próxima dos nossos esposos, temos condições de alertá-los e exortá-los de maneiras que outras pessoas podem ter dificuldades.

Ter a liberdade de exortar um ao outro traz cumplicidade ao relacionamento, traz mais união e confiança. Eu me sinto segura ao lado do meu esposo, somos amparo um para o outro, eu me sinto a vontade para trazer assuntos e ideias para sua aprovação, pois confio que ele me ajuda a crescer em maturidade e sabedoria.

Ter a liberdade de exortar um ao outro não gera competição nem insegurança, muito pelo contrário, faz nossa cumplicidade como irmãos na fé crescer. Pois tem um relacionamento entre nós (meu esposo e eu), entre vocês (seu esposo e você) que nunca vai terminar: a irmandade em Cristo. São laços eternos e preciosos!

Portanto, ame, doe-se, cuide e exorte seu marido. Vocês são um, quando você cuida dele, você cuida de você também.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” 1 João 4.7-9