Esposa, ame seu lar, mas não idolatre sua casa

Ame ao seu lar, não necessariamente a sua casa

Recém-casada tem aquela ideia, aquele sonho de ter uma casinha arrumadinha, com florzinha na mesa e com cheirinho de frescor pelo ar. Porém, a realidade pode ser um pouco diferente, a vida muito mais corrida e menos arrumada do que gostaríamos que fosse.

É tão fácil ficarmos frustradas com as coisas que dão erradas dentro de casa, que esquecemos de apreciar o que dá certo, ou o que é mais importante.

A casa só tem valia se ela cumpre seu papel de abrigar os que nela habitam. A sua casa tem que ter a sua cara, ser do seu jeito, agora é sua vez de ter um lugar pra chamar de seu. E não me refiro necessariamente a ser um lugar próprio, não tem nada de errado em pagar aluguel, me refiro ao lar onde nasce esta nova família.

Tenha prazer em arrumar sua casa, em decorá-la, mas que isto seja funcional e com o propósito de servir, se coisas ficarem fora do lugar porque estão sendo bem usadas, então louve a Deus!

Certas expectativas que temos, nos escravizam mais do que nos fazem servir. Desejar ter tudo sempre em ordem pode ser prejudicial. Lembremo-nos do exemplo de Marta e Maria (leia Lucas 10.38-42). Eu não consigo imaginar todas as coisas que se passavam na cabeça de Marta naquele dia, pois ela sabia quem estava em sua casa, Maria também sabia, era o Messias. Marta agitava-se de um lado para outro fazendo coisas e preocupada com as tarefas do lar, seu objetivo era ser uma boa anfitriã, mas o custo disto ela queria colocar sobre Maria que escolheu ter comunhão com o convidado. Na ânsia de servir bem e de ser hospitaleira, Marta se lembrou apenas do trabalho e permitiu que isto se sobrepusesse à comunhão, ela esqueceu do principal. Ela se esqueceu do convidado! Cristo não a exortou por estar fazendo as tarefas de seu lar, ele a exortou por isto ser a única coisa que ocupava seu pensamento.

Nosso trabalho no lar tem de estar a serviço da comunhão, e não em detrimento dela. Se trabalhamos o tempo todo para manter tudo arrumado, mas não desfrutamos de momentos em que aproveitamos desta casa, então estamos valorizando mais a casa do que o lar.

O lar é o que é vivo, é a família, são os momentos juntos, os planos, as risadas com os acidentes na cozinha. A casa dá abrigo ao seu lar.

Arrumação e limpeza tem um papel importante no seu dia a dia, porém é para nossa família que devemos trabalhar em prol de ter cada coisa em seu lugar, com isto não quero dizer que tudo tem de estar 100% arrumado sempre (isto é impossível!).

É importante conversar com seu marido sobre como vocês podem juntos tornar o lar mais aconchegante para a família. Não faça as coisas em casa esperando reconhecimento, esperando que ele note os detalhes. Muitos homens realmente não notam. Muitas vezes precisamos mostrar-lhes o que foi mudado, mas precisamos cuidar para que isto não seja pura vaidade do nosso coração. É preciso sondar o coração para saber se o que você está fazendo dentro de casa tem a função de servir outros ou apenas para seu próprio louvor.

A casa onde vocês moram ou irão morar é apenas uma construção, ela pode passar, pode ruir ou vocês podem mudar. O lar é quem vai com você, quem você ama, quem você terá um relacionamento eterno em Jesus.