Uma pessoa pode beber ou fumar e ser cristã?

Versão em Português

Versão Legendada

Transcrição do vídeo

Eu não encorajo a fumar ou a beber, mas alguns amigos pensam que fazer uma dessas coisas é sinal de não ser cristão. O que você diz?

Bem, não podemos traçar uma linha reta de beber e fumar a não ser cristão, pois não somos salvos por não fumar ou por não beber. Somos salvos por confiar em Jesus Cristo. Então talvez essa seja a resposta mais curta do dia.

Isso não significa que não devemos nos preocupar com a vida das pessoas. O que quero dizer é que há perigos na bebida e no fumo, os quais não são exatamente os mesmos. Mas há, e se você ama as pessoas e se preocupa se elas estão vulneráveis a esses perigos, então você pode falar sobre isso.

Então não é simplesmente: “deixe fazer o que quiserem, pois eles não são salvos por isso”. Seria um tipo de antinomianismo. Ao invés disso, o fruto do Evangelho importa. O fruto do Evangelho muda as pessoas. Ele mudará o modo que lidam com a bebida e com a nicotina. Seria uma situação bem estranha se alguém quisesse defender a nicotina como um fruto do Espírito Santo.

Mas eu quero dar espaço às pessoas para conquistar o hábito, especialmente logo após a conversão, se a pessoa precisa de certo espaço para trabalhar nisso e reconhecer por si o que é prejudicial.

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm”, e um cristão imaturo nem sempre vê o que convém e o que é prejudicial, e o que pode ter efeitos de longo prazo.

Mas a resposta curta e necessária é: você jamais deve traçar uma linha reta, ou uma conclusão imediata, de que alguém que bebe e fuma não é um cristão.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: If a Person Drinks or Smokes, Does That Mean They’re Not a Christian?

Original: Uma pessoa pode beber ou fumar e ser cristã? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.