Por que tirei férias de meu ministério durante um mês inteiro?

Como muitos de vocês sabem, eu tenho três responsabilidades ministeriais. Sou pastor sênior da Auburndale Baptist Church, fundador e diretor do Ministério Practical Shepherding e agora dirijo o Mathena Center for Church Revitalization no The Southern Baptist Theological Seminary. Os rigores desse ato de malabarismo me deixaram profundamente cansado, com um cansaço que eu percebi que não seria remediado por alguns dias de folga.

Eu precisei me afastar completamente com o propósito de descansar e fazer uma profunda reflexão, necessária em várias áreas da minha vida. Tirei todo o mês de folga. Desconectado de todo ministério, incluindo mídia social. Não foi um ano sabático, mas sim férias de um mês inteiro. Nós apenas ficamos em casa. Aqui estão dez áreas que eu senti necessidade de abordar durante este tempo:

1) Descanso prolongado: Como aprendi a descansar melhor e com mais eficiência, preciso de mais tempo para fazê-lo. Também descobri que deixar a igreja por somente uma semana permitia que as outras duas responsabilidades ocupassem meu tempo. Eu precisava de um descanso prolongado para as todas as três áreas do meu ministério. Quando percebi que o mês de julho era a melhor época para me afastar das três atividades eu escolhi esse mês.

2) Família: O mês de julho foi a melhor oportunidade para ver minha esposa e filhos e passar mais tempo com eles, o que eu não teria durante o período letivo. Foi muito divertido sair com eles este mês, estar por perto para ajudar minha esposa a conciliar a vida familiar e ter algum tempo de qualidade com ela.

3) Trabalho pessoal da alma: Quando a alma de um pastor está cansada, ele não é tão eficaz em seu ministério. Ele também, devido ao cansaço, vive em perigo de cair em padrões e decisões destrutivas em sua vida. Senti essa fadiga e vulnerabilidade e experimentei uma urgência de me afastar. Eu precisava fazer tudo o que fosse necessário para abraçar minha identidade em Cristo, apenas repousar em sua graça e ser lembrado de que isso é o suficiente para mim. Fiz um trabalho de alma muito focado e intencional, durante este mês, que se mostrou muito útil para me preparar para voltar e andar com Jesus mais de perto enquanto procuro servi-lo em meu ministério.

4) Alimentação: Ocupação e estresse são uma combinação brutal que me faz cair em maus hábitos alimentares. Eu percebi que precisava de uma profunda reflexão nesta área para reorganizar como eu estava comendo, porque eu estava comendo daquela forma, e como isso estava fazendo com que eu não tivesse sucesso em meus esforços para alcançar um peso mais ideal pelo qual venho trabalhando há bastante tempo.

5) Exercício físico: Tenho o compromisso de me exercitar e ir para a academia, mas o que eu estava fazendo na academia, e por que, precisava ser avaliado. Este mês permitiu que eu aumentasse minha consistência e avaliasse como posso continuar nessa prática quando voltasse ao trabalho.

6) Mídias sociais: Só porque as mídias sociais são parte do ministério, não significa que estejamos isentos de desenvolver hábitos e padrões ruins e prejudiciais à saúde. Eu me desconectei do Twitter, Facebook e de todas as outras mídias sociais durante o mês. Aprendi alguns hábitos ruins. Foi uma reflexão importante que me deixou com uma consciência maior dos limites que preciso colocar em minha vida ao entrar neste domínio após meu retorno.

7) Ler para se divertir: muito do que faço agora é estudar, ler, escrever e ler outros livros para dar recomendações e feedback. Eu gosto dessa parte do meu ministério, mas me deixa com pouco tempo e energia mental para ler e me divertir à noite. Pude ler bastante este mês, tudo para me divertir e curtir. Isso aguçou minha mente e mexeu com minha alma. Lembrei-me do quanto sentia falta e de como preciso descobrir como incorporar isso à minha rotina diária. Isso havia se perdido em meio à minha ocupação.

8) Diversão: eu preciso me divertir. Eu preciso rir e desfrutar de outras pessoas fora do contexto do ministério. Eu o fiz. Joguei golfe e tênis. Gostava de sentar ao sol, na piscina, com minha esposa. Saí com alguns amigos que não têm nada a ver com meu ministério. Assisti a todos os três filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit com minha filha do meio porque … porque eu podia, ela queria e eu tinha tempo para isso. Diverti-me com minha esposa comendo fora e saindo com meus filhos. Fomos ao cinema por $ 5 por dia. Fui lembrado de como fazer coisas divertidas, e tê-las presentes na minha vida é muito vivificante e uma fonte de alegria para mim.

9) Avaliação do ministério: A melhor maneira de avaliar nossos ministérios não é considerá-los enquanto trabalhamos intensamente no meio deles, mas fazê-lo quando podemos nos afastar deles, desapegar um pouco emocional e mentalmente, para ver como ele está, verdadeiramente, indo. Eu volto para o meu mundo ministerial com uma perspectiva melhor de onde estou em cada um deles, como preciso crescer, como preciso liderar melhor e como preciso seguir em frente com fidelidade.

10) Silêncio: O silêncio costumava me atormentar por causa de sofrimentos anteriores em minha vida. Depois de um importante trabalho e cura da alma nos últimos anos, o silêncio agora dá vida. Eu preciso disso diariamente. A vida de um pastor é cheia de pessoas e problemas para resolver e o silêncio é facilmente eliminado. Eu me certifiquei de ter momentos de silêncio na natureza, sozinho. Silêncio sentado no meu deck no fundo da casa, com uma xícara de café, ouvindo os pássaros cantando. Silêncio para orar. Silêncio para ouvir. Silêncio para ler a palavra de Deus e experimentar a graça de Deus.

Pastores, eu compartilho tudo isso primeiro para meu próprio benefício pessoal, enquanto avalio meu tempo livre. Mas também escrevo com a esperança de motivá-lo a ver sua própria necessidade como pastor por este tipo de tempo prolongado em que você pode se afastar de todas as pressões desgastantes do ministério. Lembre-se de que você deve ser proativo e assertivo para aproveitar esse tempo e cuidar bem de si mesmo. Outros não lutarão por este tempo por você. Você precisará lutar por isso. Eu o fiz. Eu precisava disso. Posso dizer que, ao deixar este mês para trás, valeu a pena lutar.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Why did I take the whole month of July off from all ministry?

Original: Por que tirei férias de meu ministério durante um mês inteiro? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.