A humildade era sua força secreta

Charles Simeon (1759–1836)

Em minhas decepções e desânimos pastorais, encontrei grande poder de perseverança mantendo diante de mim a vida de uma pessoa que superou grandes obstáculos, em obediência ao chamado de Deus, pelo poder da graça de Deus.

Eu precisei dessa inspiração de outro século, porque sei que sou, em grande parte, uma criança do meu tempo. E uma das marcas predominantes de nossos tempos é a fragilidade emocional. Ela paira no ar que respiramos. Nós nos machucamos facilmente. Nos culpamos facilmente. Nos quebramos facilmente. Nossos casamentos acabam facilmente. Nossa fé se rompe facilmente. Nossa felicidade se quebra facilmente. Ficamos desanimados facilmente e parece que temos pouca capacidade de sobreviver e prosperar diante de críticas e oposição. E se pensamos que não somos filhos de nosso tempo, vamos simplesmente nos testar para ver como reagimos quando as pessoas rejeitam nossas ideias, rejeitam nossos bons esforços ou interpretam mal nossas melhores intenções.

Todos nós precisamos de ajuda aqui. Estamos cercados e fazemos parte de uma sociedade de desistentes emocionalmente frágeis. O espírito de nossa época está demais em nós. Precisamos passar tempo com os tipos de pessoas cujas vidas provam que existe outra maneira de viver. As Escrituras dizem: sejam “imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hb 6.12). Portanto, quero exaltar, para nossa inspiração e imitação, a perseverança paciente de Charles Simeon.

Ressuscitado com Cristo

Charles Simeon nasceu em 24 de setembro de 1759. Seu pai era um advogado rico, mas não crente. Não sabemos nada sobre sua mãe. Ela provavelmente morreu cedo, de modo que ele nunca a conheceu. Dos sete aos dezenove anos, frequentou o primeiro internato da Inglaterra, o Royal College of Eton. A atmosfera era irreligiosa e degenerada de muitas formas. Olhando para trás na vida, ele disse que ficaria tentado a tirar a vida de seu filho em vez de deixá-lo ver o vício que ele mesmo vira em Eton.

Aos 19 anos, ele foi para o King’s College na Universidade de Cambridge, e nos primeiros quatro meses Deus o trouxe das trevas para a luz. Em janeiro de 1779, o reitor anunciou que Simeon deveria comparecer à Ceia do Senhor. Simeon estava apavorado. Ele sabia o suficiente para temer que era muito perigoso tomar a Ceia do Senhor como um incrédulo ou hipócrita. Então ele começou a ler desesperadamente e a tentar se arrepender e se tornar melhor. Ele finalmente leu o livro Bishop Wilson on the Lord’s Supper (O Bispo Wilson na Ceia do Senhor). Com a aproximação do Domingo de Páscoa, algo maravilhoso aconteceu. Aqui está sua própria narrativa:

“Na Semana da Paixão, enquanto eu lia o Bishop Wilson on the Lord’s Supper, encontrei a seguinte expressão– ‘Que os judeus sabiam o que eles faziam, quando transferiam seus pecados para a cabeça de sua oferta.’ O pensamento veio à minha mente: O quê, posso transferir toda a minha culpa para outra pessoa? Deus providenciou uma oferta por mim, para que eu colocasse meus pecados sobre sua cabeça? Então, se Deus quiser, não vou suportar meus pecados nem mais um minuto.

A sua esperança aumentou gradualmente ao longo do resto da Semana da Paixão até que, na manhã de Páscoa, “Acordei cedo com aquelas palavras no meu coração e lábios: ‘Jesus Cristo ressuscitou hoje! Aleluia! Aleluia!’ A partir daquela hora, a paz fluiu em rica abundância em minha alma” (Charles Simeon, 25–26).

Vigário indesejado

Nos três anos seguintes, Simeon frequentemente caminhava pela Trinity Church em Cambridge, ele nos diz, e disse a si mesmo: “Como eu me alegraria se Deus me desse aquela igreja, para que eu pudesse pregar o Evangelho lá e ser um arauto dele na Universidade” (Charles Simeon, 37). Seu sonho se tornou realidade quando o Bispo Yorke o nomeou “coadjutor responsável” (sendo apenas ordenado como diácono na época). Ele recebeu a designação e pregou seu primeiro sermão na Trinity Church em 10 de novembro de 1782. Ele encontrou oposição e dificuldade desde o início.

Os paroquianos não queriam Simeon. Eles queriam o assistente do cura, Sr. Hammond. Simeon estava disposto a renunciar, mas então o bispo disse-lhe que, mesmo que recusasse a nomeação, Hammond não seria nomeado. Então Simeon ficou – por 54 anos! E aos poucos – muito gradualmente – superou a oposição.

A primeira coisa que a congregação fez em rebelião contra Simeon foi se recusar a deixá-lo ser o palestrante da tarde de domingo. Este segundo culto de domingo estava sob a responsabilidade deles. Por cinco anos, eles atribuíram a palestra ao Sr. Hammond. Então, quando ele saiu, em vez de entregá-lo ao pastor de cinco anos, eles o deram a outro homem independente por mais sete anos. Finalmente, em 1794, Simeon foi escolhido conferencista. Assim, por doze anos ele serviu a uma igreja que era tão resistente à sua liderança que não o deixava pregar nas tardes de domingo, mas contratou um assistente mantendo-o afastado.

A segunda coisa que a igreja fez foi trancar as portas dos bancos nas manhãs de domingo. Os proprietários dos bancos se recusavam a vir e a permitir que outros se sentassem em seus bancos pessoais. Simeon arrumou assentos nos corredores e cantos às suas próprias custas. Mas os guardiões da igreja os tiraram e jogaram no cemitério. Quando ele tentava fazer uma visita de casa em casa, dificilmente uma porta se abria para ele. Essa situação durou pelo menos dez anos. Os registros mostram que em 1792 Simeon obteve uma decisão legal de que os proprietários não podiam trancar seus bancos. Mas ele não a usou. Ele permitiu que seu ministério constante e implacável da palavra, oração e testemunho comunitário gradualmente superassem a resistência.

Desprezado em sua própria universidade

Como os alunos iam para a Trinity Church, eles tinham preconceito contra o pastor pela hostilidade da congregação, e por anos ele foi manchado por todos os tipos de boatos. Os alunos de Cambridge zombavam de Simeon por sua pregação bíblica e sua posição inflexível como evangélico. Os estudantes que foram convertidos e despertados pela pregação de Simeon logo foram condenados ao ostracismo e ridicularizados. Eles eram chamados de “Sims” – um termo que durou por toda a caminhada até a década de 1860 – e sua maneira de pensar era ridicularizada sendo chamada de “Simeonismo”.

Mas mais difícil de suportar do que os insultos dos alunos era o ostracismo e a frieza de seus colegas na universidade. Um dos bolsistas da universidade programou aulas de grego no domingo à noite para evitar que os alunos fossem ao culto de Simeon. Em outro caso, a um dos alunos que admiravam Simeon foi negado um prêmio acadêmico por causa de seu “Simeonismo”. Às vezes, Simeon se sentia totalmente sozinho na universidade onde morava. Ele relembrou aqueles primeiros anos e escreveu: “Lembro-me de uma vez em que fiquei bastante surpreso quando um membro de minha própria faculdade se aventurou a caminhar comigo por um quarto de hora no gramado diante do Clare Hall; e por muitos anos, depois que comecei meu ministério, eu era ‘como um homem de presságio’, devido à escassez daqueles que mostravam qualquer respeito pela religião verdadeira ”(Charles Simeon, 59).

A Raiz mais profunda de resistência

Por décadas, Simeon respondeu à provação e ao sofrimento de maneiras que os humanos comuns não respondem. Algo mais estava em ação aqui do que um mero homem. Como Simeon suportou suas provações por tanto tempo sem desistir ou ser expulso de sua igreja?

Havia inúmeras estratégias bíblicas de resistência. Ele manteve diante de si, por exemplo, um forte senso de sua responsabilidade, perante Deus, pelas almas de seu rebanho. Ele aprendeu a receber repreensão e a crescer com ela. Ele viu o sofrimento como um privilégio de carregar sua cruz com Cristo.

Mas também havia uma raiz que era mais profunda do que qualquer estratégia particular de resistência. É totalmente diferente do conselho que recebemos hoje. Handley Moule capta a essência do segredo da longevidade de Simeon nesta frase: “’Antes da honra está a humildade’, e ele vinha ‘crescendo para baixo’ ano a ano sob a severa disciplina da dificuldade encarada da maneira certa, o caminho da comunhão íntima e adorável com Deus” (Charles Simeon, 64). Essas duas coisas eram a pulsação da vida interior de Simeon: crescendo em humildade e crescendo em comunhão íntima e adorável com Deus.

Crescendo para baixo

O que é notável sobre a humilhação e a adoração no coração de Charles Simeon é que eram inseparáveis. Simeon era totalmente diferente da maioria de nós hoje, que pensa que devemos nos livrar de uma vez por todas dos sentimentos de vileza e indignidade o mais rápido possível. Para ele, a adoração só crescia no solo recém-arado da humilhação pelo pecado. Então ele realmente trabalhou para conhecer sua verdadeira pecaminosidade e sua corrupção remanescente como cristão.

“Tenho continuamente tido um senso de minha pecaminosidade que me afundaria em total desespero, se não tivesse uma visão segura da suficiência e disposição de Cristo para me salvar totalmente. E, ao mesmo tempo, tive uma sensação de minha aceitação por meio de Cristo que iria sobrecarregar meu pequeno casco [ou seja, o navio], se eu não tivesse lastro suficiente no fundo para afundar um navio de tamanho comum. (Charles Simeon, 134)

Ele nunca perdeu de vista a necessidade do pesado lastro de sua própria humilhação. Depois de ter sido cristão por quarenta anos, ele escreveu: “Há apenas duas coisas que sempre desejei contemplar nestes quarenta anos; uma é minha própria vileza; e a outra é a glória de Deus na face de Jesus Cristo: e sempre pensei que elas deveriam ser vistas juntas” (Memoirs of the Life of the Rev. Charles Simeon, 518).

Se Simeon estiver certo, grande parte do cristianismo contemporâneo está errado. E não posso deixar de me perguntar se uma das razões pelas quais somos emocionalmente emborcados com tanta facilidade hoje – tão vulneráveis a ventos de crítica ou oposição – não é a que, em nome do perdão e da graça, jogamos o lastro ao mar. O barco de Simeon fez muita água. Mas estava estável e no curso, e os mastros estavam mais altos e as velas maiores e mais cheias do Espírito do que a maioria das pessoas hoje que falam mais de autoestima do que de auto-humilhação. Na verdade, ele fugiu para se refugiar no lugar de onde muitos hoje tentam tanto escapar.

‘Meu Lugar Adequado’

Por ocasião do quinquagésimo aniversário de seu trabalho na Trinity Church, olhando para trás, para seus muitos sucessos, ele disse: “Eu amo o vale da humilhação. Sinto que estou no meu devido lugar” (Charles Simeon, 159–60). Por quê? Por que essa humilhação evangélica é um lugar de felicidade para Simon? Ouça os benefícios que ele vê neste tipo de experiência:

“Enquanto continuamos neste espírito de autodegradação, tudo o mais continuará facilmente. Devemos nos encontrar avançando em nosso curso; devemos sentir a presença de Deus; experimentaremos seu amor; viveremos no desfrute de seu favor e na esperança de Sua glória. . .. Você frequentemente sente que suas orações mal chegam ao teto; mas, oh, entre neste espírito humilde considerando quão bom o Senhor é, e quão mal vocês são, e então a oração subirá nas asas da fé para o céu. O suspiro, o gemido de um coração partido, em breve irá do teto ao céu, sim, ao próprio seio de Deus”. (Charles Simeon, 137-38)

Minha conclusão é que o segredo da perseverança de Charles Simeon foi que ele nunca jogou ao mar o pesado lastro de sua própria humilhação pelo pecado, e que isso ajudou a manter seus mastros eretos e suas velas cheias de espírito de adoração. Conforme Simeon crescia em humilhação, ele crescia em adoração e alegria – até o fim. Enquanto estava morrendo em outubro de 1836, um amigo sentou-se ao lado de sua cama e perguntou no que ele estava pensando naquele momento. Ele respondeu: “Não estou pensando agora; estou desfrutando” (Charles Simeon, 172).

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Humility Was His Secret Strength.

Original: A humildade era sua força secreta. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.