Um blog do Ministério Fiel
A providência e a soberania de Deus são a mesma coisa?
Neste verão, você, pastor John, terminou um livro sobre a providência de Deus, que deve ser lançado daqui a um ano. Às vezes, eu digo que é um livro sobre a soberania de Deus, o que leva a uma pergunta de Massiel, da República Dominicana.
“Olá, pastor John! Eu estava procurando por definições sobre a soberania e a providência de Deus e não pude realmente achar uma definição que me faria entender a diferença entre os dois termos. Você poderia, por favor, explicá-la? Elas são sinônimos? Como você definiria cada uma dessas verdades gloriosas?”
Realidade em alta definição
Essa é uma pergunta excelente, e logo a responderei muito especificamente. Mas, primeiramente, é importante dizer algumas palavras sobre definições e, em específico, definições de palavras que não são usadas na Bíblia. Providência não é uma palavra que se acha na Bíblia. Nesse sentido, ela é semelhante às palavras Bíblia, Trindade, discipulado, evangelismo, exposição, aconselhamento, ética, política, carismáticos.
Nenhuma dessas palavras está na Bíblia, e isso mostra que a realidade para a qual as palavras apontam é mais importante do que as próprias palavras, embora as palavras sejam preciosas e indispensáveis — e, neste caso, estejam na Bíblia, inspiradas e dadas por Deus. Elas são as palavras inspiradas de Deus, mas apontam para a realidade. E essa realidade pode estar tão entretecida nas Escrituras, que é proveitoso ter uma palavra que exponha os fios da realidade — uma palavra que pode não estar na Bíblia.
Ora, qual é a implicação disso em relação às definições sobre as quais estou sendo indagado? Bem, visto que providência não é usada em um texto bíblico específico, não há nenhum determinante bíblico para a sua definição, seu significado. Não podemos dizer: “A Bíblia define providência desta maneira”. Só poderíamos dizer isso se Bíblia usasse realmente a palavra providência.
Sempre que alguém pergunta: “O que isso significa?” O que providência significa? O que justificação significa? O que fé significa? Sempre que você pergunta o que alguma coisa significa, tem de haver um significador — alguém que atribui o significado — para que o significado tenha validade e você possa dizer que ela significa isto ou aquilo. Portanto, se o significador não está presente nos escritores da Bíblia, então, quando eu uso a palavra providência, tenho de atribuir-lhe um significado. Eu sou o significador; e isso é o que eu faço no primeiro capítulo de livro sobre providência. E não lhe atribuo um significado arbitrário. Se você fizer isso, ninguém o entenderá. Você tem um significado que não é compartilhado por outras pessoas, porque escolheu um significado que é tão extraordinário que não faz sentido para ninguém. Por isso, tento ficar bem perto do que outros significadores quiseram dizer com a palavra providência na história da igreja. Mas eu escolho realmente o significado.
Ora, você pode perceber a implicação disso quando tentamos falar sobre a opinião da Bíblia referente a providência, visto que a Bíblia não usa a palavra. A implicação é que a questão diante de nós — nas conversas sobre o significado de providência e em meu livro — não é o significado da palavra providência. Eu escolho um significa que uso em meu livro e escolherei um aqui porque você me perguntou. A questão é esta: a realidade que eu vejo na Bíblia e chamo providência está realmente na Bíblia? Essa é a questão. Permita-me repeti-la: a realidade que eu vejo e descrevo em meu livro e que chamo providência está realmente na Bíblia?
Não há nenhum objetivo em discutir se a palavra providência é a melhor palavra para descrever a realidade. Isso é relativamente insignificante. O que é realmente importante é se há na Bíblia — e no universo — uma realidade que corresponde à minha descrição do alvo, natureza e extensão da providência de Deus.
Deus todo-poderoso, Provedor todo-bom
Aqui estão as minhas respostas para a sua pergunta, Massiel. Não, soberania e providência não são a mesma coisa. A soberania de Deus é seu direito e poder de fazer tudo que ele decide fazer. Jó 42.2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Mas observe que nessa definição de soberania nada se refere à sabedoria ou aos planos de Deus. Refere-se apenas a direito e poder: tu tens o direito e tu tens o poder de fazer o que decides fazer. Quando ele decide fazer algo, ele o faz, e ninguém pode impedi-lo. Isso é soberania.
Para tornar soberania um conceito cristão, e não somente filosófico, temos de introduzir outros elementos que sabemos sobre Deus com base na Bíblia, como sabedoria, justiça, retidão e graça. Mas providência inclui o que soberania não inclui. Providência, conforme eu uso a palavra e a maioria dos cristãos tem usado, é soberania a serviço de propósitos sábios. Ou poderíamos dizer que providência é soberania sábia e intencional. Visto que o propósito de Deus é tão essencial à sua providência, gasto umas 150 páginas esclarecendo o que a Bíblia identifica como o propósito de Deus.
Não é muito útil tentarmos determinar o significado de uma palavra como providência por investigarmos sua etmologia — a história de suas partes: pro–vidência. Porque a palavra latina original pro-vide ou –vide é ambígua. Pode significar “prever” ou “ver para”. E temos em inglês uma expressão idiomática “see to that”. Essa é uma expressão idiomática interessante, não é? O que ela significa? Significa “tomar os passos para assegurar que algo aconteça”.
De fato, acho que essa é uma das paráfrases mais proveitosas dos atos da providência de Deus. É Deus cuidando de tudo. Absolutamente tudo que precisa ser feito para realizar seus propósitos, Deus cuida para que isso aconteça. Isaías 46.10: “Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade”. Em outras palavras, “Eu cuidarei disso”. Cuidar disso — pro-vide. “Eu proverei. Cuidarei para que todas as coisas trabalhem juntas em direção aos alvos que tenho para o mundo”.
De sua mão paternal
Permita-me terminar com um exemplo histórico que penso ser excelente. É a Pergunta 27 do Catecismo de Heidelberg. A data é 1563.
Pergunta 27. O que é a providência de Deus?
Resposta. É o poder onipotente e onipresente de Deus, pelo qual, como que por sua mão, ele sustenta o céu e a terra, com todas as criaturas, e os governa de tal modo, que ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e estéreis, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza, todas as coisas não nos vêm por acaso, mas de sua mão paternal.
Este é um bom resumo da providência de Deus: soberania sábia e intencional.