Eu deveria conduzir esta cerimônia de casamento?

Sempre me perguntam sobre as circunstâncias que envolvem os casamentos. O que torna permitido ou não realizar um casamento nesta ou naquela situação? Estou bem ciente de que existem fortes opiniões e divergências vivas sobre se um pastor evangélico deve casar cristãos, não cristãos e tudo o mais. Certamente com as decisões recentes, o debate não termina aí. Então você tem que determinar se é sábio casar dois cristãos “nesta circunstância em particular” em oposição a “aquela circunstância em particular”.

Aqui está meu esforço para servir nesta discussão e tentar responder às ligações regulares e e-mails que recebo, que se acumulam sobre este assunto. Ele vem na forma desses limites sugeridos que eu defini dentro desses três modelos comuns:

1) Um cristão se casar com um não-cristão

A maioria concorda, assim como eu, que isso não é permitido nas Escrituras, nem é sábio. Embora muitos de nós conheçamos exemplos disso, em que o outro cônjuge é eventualmente convertido, eu nunca encorajaria um cristão a se casar com um descrente, portanto, nunca encorajaria um pastor a conduzir um casamento onde um cristão se casasse com um não cristão.

No entanto, se você estiver, (como eu estou), pastoreando um cônjuge cristão casado com um descrente, 1 Pedro 3.1-6 é uma palavra poderosa sobre o assunto para eles.

2) Um cristão se casar com um cristão

O cenário ideal para um pastor é casar dois cristãos de sua igreja, aqueles que ele conhece bem, é capaz de dar aconselhamento pré-matrimonial adequado e, então, pastoreá-los durante os primeiros anos de casamento. As coisas ficam complicadas, e é necessário sabedoria e discernimento, quando dois cristãos pedem que você os case, mas eles não estão ligados a uma igreja local, nem ligados a um pastor que tenha assumido a responsabilidade por eles.

Independentemente do cenário, se você casar dois cristãos, a cerimônia precisa ser vista como um culto de adoração onde o Evangelho é pregado e você conhece as vidas desse homem e dessa mulher, bem o suficiente, para ensinar a eles, naquele momento público, e exortá-los a mostrar o amor de Cristo por sua igreja por meio da maneira como eles se relacionam (Ef 5.22-33).

Se um casal estiver vivendo em pecado evidente, habitual e impenitente (como viver juntos e ser fisicamente íntimos), isso seria uma razão para proibir a realização da cerimônia, pois, nesse caso, não posso sustentar e recomendar, a estas testemunhas públicas, apoiar e sustentar publicamente suas vidas como cristãos professos.

3) Um não cristão se casar com outro não cristão

Este é o que muitos gostam de debater. Tudo o que direi é que se você decidir casar dois não-cristãos, acho que a garantia bíblica vem de Gênesis 2, visto que o casamento é uma instituição da criação na qual Deus é glorificado quando está de acordo com seu desígnio (um homem e uma mulher ), embora não cumpra o propósito redentor final de Deus (Ef 5.22-33).

Se a sua consciência permite que você case dois não-cristãos, certifique-se de que o casamento não seja conduzido como um culto de adoração, mas simplesmente uma cerimônia que permite que você, um pastor, junte-se a esse homem e essa mulher com as testemunhas presentes. Essa também pode ser uma oportunidade estratégica de pregar o Evangelho, mas eu faria essa parte do acordo com a noiva e o noivo antes de me comprometer em casá-los.

OK, aí está. Não odeie. Esses são apenas alguns limites gerais, que usei no passado, que me ajudaram a discernir tantas situações particulares, caso a caso, para determinar se minha consciência poderia casar um casal, ou se seria mesmo sábio fazê-lo.

Lembre-se apenas de que você não deve se sentir forçado a fazer nenhum casamento, independentemente da pressão que possa estar sentindo da família ou dos membros da igreja. Se você está preocupado se duas pessoas devem se casar, ouça sua consciência, permita que as Escrituras o oriente e busque o conselho de outros pastores que, possivelmente, caminharam no mesmo lugar que você ousa pisar … uma decisão de casamento complicada e obscura.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Should I conduct this wedding?

Original: Eu deveria conduzir esta cerimônia de casamento? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.