Sucesso bíblico

O que significa ter sucesso? Normalmente pensamos que o sucesso envolve alcançar objetivos pessoais e profissionais específicos – prosperar financeiramente, ser respeitado pelos colegas, criar uma família sólida e assim por diante. Medimos o sucesso em termos de receber honras, chegar ao topo, ser admirado, ficar rico ou ser notado. Enquanto isso, fracasso significa ser pobre ou insignificante, ser impopular ou antipático ou ser objeto de vergonha. Mesmo no ministério, muitas vezes classificamos “sucesso” como uma congregação grande ou em rápido crescimento, combinado com uma reputação de bom pastor ou pregador, enquanto “fracasso” significa um rebanho pequeno ou encolhendo ou tendo que deixar uma igreja por causa de dificuldades ou diferenças sobre a direção.

Diferentes aspectos dessa definição de sucesso são avaliados de forma diferente por pessoas diferentes, é claro. Uma pessoa pode ter tudo financeiramente, mas ainda assim se sentir uma fracassada porque lhe falta popularidade, a única coisa que realmente importa para ela. Outro pode parecer não ter nada e ainda assim se sentir bem-sucedido porque alcançou seus objetivos em uma área diferente. Na vida da igreja, existem pastores de grandes igrejas que não se sentem bem-sucedidos porque invejam a situação daqueles, cujas igrejas são ainda mais proeminentes, enquanto alguns dos que pastoreiam pequenos rebanhos se sentem contentes em buscar amar aqueles a quem Deus colocou sob seu pastoreio. “Sucesso” e “fracasso” são avaliações altamente subjetivas de nosso próprio status e dos de outras pessoas ao nosso redor.

No entanto, os seres humanos são julgadores extremamente pobres de sucesso e fracasso. Por outro lado, frequentemente usamos as varetas de medição erradas. As pessoas que julgamos como de “sucesso” – os ricos, os poderosos, os influentes e os atraentes – não recebem nenhuma adulação especial no reino de Deus. Enquanto isso, aqueles que consideramos fracassados ​​- os pobres, os quebrantados e as pessoas sem importância – costumam ser aqueles por quem parece que Deus tem uma preocupação especial. De acordo com Jesus, é possível ganhar o mundo inteiro – ter sucesso em quase todos os padrões humanos – e ainda assim falhar na vida porque você perde sua alma no processo (Mt 16.26). Ao mesmo tempo, Jesus declara que é possível perder todos os seus bens, relacionamentos e status, e ainda assim ter sucesso no que realmente importa – seu relacionamento com Deus (Mc 10.28-30).

Além disso, muitas vezes fazemos julgamentos prematuros. Julgamos com base nas aparências presentes, avaliando as pessoas como se soubéssemos o resultado de sua história. Na realidade, o fim da história não será contado neste mundo, mas no mundo vindouro, onde alguns, que agora são os primeiros, (“bem-sucedidos”) serão os últimos, enquanto outros que agora são julgados os últimos (“fracassados”) serão os primeiros no reino de Deus (Mc 10.31). As medidas de sucesso no reino invertido de Deus não são as mesmas da época atual.

É claro que a sabedoria bíblica não muda simplesmente a sabedoria convencional invertida, de modo que agora os pobres e humildes são automaticamente considerados bem-sucedidos, enquanto qualquer pessoa com riqueza ou posição social é imediatamente dispensada. Certamente há pessoas na Bíblia que usaram sua riqueza ou posição elevada com sabedoria, como José ou Daniel. Mesmo em um ambiente pagão, esses homens serviram ao Senhor fielmente no mais alto nível de governo. Da mesma forma, José de Arimateia usou sua riqueza para fornecer um túmulo para Jesus depois de sua crucificação (Mt 27.57-59). Porém, mais do que riqueza ou posição, o que esses homens tinham em comum era que serviam, em primeiro lugar, ao Senhor e ao seu reino, com os recursos que ele lhes dera.

Isso é certamente o que significa ter sucesso de uma perspectiva bíblica. No lugar de servir aos objetivos de nossos próprios reinos pessoais, sejam eles quais forem – conforto, aprovação, dinheiro e assim por diante – a pessoa de sucesso coloca o reino de Deus em primeiro lugar. Ele está disposto a desistir de qualquer uma dessas coisas, se elas atrapalharem o serviço a Deus, ou usá-las para Deus como recursos pelos quais ele é um mordomo que um dia será chamado a prestar contas (ver Mt 25.14-30). O mordomo de sucesso não é aquele a quem são confiados mais recursos, de qualquer tipo. É o mordomo que é fiel com os recursos que lhe foram confiados (Mt 25.21).

Portanto, a pessoa a quem foi confiada uma casa grande deve estar perguntando como essa casa pode ser um recurso para o reino, talvez hospedando eventos da igreja ou hospedando missionários visitantes. A pessoa com dons comerciais deve usá-los com sabedoria para construir um negócio que beneficie seus clientes e a comunidade, bem como a si mesmo. A pessoa que sabe falar deve fazê-lo de maneira a edificar as pessoas: isso pode incluir pregar – para aqueles que são chamados para essa obra – mas também pode ser uma palavra amável para uma jovem mãe em dificuldades ou um adolescente perdido. Existem muitas maneiras, de servir ao reino de Deus, que escapam à atenção de muitos ao nosso redor, mas, ainda assim, constituem sucesso.

Um aspecto do sucesso que facilmente escapa à nossa atenção é estar enraizado e alicerçado na Palavra de Deus. Isso, de acordo com o Salmo 1, é uma característica chave de pessoas bem-aventuradas (“abençoadas”). Essas pessoas se deleitam na Palavra de Deus, meditando nela dia e noite, ponderando a sabedoria das leis de Deus, bem como a beleza do Evangelho (Sl 1.2). Eles também serão sábios em seus relacionamentos (v. 1). Esses indivíduos florescem como uma árvore bem regada, com folhas verdes e frutos abundantes na estação (v. 3). Essas pessoas resistirão na prova final, o dia do julgamento (vv. 5-6). Isso não significa que seja fácil identificar essas pessoas na era atual. O escritor do Salmo 73 quase tropeçou ao ver a prosperidade dos iníquos, que pareciam florescer enquanto pessoas piedosas lutavam (ver vv. 2-4). Ele também precisava desenvolver uma perspectiva de longo prazo que vislumbrasse o destino final dos dois grupos (vv. 17-20).

Claro, nenhum de nós pode realmente atingir esse padrão de sucesso. Qual de nós realmente tem prazer na Palavra de Deus dia e noite? Na maioria das vezes, somos facilmente distraídos por coisas de muito menor valor e importância, seja a Internet, livros, filmes ou televisão. Qual de nós é realmente fiel aos dons que recebemos, seja nosso tempo, nossos talentos ou nosso tesouro? Nós desperdiçamos oportunidades de fazer o bem aos outros, enquanto gastamos uma quantidade excessiva dessas coisas conosco e com nosso próprio bem-estar. Julgados pelo padrão da Palavra de Deus, todos somos considerados fracassados, servos inúteis, merecedores de ser lançados nas trevas exteriores (Mt 25.30).

No entanto, a beleza do reino de Deus é que o sucesso não é necessário para podemos entrar. A porta está aberta para fracassados ​​e pródigos, para aqueles que desperdiçaram seus recursos (que na verdade eram recursos de Deus, o tempo todo) em banquetes e vida turbulenta – ou, em alguns casos, na acumulação miserável de coisas com as quais poderíamos ter ricamente abençoado outros. Esta é uma boa notícia para nós, pois em vez de buscar primeiro o reino de Deus, nossos corações frequentemente valorizam coisas terrenas – coisas que enferrujam, amassam e estragam – em vez das coisas que são de valor eterno. Temos buscado reputação pessoal e aclamação enquanto ignoramos as reivindicações da glória de Deus em nossas vidas e nossos bens.

Por esse motivo, precisamos desesperadamente do sucesso que Jesus Cristo conquistou em nosso favor. Não parecia um sucesso pela lógica regular deste mundo. Ele deixou os corredores da glória celestial e nasceu em um estábulo em uma comunidade atrasada à margem do mundo civilizado. Ele foi o mentor de um pequeno grupo de discípulos que constantemente discutiam entre si sobre quem era o maior, mas não conseguiam entender seus ensinamentos mais simples. No final, todos eles abandonaram Jesus e fugiram, em alguns casos negando que o tivessem conhecido. Então ele foi crucificado na cruz, a punição reservada para os criminosos mais hediondos e desprezados. Este não é o tipo de currículo que o mundo considera como “sucesso”.

Em tudo isso, no entanto, Jesus buscou o reino de seu Pai acima de seus próprios interesses, dando sua vida por aqueles que eram seus. Ele valorizava a Palavra de Deus em seu coração e se deleitava em sua comunhão com o Pai. No final de seu sofrimento, Ele entregou seu espírito nas mãos de seu Pai, confiante de que o preço que pagou alcançaria seus objetivos. Depois de três dias, ele ressuscitou triunfantemente e ascendeu ao céu, onde seu nome, agora, é exaltado acima de todo nome. Um dia, todos os joelhos se dobrarão diante dele e reconhecerão que ele é a verdadeira medida do sucesso.

Como resultado, todos aqueles que estão unidos a Cristo estão ligados para sempre à sua glória. A medida de nosso sucesso não pode ser definida pelo que realizamos aqui na terra; já foi definido pelo fato de que estamos em Cristo. É isso que nos liberta para gastarmos a nós mesmos, e tudo o que temos, para o serviço do reino de Cristo. E é isso que também nos livra de sermos esmagados pela culpa de nossas falhas passadas e presentes em tomarmos nossa cruz e segui-lo. Quer eu “tenha sucesso” ou “falhe” – seja qual for o padrão – no final das contas nada disso conta. O que conta é o fato de que Cristo foi bem sucedido, em meu lugar. Minha única esperança e orgulho não está em minha fidelidade, mas no fato de que, quer eu seja rico ou pobre, proeminente ou obscuro, fraco ou forte, meu fiel Salvador me amou e se entregou por mim. Esse é todo o sucesso que eu – e qualquer outra pessoa – vamos precisar.

Neste livro, Dave Harvey elucida o significado da palavra ambição, que é pré-concebida como negativa pela maioria das pessoas, e ensina que é possível o cristão desenvolver uma ambição piedosa, a fim de utilizá-la em favor da glória de Deus. Dessa forma, Dave exorta o leitor a desviar-se de ambições más, que buscam a glória do eu, e o incentiva a almejar uma ambição que agrada a Deus e anda lado a lado com a humildade.

Confira

 

Por: Iain Duguid. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Biblical Success.

Original: Sucesso bíblico. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.