A Semente, a Raiz, a Flor, o Fruto

Há muitas analogias na Bíblia sobre agricultura, elas nos permitem imaginar o mundo invisível do qual participamos e que não podemos entender com nossos olhos. Essa pedagogia de Jesus de nos ensinar por analogias e por parábolas nos ajuda a entender o seu ensinamento.

Jesus, a Raiz de Davi[i], nos prende à sua própria imagem, a raiz é a parte da planta que dá firmeza, segura a planta ao solo, mas que também suga da terra o alimento e o distribui a toda a planta. Então quando estamos enraizadas em Cristo nosso alimento vem dele. Alimento com nutrientes perfeitos.

Alimento é algo essencial para a vida, Cristo é nosso pão, o bendito Pão da Vida[ii]. Ele nos sacia a fome e temos tanta fome, e tantas vezes comemos e nos saciamos com alimentos para nosso organismo produzir energia física e nos movermos. Na mesma proporção precisamos comer diariamente para que o nosso espírito ganhar a boa energia do céu para exercitar a vida d’alma. Nossa vida no Espírito não é diferente de nossa vida física, assim como temos fome fisicamente, temos fome em nosso espírito, mas pela graciosa providencia de Deus, o Pão da Vida está disponível, gratuitamente, não precisamos trabalhar para comer desse pão, nem tão pouco pagar por ele, apenas estender as nossas miseráveis mãos e, como mendigos, receber o nosso bocado, o suficiente para nos saciarmos hoje, porque amanhã teremos fome de novo, e de novo estará disponível o Pão da Vida, Eterno, Infinito, Javé-Jirê, o Senhor Proverá. A fome por Deus é uma divina benção, quando não temos fome não buscamos alimento para nos saciarmos, mas assim como nosso organismo sente fome e procura comida, nosso espírito sente necessidade da comunhão com o Espírito Santo e temos aquela fome por Deus que nos coloca de joelhos a clamar por sua bendita presença que nos alimenta a mente e engorda nosso coração com o seu farto amor. O Bom Pastor nos leva para pastos verdejantes, para as fontes das águas, nos dá descanso e refrigério. Ele é Bom, ele é o Pastor, ele é Deus, seu Deus e meu Deus, o nosso Senhor.

Jesus não é apenas a raiz e o pão, ele é a semente[iii], incorruptível. E a Semente da vida morreu para que nos pudéssemos viver. Somos habitação de Deus. O Deus Eterno veio morar conosco! Oh, maravilhosa graça! Emanuel. Vivemos da semente[iv] incorruptível, a Semente Eterna, derramou-se sangue e água na terra dos mortais, morreu no meu lugar e no seu lugar, morte cruenta, para que tivéssemos vida, vida nova, vida boa e nova. Refrigério.

Jesus é a Videira. A Videira Verdadeira. A Videira dá vida. Enxerta os ramos selvagens, corta os ramos secos, improdutivos para que os ramos bons possam produzir mais e mais. A produção não depende dos ramos, os ramos só podem produzir frutos porque estão na Videira, porque Jesus disse:  ­- Sem mim nada podeis fazer. E frequentemente nos esquecemos que dependemos do alimento que vem da Raiz, da seiva que sobe para nos dar vida. Mas além de sermos enxertados pela graciosa providencia de Deus, somos escolhidos por ele, ah, quem é esse que nos escolhe, busca e transforma? Ele é Deus! Ele é o Deus Fiel! Ele nos escolhe para irmos adiante com aquela nobre missão de fazer discípulos, porque ele disse que nos escolheu para darmos frutos! Louvado seja o Senhor que nos escolheu para trabalhar, para sermos embaixadoras do Reino e não apenas espectadoras vendo a vida passar pela janela dos dias.

Jesus é, simultaneamente, Semente, Raiz, Pão e também o Jardineiro[v], o Agricultor[vi] que semeia, e faz toda a vida brotar, crescer, vicejar, florir, frutificar.


[i] Apocalipse 22.16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

[ii] João 6.35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

[iii] Lucas 8.11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.

[iv] 1Pedro 1.23 Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

[v] Gênesis 2.8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado

[vi] João 15.1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.