O Deus Eterno

EL OLAM[i]

“Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, Deus Eterno.” Gênesis 21.33

A Bíblia descansava em cima de meus joelhos, uma brisa fresca e suave percorria a sala. O cachorrinho descansava da caminhada matinal enquanto olhava atentamente para o portão, vigiando solenemente os transeuntes. Manhã ordinária de uma semana que inaugurava a Primavera.

Ali naquela manhã o Senhor me disse que ele é ETERNO. Assim despreocupadamente ele implantou em meu coração a eternidade de sua essência. Uma alegria inundou meu peito, alegria que estava esquecida. A segurança e a paz que podemos sentir quando pensamos que essa pessoa eterna, Deus, não é como um homem, que tem princípio e fim, que nasce, vive e morre e que sentiremos falta dessa pessoa, saudades, tristeza profunda de não podermos mais desfrutar de bons momentos na presença dessa pessoa. Não, Deus não tem fim, ele estará sempre, por toda a eternidade, presente na sua e na minha vida.

Assim como não tem nascimento nem morte, não tem princípio ou fim de dias, Deus não chega e, em algum momento, parte para outro lugar, não, Deus não vai embora como um homem pode deixar outro homem, como um filho pode deixar um pai, ou como um pai pode abandonar sua família. Deus não tem início nem fim, ele não nos deixa órfãos como uma mãe pode morrer e deixar órfãos seus filhos. Não, Deus não é assim, porque ele é eterno, ele está sempre conosco, ele esteve conosco antes, está agora e sempre, sempre e sempre estará.

“Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Apocalipse 1.8

O Deus que não teve nascimento, não terá morte, que não teve início, nem terá fim, que não chegou nem vai partir. Deus é o EU SOU o QUE SOU, não é o eu fui nem o eu serei. DEUS É.

“Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou.” Êxodo 3.14a

O Deus Eterno, existe desde sempre, não tem sucessão de dias, não recebe nada em acréscimo ao que ele era antes. Deus possui cada momento simultaneamente.

Um pastor Puritano chamado Charnock pregava em seus sermões:

“Em sua essência, [Deus] não é hoje o que não era antes e não será amanhã e no próximo ano o que não é agora. Todas as suas perfeições são em cada momento absolutamente perfeitas nele, antes de todas as eras, depois de todas as eras.”[ii]

Em Deus não existe nem passado nem futuro, apenas o presente, por isso ele vê e conhece todas as coisas ao mesmo tempo.

Nós podemos desfrutar da eternidade de Deus, mas não podemos ser eternos como ele é, esse é um atributo que somente Deus em sua perfeição pode ser.


[i] Em hebraico: Deus Eterno

[ii] Trecho de Teologia Puritana, Joel Beeke e Mark Jones, Editora Vida Nova