Jesus não é um programa de fim de semana

Transcrição do vídeo

“Piper, sei que você prega e defende a satisfação em Deus. Entendi. Mas você tem que sempre bater na mesma tecla: satisfação?” Você não pode apenas dizer que a essência interior da adoração… É ter Cristo como um tesouro maior do que tudo no mundo? Esquece o ‘satisfação’. Por que insistir nessa palavra emocionalmente pesada?”

Você pode perceber que minha opinião sobre isso é forte. Duas razões. A primeira: Estar satisfeito em Cristo está implícito… em dizer que ele é seu maior tesouro. E quero insistir nisso. Quero abrir seu coração e colocar isso nele. Ou fazer entrar em seu cérebro, e depois em seu coração. Eu gostaria muito que vocês sentissem o que sinto agora, e cressem no que creio, isto é, se você disser, e você deve dizer se for um cristão, que Cristo é seu maior tesouro.

Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe, ou seu filho, ou sua filha, mais do que a mim não é digno de mim.” Ponto! Você não é cristão se ama sua mãe, seu pai ou seus filhos mais do que ama Jesus. E esse é um amor afetivo, não é um dever, não é um sacrifício, e sim uma afeição. O que sente por seus filhos? “Eu amo meus filhos.” Sim, você deve; mas a Jesus, 10 mil vezes mais. E, se você não o ama mais do que isso…

Então, minha primeira razão para usar a palavra “satisfação” é porque ela força essa questão. Ela força pessoas que estão dispostas a usar o linguajar de “tesouro”, ou “compromisso”, ou “crença”… enquanto seus corações buscam outras coisas. Basta observar a vida dessas pessoas… Jesus é um programa de fim de semana. A semana inteira, o que veem na TV, o que fazem… Simplesmente não tem nada a ver com deleitar-se em Deus. Nada!

Eu não encorajo essas pessoas a pensar que são cristãs. O meu compromisso de vida é falar a respeito da Bíblia de tal forma que falsos cristãos sintam que são falsos. Assim, os falsos podem ser salvos. Muitas igrejas estão apenas os mimando, constantemente os protegendo. “Vai ficar tudo bem, ele é um Deus de amor.”

Eles nem são cristãos! Seus corações não foram renovados, amam outras coisas mais do que Cristo. Acham que por ir à igreja, assinar um cartão, por fazer algumas coisas, estão bem com Deus. Eu converso com muitas pessoas assim. É minha primeira razão. Está implícito nesse linguajar de fé, nesse linguajar de tesouro, que você está satisfeito em Jesus mais do que tudo.

Eis minha segunda razão. Uma revisão do sermão dessa manhã. Lembra a parábola de um verso? “O reino do céu é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem esconde, depois de achá-lo. Então, em sua alegria, vai e vende tudo que tem, e compra aquele campo.” Você pode pensar… que seria um tanto contraditório e estranho… se alguém vendesse tudo que tem para obter o Reino, mas não o fizessem em alegria… Isso acontece. Acontece.

“Diga-me o que fazer.”

“Venda algumas coisas.”

“Entendi. Quanto devo vender?”

“Bem, para Zaqueu, metade… Para jovem rico, tudo.”

“Entendi.”

Não é o que Jesus diz! Quando o reino dos céus toma conta de você, e quando o Rei é revelado no governo desse reino, como o tesouro escondido no campo, você não somente vende suas coisas, mas fica feliz em vender todas as suas coisas. É o que diz aqui. Não sei por quanto tempo, talvez 22 anos, eu li esse versículo e não me atentei a essa pequena expressão… “em sua alegria… vai e vende tudo que tem.” Vendeu suas coisas por Jesus sem alegria? Muitos ascetas no mundo caminham para o inferno. Sentam no topo de estátuas por 30 anos, deixam tudo que possuem… Não é o que Jesus diz.

Então, eu uso a palavra “satisfação” para fazer disso algo inevitável. Estou fechando a saída do jeito que posso para que você não escape disso. Estou fechando a porta para todos que dizem: “Você não precisa se sentir satisfeito em Deus, desde que ele seja seu tesouro.” Isso é absurdo! Deus sabe e você também. “Tesouro” pode significar qualquer coisa, é só uma palavra sem seu coração. “Eu te amo mais.” “Você é mais precioso.”

Resumindo: A essência interior da adoração é experimentar Cristo, e tudo que Deus é para nós nele, como um tesouro que nos satisfaz mais do que tudo que a morte pode tirar e a vida pode nos dar. Essa é a essência da adoração. Ser um cristão é nascer de novo para isso. É o que ocorre ao tornar-se cristão. Seu coração deixa de preferir o mundo e passa a preferir Cristo. É o significado do novo nascimento, bem como da salvação.

Viver a vida cristã, em todas as suas formas práticas, é agir baseado nisso. E onde as pessoas não agem baseadas nisso, não creio que suas ações sejam frutos de justiça.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Jesus Is Not a Weekend Thing.

Original: Jesus não é um programa de fim de semana. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.