O namoro online é bom para os cristãos?

Transcrição do áudio

Um ouvinte do podcast pergunta o seguinte: “O namoro cristão on-line é uma boa maneira de conhecer um futuro cônjuge, se você não conhece ninguém de uma família de sua igreja?”

A questão bíblica aqui não é como você se encontra, mas com quem se casa. Vamos deixar isso claro e depois vou passar para a outra parte.

Casamento no Senhor

“A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.” (1Co 7.39). Portanto, um cristão não é livre para se casar fora do Senhor. Ou 2 Coríntios 6.14,15: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; … que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que união, do crente com o incrédulo”?

O que me entristece é ver quantos crentes ficam tão envolvidos emocionalmente com os incrédulos que jogam fora suas convicções ou as manipulam para ver a outra pessoa como um crente quando, na verdade, ela não é. Então, deixe-me tornar isso um pouco mais claro. Um crente maduro não quer que seu cônjuge apenas professe algum credo ou esteja disposto a ir à igreja. O que ele quer não é apenas um casamento minimamente cristão, mas um casamento verdadeiramente cristão. E um casamento cristão é descrito assim em Efésios 5. 22-25: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, … Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

Bem, o que isso significa é que uma mulher cristã não procura um homem que apenas tem uma cruz tatuada no ombro, mas um homem que está pronto para morrer diariamente no chamado sacrificial de liderar um lar. “O amor como o de Cristo, que amou a igreja e se entregou por ela”. E um homem cristão não procurará uma mulher que apenas use uma cruz em volta do pescoço, mas alguém que esteja disposta a morrer quando se submeter à liderança dele, confiando em Cristo. Tanto o marido quanto a esposa estão envolvidos em constante abnegação, ao viver a beleza do casamento cristão.

Jesus disse: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lc 14.27). O homem ou a mulher cristã que deseja se casar com um seguidor de Jesus deve procurar um cônjuge que já aprendeu o que é morrer para si mesmo em lealdade a Jesus.

Casamento e Internet

Agora, de volta à Internet. Você está circulando por aí. Se você souber o que está procurando da maneira que tentei descrevê-la, acho que você pode descartar muitos perdedores usando a Internet. Não vai demorar muito para aprender no Facebook, no Twitter e nos blogs se tal pessoa é apaixonada por Jesus ou se Jesus é uma marca incidental no ombro ou uma bugiganga no pescoço.

Então, se o contato prosseguir, existem ótimas perguntas a serem feitas. E escrevi cinquenta delas – perguntas que os casais devem fazer – os tipos de coisas que realmente revelam com o que as pessoas estão comprometidas. E elas podem ser solicitadas pela Internet, antes mesmo de vocês se encontrarem.

Então, aqui está a minha resposta: Tudo bem, para mim, conhecer alguém online e aprender o máximo possível sobre essa pessoa. Recentemente, conheci vários casais que disseram que se conheceram online e que estão casados hoje. Ambos são cristãos maduros. Eu não tenho nenhum problema com isso. A grande questão é a seguinte: você é maduro o suficiente para discernir um cônjuge digno? Concentre suas energias para se tornar nesse tipo de pessoa.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is Online Dating Good for Christians?

Original: O namoro online é bom para os cristãos?  © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.