Afinal, a mulher de Provérbios 31 é uma utopia?

Um dos textos mais aplicados, desenvolvidos, consagrados, lidos e escritos sobre e para mulher é o de Provérbios 31. Às vezes até sentimos que há um exagero ao redor dele, como se outros livros da Bíblia não tratassem do papel, direitos, deveres e exemplos de mulheres. Mas, aqui estamos novamente a falar deste texto enriquecedor, intrigante e encorajador, pois ele realmente o é.

Se olharmos para o começo do capítulo (recomendo que você leia o capítulo inteiro), vamos ver que são palavras do rei Lemuel, que lhe ensinou sua mãe. Talvez seja um detalhe que não tenha percebido antes. São recomendações maternas a este rei, que talvez fosse ainda bem jovem quando as recebeu. Recomendações de procedimento, de administração e de qual tipo de mulher ele deveria procurar para casar-se.

Os versos de 10 a 31 são um acróstico no original, cada verso começa com uma letra do alfabeto hebraico, que tem 22 letras. Isto pode nos ajudar a entender o texto como uma poesia e não como uma descrição de alguém, necessariamente.

Há quem diga que esta mulher cumpre o papel de várias mulheres, há quem diga que é a descrição de uma mulher em várias fases de sua vida, há quem diga que ela é uma utopia e há quem diga que devemos segui-la fielmente.

Não posso discordar do bom exemplo e recomendações que este texto nos traz. Se eu discordasse destas recomendações, então as outras exortações que Provérbios me traz também poderiam ser descartadas, tais como o uso da língua ou disciplina de filhos. Mas não fazemos isto, certo?

Porém, o que traz louvor a esta mulher não é o quê ou o quanto ela faz, mas a quem ela teme. No verso 30, vê-se que ela teme ao Senhor, este é o grande diferencial desta mulher e tem de ser o nosso. Pois, se nosso temor estiver em ser como esta mulher e dar conta de todas as tarefas como ela faz, por medo de não nos acharem virtuosas ou por receio de não termos valor, então estaremos em busca de agradar pessoas e não a Deus.

Minha preocupação não pode estar em ser parecida com ela. Se Cristo é meu alvo, minha preocupação tem de ser com ele. E então estas qualidades irão surgir naturalmente: serei confiável (vs 11), benigna (vs 12), servil, produtiva, benevolente (vs 20), meu marido não terá vergonha de minhas atitudes (vs 23), agirei com modéstia, terei palavras sábias e boas, cuidarei da minha casa sem preguiça, tudo como resultado de temer ao Senhor e querer ser mais parecida com ele a cada dia.

Ao buscarmos nosso valor e identidade nos padrões do mundo, perdemos o que já temos em Cristo, o que ele já conquistou por nós. Ao buscar cumprir tarefas infindáveis para mostrar meu valor, posso perder meu foco e querer ter virtudes sem temer àquele que é fonte de vida e todo amor.

Se neste mês de Março, nossas comemorações forem apenas em torno de nossas vitórias, nossos atos, nossas obras e conquistas, então desprezaremos o que temos de mais valioso em ser mulher, que é poder espelhar a Cristo com virtudes que vem dele e poder louvar ao Senhor e servi-lo com nossa feminilidade.

Portanto, comemore o mês da mulher/dia da mulher, mas comemore lendo a Bíblia e reconhecendo o amor de Deus permeado por toda a história e todos os dias. Comemore lendo bons livros e agradecendo ao Senhor por poder crescer espiritualmente. Comemore louvando ao Criador por ter te criado e por te moldar diariamente para ser mais parecida com Jesus!