Não encare Jesus como uma obrigação

Nunca conheceremos a Deus se não conhecermos Jesus. E nunca conheceremos Jesus a menos que conheçamos o que as Escrituras dizem sobre ele.

Transcrição do vídeo

Como uma vida dedicada à satisfação em Cristo glorifica Cristo? Intuitivamente todos sabem que glorifica, sim, sabem. Cada pessoa nesse local sabe disso, a menos que seja deficiente mental. Estou falando sério. Deficientes mentais não entendem esse tipo de coisa, é trágico.

Todos vocês sabem que passar tempo com alguém por obrigação é desmerecê-lo. E passar tempo com alguém por vontade própria o honra. Todos vocês sabem disso. Vocês sentem isso. Está escrito no coração.

Ter um encontro com alguém por obrigação é humilhante. Mas se for com alegria, é uma honra. Todos sabem disso. A maioria das pessoas nunca conversou sobre isso, elas apenas sabem e vivem isso, a menos que sejam incapazes. Mas como funciona? Todos nós sabemos que é assim, que é verdade. Mas como?

Permita-me ler uma passagem, não precisa abrir. Uma passagem em Jó, e eu sei que é falada por Elifaz… Não é o melhor. Tinha ótima teologia, mas completamente mal usada! Bem, 90% do que os amigos de Jó dizem é correto, mas usam incorretamente e machucam as pessoas com isso. Se ele não tivesse usado essa frase contra Jó, nós a cantaríamos. E eu a lerei como sendo verdade, porque é verdade. Eis o que ele disse:

“Se puseres o teu tesouro no pó, então o Todo-poderoso será o teu tesouro… Então te deleitarás no Todo-Poderoso.” Está em Jó 22.24-26.

É o que significa a afirmação de Jesus “onde estiver teu tesouro, aí estará teu coração”. Se você parar de ver o ouro terreno como seu tesouro, e começar a ver o Todo-Poderoso como sendo seu ouro e seu tesouro, seu coração seguirá essa nova visão com deleite. Isso significa que também vale de trás para frente. É possível ver de trás para frente. Veja só.

Onde alguém acha deleite supremo em Deus como seu “ouro”, Deus é evidenciado como o tesouro dessa pessoa, e o ouro terreno é evidenciado como sendo inferior. Essa é a resposta. É assim que uma vida dedicada à satisfação em Cristo glorifica a Cristo. Quando você deseja Cristo acima de todas as coisas, você implicitamente demonstra que Cristo é valioso, precioso, desejável, um tesouro. E quanto mais intenso for seu desejo por ele, e quanto mais disposto estiver a sofrer sem perder a satisfação nele, mais valioso ele será evidenciado em você. Esse é o significado de glorificar a Cristo. É o que significa.

O quanto eu o considero como valioso transmite o valor desse tesouro. É isso que significa glorificar o tesouro. Cristo é mais glorificado em você quando você é mais satisfeito nele. Portanto, eis a última frase. Sim, o hedonismo cristão, uma vida dedicada a deleitar-se em Cristo acima de tudo, é essencial para que o coração humano glorifique a Cristo como ele merece.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Don’t ‘Dutifully Date’ Jesus.

Original: Não encare Jesus como uma obrigação. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.