Cinco razões pelas quais você deve pregar através de Lamentações

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Os memoriais são importantes.

Considere o Muro do Vietnã, o Museu do Holocausto, o Túmulo do Soldado Desconhecido em Washington, D.C. – ou o Centro Nacional para Paz e Justiça (o Memorial Lynching) em Montgomery, Alabama. Destinam-se a ajudar as pessoas a lembrar, a lamentar e a aprender. Os memoriais homenageiam a história e enviam uma mensagem.

O livro de Lamentações é um memorial, e você deve pregar este livro histórico.

Há alguns anos, nossa igreja passou cinco semanas estudando Lamentações. Alguns de nossos colaboradores estavam nervosos sobre como nossa igreja responderia a mais de um mês de um livro tão sombrio. Mas se comprovou ser uma das épocas mais frutíferas dos últimos dez anos. O livro de Lamentações mudou nossa adoração, afetou nossas orações e nos deu uma nova linguagem no sofrimento.

Quando você estiver pregando através da Bíblia, não negligencie Lamentações. Existem cinco razões pelas quais você deve pregar através deste livro. Permita-me dar-lhe cinco.

1. Lamentações é o lamento mais longo da Bíblia

Lamento é uma linguagem que a igreja precisa desesperadamente recuperar. Mais de um terço dos Salmos são orações menores que dão voz ao processamento da dor da vida. E, no entanto, a maioria dos cristãos não está familiarizada com essa linguagem de oração bíblica. Nosso canto congregacional e nossas orações são lamentos leves.

O livro de Lamentações demonstra o propósito e o poder de nos voltarmos para Deus, expondo nossas queixas, pedindo-lhe ajuda e escolhendo confiar. Não serve apenas como um memorial da destruição de Jerusalém, mas também nos mostra como orar quando as nuvens negras do sofrimento se aproximam. Quando você prega Lamentações, pessoas feridas saem do esconderijo.

2. Lamentações mostra a gravidade do pecado e a santidade de Deus

O livro é um memorial poético – uma recordação e uma advertência. Ele repete o sofrimento e a dor relacionados ao saque da Cidade de Davi e nos alerta sobre o que acontece quando a rebelião humana cruza a “linha vermelha”.

Lamentações é um livro profundamente teológico. Ele identifica a depravação do povo de Deus como a causa do julgamento divino. Exalta o direito de um Deus santo disciplinar seu povo – até mesmo usando uma nação pagã como instrumento. O livro é chocante. É preocupante. E ao pregar através de Lamentações, as pessoas são lembradas de que o pecado é sério e que Deus é santo.

3. Lamentações dá voz à igreja no sofrimento

A destruição do pecado infectou todos os aspectos de nossa humanidade. A criação ainda geme, e Lamentações fornece um modelo de como o povo de Deus pode processar momentos em que nossa depravação coletiva produz frutos terríveis.

Jeremias foi um profeta fiel. Ele advertiu o povo sobre o julgamento vindouro. E quando o quebrantamento da humanidade estava totalmente explícito, o lamento foi a resposta apropriada. É a voz da tristeza enquanto vivemos entre os efeitos de nossa rebelião e a restauração futura. Lamentações nos mostra como orar quando a depravação humana gera sofrimento na sociedade.

4. Lamentações traz esperança

O terceiro capítulo contém as passagens mais conhecidas. Amamos ler que “As misericórdias do Senhor … não têm fim; renovam-se cada manhã.” (Lm 3.22). Mas compreender a totalidade do livro de Lamentações aprofunda nossa compreensão de onde encontrar esperança nas dificuldades.

É importante lembrar que Jeremias proclama as infinitas misericórdias do Senhor, renovadas a cada manhã sobre uma cidade destruída. Jerusalém parecia um deserto e uma zona de guerra. A destruição levantou a questão: “Como isso aconteceu?” Enquanto essas perguntas perduram e o sofrimento continua, Jeremias declara (“Quero trazer à memória”, 3.21) o que ele sabe ser verdade sobre Deus, apesar do que vê. Lamentações nos mostra a conexão entre relembrar a verdade e o ressurgimento da esperança.

5. Lamentações não termina com resolução

O livro atinge seu ápice no capítulo três. Os dois capítulos restantes retornam à realidade do sofrimento. Não existe um “felizes para sempre”. O livro termina sem resolução. As perguntas permanecem. Lágrimas são derramadas. Mas para saber o resto da história, você tem que olhar em outro lugar na Bíblia.

O fim de Lamentações reflete o caminho das adversidades. Cremos, ainda que no escuro. O lamento nos leva à confiança através da tristeza, embora não possamos ver o futuro. Então, de certa forma, a natureza incerta no final de Lamentações é revigorante. Mostra-nos como confiar quando o futuro imediato permanece incerto e difícil.

Você entende por que Lamentações é importante? Muitas pessoas ignoram este livro em suas leituras. Muitos pastores o evitam por causa de seu peso. Mas ele está na Bíblia por alguma razão.

Lamentações é um memorial. É importante. E você deve pregá-lo – e o mais breve possível.

Comentários

Achei esses livros e comentários úteis:

Comentários recomendados em português

Os Salmos como lamento cristão – Bruce K. Waltke, James M. Houston e Erika Moore
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 4: Isaías a Malaquias – Matthew Henry

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Mark Vroegop. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 5 Reasons You Should Preach Through Lamentations.

Original: Cinco razões pelas quais você deve pregar através de Lamentações. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.