Devo terminar os estudos antes de casar? Seis opções a considerar

Transcrição do áudio

Um amigo de ministério escreve: “Pastor John, sou um seguidor de Cristo de 24 anos que serve como pastor estudante em uma pequena igreja batista do sul. Também sou estudante em tempo integral no seminário. Minha namorada e eu já namoramos há muito tempo e nós dois queremos seguir em frente para o casamento. Oramos por isso, e ambas as igrejas são muito favoráveis ao nosso relacionamento e futuro casamento. O problema é que não ganhamos dinheiro suficiente. Ela ganha o suficiente para contribuir financeiramente para o nosso relacionamento, mas eu não. Pedi à minha igreja para reavaliar meu salário, mas eles não podem se dar ao luxo de aumentá-lo. Eu trabalho mais de 40 horas por semana no ministério e dedico mais de 30 horas por semana às aulas. Se eu aceitar um segundo emprego, vou negligenciar minha namorada, meu ministério e minha educação. O que eu posso fazer”?

Antes de tudo, deixe-me elogiar nosso amigo por nos escrever com sua pergunta, em vez de assumir que sua namorada deve tomar a iniciativa de fazer isso. Eu acho que é um bom sinal de que ele esteja pronto para prosseguir e fazer o que precisa ser feito. Eu espero. Eu não acredito em compromissos (como o namoro) que se estendam por muito tempo. Parece-me que há algo, especialmente em nossa cultura, que vê como antinatural e imprudente o fato de um casal que já sabe que é hora de seguir para o casamento – e outros têm confirmado esse pensamento – continuar adiando esse casamento por várias razões práticas. Parece-me que, em geral, se duas pessoas solteiras podem ganhar a vida e progredir por conta própria, então provavelmente podem ganhar a vida e progredir juntas.

Quando Noel e eu acreditamos que era hora de nos casarmos, depois de dois anos sabendo que já era hora de casar − e a razão pela qual não nos casamos mais cedo é porque o pai dela queria que ela terminasse os estudos − então eu me submeti. Finalmente prosseguimos, mesmo sem que todas as perguntas práticas fossem respondidas, da mesma maneira que uma pessoa solteira poderia prosseguir na vida sem que todas as perguntas, a respeito de como os objetivos seriam alcançados, fossem respondidas. Acabamos decidindo que preferiríamos passar fome juntos, se necessário do que ficarmos confortavelmente sozinhos, por assim dizer.

Se eu estivesse respondendo essa pergunta pessoalmente ao nosso amigo, eu estaria cheio de perguntas neste momento. Eu o procuraria, e à sua noiva, para descobrir suas motivações, personalidades, disciplina, capacidade de mudança e sacrifício, e quais seriam as opções práticas. Mas aqui estou eu, sentado à minha mesa, e não os conheço. Então, eu vou ter que ser um tanto genérico. Eu creio que há seis opções diante de vocês:

1) Vocês podem continuar esperando até você terminar seus estudos e ter um emprego mais bem remunerado para depois seguirem em frente. Eu desencorajo essa opção. Supondo que todos tenham dado luz verde ao seu casamento, adiá-lo não me parece sensato.

2) Sua noiva pode tentar conseguir um novo emprego, mais bem remunerado, para que ela possa apoiá-lo durante os anos de estudo que restarem enquanto vocês estiverem casados. Foi assim que Noel e eu fizemos. Ela trabalhou como secretária de duas maneiras diferentes durante meus anos de estudo e foi dona de casa por mais de 40 anos depois. Essa foi a forma que ela, tão gentilmente, encontrou de ajudar.

3) Você pode renunciar à sua posição na igreja e procurar um emprego mais bem remunerado. Não sei o grau de seu compromisso com essa igreja ou quais são as expectativas, mas essa seria uma opção.

4) Essa é a opção na qual eu o encorajo a pensar melhor. Vocês realmente não podem reduzir suas despesas como casal para poder realmente viver com os salários combinados? Será que realmente não podem? Vamos lá. Você tem expectativas, de como devem viver, que façam isso parecer impossível quando na realidade não é? Essas expectativas incluem coisas realmente necessárias? A comida não vai custar mais quando vocês morarem juntos, dependendo de onde você mora agora. Você pode encontrar uma situação de aluguel que seja tão barata quanto a que vocês têm agora e assim por diante. Meu palpite é que você pense bastante sobre isso, mas eu não sei sobre você. E me pergunto se você está disposto a fazer sacrifícios para poderem ficar juntos.

5) Como parte dessa quarta opção, você pode negociar com a sua igreja que, se eles não puderem lhe dar um aumento, talvez eles possam lhe dar acesso a uma melhor condição de vida, como um quarto na casa de alguém, um porão, algum anexo de uma casa ou algo assim, que a igreja poderia adquirir ou que seria oferecido gratuitamente, por alguns anos, por um membro da igreja que confie em você. E assim, você obteria uma condição de vida mais livre como parte do acordo para trabalhar na igreja.

6) A última coisa que eu diria é: tente discernir se você tem a direção e o chamado de Deus para prosseguir agora com o casamento. Está no tempo de Deus? Eu sei que isso é subjetivo e difícil de dizer. Mas é o tempo de Deus? E se você sentir que sim, como Noel e eu sentimos, espere que Deus faça coisas maravilhosas para tornar possível a vida de vocês juntos. E como parte disso, orem juntos. Orem sinceramente, juntos, para que o Senhor abra a porta para esta coisa boa em sua vida chamada casamento.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Should I Finish School Before I Marry? Six Options to Consider.

Original: Devo terminar os estudos antes de casar? Seis opções a considerar. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.