De onde surgiu o desejo de Satanás pelo pecado?

Transcrição do áudio

Começamos a semana com a pergunta de um ouvinte chamado Roberto, que diz: “Pastor John, sendo um reformado/calvinista, eu aprecio muito o Jonathan Edwards, que defende que (1) o livre-arbítrio é fazer o que desejamos, mas que (2) é Deus quem nos dá o desejo de fazer o bem. Com isso em mente, e atentando para Tiago 1.13, tenho dificuldade para entender de onde Lúcifer recebeu seu primeiro desejo pelo pecado.

Norman Geisler diz que ‘a conclusão lógica mais evidente para o calvinismo extremo é que tanto Lúcifer quanto Adão pecaram porque Deus lhes deu o desejo de pecar’ (Chosen But Free, 36). Imagino que Adão recebeu seu desejo de pecar de Eva, a qual recebeu da serpente, ou seja, Satanás. Mas, se Deus é soberano sobre tudo, incluindo nossos desejos, isso faz dele o autor inicial do primeiro desejo de pecar?”

Como você responde este mistério?

A Queda Original

Até onde posso lembrar, tenho dito que este é um dos mistérios em minha teologia para o qual eu não tenho uma resposta adequada. A pergunta específica aqui é “como” — como é a palavra-chave. — Como surgiu o primeiro pecado? Com “primeiro pecado” eu não me refiro ao primeiro pecado de Adão. Quero dizer o primeiro pecado de Satanás, o primeiro pecado do universo.

A Bíblia não começa com o início do pecado, mas com a presença de um mal inexplicado. O homem é criado inocente, e a serpente já está lá. A serpente é ardilosa e manifestadamente se opõe ao Deus da criação. É assim que a Bíblia se inicia.

Até onde posso perceber, nenhuma explicação é oferecida na Bíblia para como Satanás se tornou mau. Sei que existem pistas que indicam que ele era um anjo perfeito criado por Deus. Judas se refere a anjos que não permaneceram em suas posições de autoridade, mas que abandonaram sua própria morada. Ele diz que Deus mantém esses anjos em correntes eternas, em densas trevas, até o juízo do grande Dia (Judas 6).

Eu não duvido que Satanás foi criado bom e caiu de seu devido lugar, como diz Judas, pois não creio que Deus e o mal sejam, ambos, realidades eternas e finais. Eu não sou dualista: Deus e sua bondade, sua sabedoria e seu poder são a única realidade final e eterna. O mal é, de algum modo, decorrente. Ele é secundário, sem que Deus seja um pecador. Praticamente todos os cristãos concordam com respeito a isso.

Respostas Fracas e Fúteis

Como Satanás tornou-se mau? Eu não sei. Para mim fica claro que aqueles que creem na autodeterminação final das criaturas de Deus (como anjos e seres humanos) também não sabem. Dizer que Satanás teve livre-arbítrio (ou seja, autodeterminação final) não é uma explicação do motivo pelo qual cometeu seu primeiro pecado. Isso é um rótulo. Não é uma explicação.

É um rótulo de um mistério. Como poderia um ser perfeitamente bom, com um arbítrio e um coração perfeitamente bons, sequer experimentar qualquer impulso imperfeito que causaria mover-se em direção ao pecado? A resposta é que ninguém sabe, incluindo aqueles que dizem: “Ah, foi pelo livre-arbítrio”. Isso não é uma explicação. É apenas um nome dado a um mistério.

Nós não sabemos. A Bíblia não explica como ocorreu. Roberto cita Norman Geisler, que diz que “a conclusão lógica mais evidente para o calvinismo extremo é que tanto Lúcifer quanto Adão pecaram porque Deus lhes deu o desejo de pecar”. Bem, eu não tenho certeza se me classifico como um “calvinista extremo” assim descrito, mas suspeito que sim.

Nesse momento eu discordo dessa descrição de mim mesmo, e estou dizendo: “Não, eu não sou levado a dizer que Deus deu a Lúcifer seu primeiro desejo pelo pecado. Essa é uma simplificação forçada do ponto de vista de praticamente todas as pessoas. Eu não sei como Lúcifer veio sentir sua primeira inclinação para rebelar-se contra Deus”.

Ele Permanece Soberano

Eis aqui o que eu sei, de fato. Deus é soberano. Nada se afasta de seu plano, o qual inclui coisas que ele mais ou menos causa diretamente — e coisas que ele mais ou menos permite indiretamente. Na minha mente não há dúvidas de que a queda de Satanás e todo o plano redentor de Deus para a glória de sua graça se harmonizam com o plano eterno de Deus.

Mas é precisamente esse ponto, o como da causalidade, como o primeiro pecado de Satanás ocorreu, que nós não sabemos. Tenho uma categoria em minha mente para o fato de que Deus pode garantir que aconteça algo que ele odeia.

Por exemplo, foi o que ele fez quando planejou a crucificação de Jesus, de acordo com Atos 4:27–28. O assassinato de Jesus foi repleto de pecados, e foi planejado por Deus em detalhes. Você pode ler nos Salmos, bem como no Novo Testamento.

Bem, dizer com precisão como Deus faz isso mantendo sua impecabilidade, o pecado do que acontecerá e a responsabilidade moral daqueles que praticam tais pecados — como tudo isso ocorre ao mesmo tempo — eu não sei. Mas penso que a Bíblia nos leva a crer que ele é soberano sobre todo pecado e que ele nunca peca. É isso que creio que a Bíblia ensina.

Pistas Bíblicas

Com relação a como ele faz isso, pode haver pistas na Bíblia. Eu lhes fornecerei um indicador. Eu não quero afirmar que essa é uma explicação, mas vale a pena considerá-lo como um indicador para uma possível explicação que, talvez, entendamos algum dia.

Em Isaías 63:17, o profeta clama ao povo: “Ó Senhor, por que nos fazes desviar dos teus caminhos?”. Você prestou atenção? “Ó Senhor, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos? Volta, por amor dos teus servos e das tribos da tua herança.”

Então, ele atribui a Deus a causa final de nosso desvio — do desvio de Israel para o pecado. Como Deus fez isso? A segunda metade do verso diz: “Volta, por amor dos teus servos”, sugerindo, indicando que, de algum modo, a ausência de Deus provocou isso.

Então ele diz em Isaías 64:7, nove versículos depois: “Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades.” Novamente, é Deus esconder seu rosto que explica o pecado.

Luz e Sombra

Eu não estou afirmando que essa é uma explicação infalível quanto ao pecado, mas, de alguma maneira ainda inexplicável para mim, Deus encobriu sua glória para Lúcifer, e nesse encobrimento surge uma preferência no coração de Lúcifer por si mesmo acima de Deus, que escondeu sua glória.

Eu não sei como isso acontece, mas este é um indicador de que algo semelhante deve ter acontecido. Estou simplesmente dizendo que vale a pena considerar que Deus é capaz de governar a presença e a ausência do pecado não diretamente, através de agência ativa, mas por encobrir a si mesmo.

Creio que foi Edwards que disse que existe uma diferença entre a causa da luz do brilho do sol às três da tarde e a causa da sombra causada pelo bloqueio dessa luz no mesmo horário, ainda que a luz do sol seja responsável por ambos, pela claridade do dia e pela sombra debaixo da árvore.

Mas eu termino onde comecei: como o primeiro pecado do universo surgiu é um mistério para mim. Eu não sei como aconteceu. O que aprendo na Bíblia é que Deus é soberano sobre todas as coisas, incluindo o pecado, e que ele mesmo nunca peca.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Where Did Satan’s First Desire for Evil Come From?

Original: De onde surgiu o desejo de Satanás pelo pecado? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.