Meu marido banana não cuida dos filhos

“Ele não me ajuda. Não presta pra nada. Faço tudo sozinha… estou tão cansada!”

Quantas vezes este tipo de pensamento passou pela sua cabeça? Quantas vezes desprezamos, diminuímos e enfraquecemos nossos maridos com nossos atos e palavras? Você poderia me perguntar: “O que este tema tem em relação às Culpas da Maternidade?” Eu lhe diria: “Muita coisa!”

Nós nos gabamos de sermos multitarefas e isto em si não é ruim. Claro que, se orgulhar disto não é algo piedoso, mas reconheço que Deus nos deu esta capacidade e que ela pode ser muito bem empregada para administrar nosso dia. Porém, diariamente as murmurações enchem nossa mente, nos fazem acreditar que somos as únicas a trabalhar e nos levam a sabotar os queridos ao nosso redor.

Desde o Eden temos este ímpeto de tomar a frente, de querer resolver e de falar primeiro. Enfraquecemos nossos maridos quando não os deixamos tomar a liderança e em tudo os criticamos, duvidando se suas escolhas são boas ou não e considerando-nos superiores. Minamos a autoridade dos nossos maridos com nossos filhos quando somos coniventes com a desobediência e deixamos que eles façam algo que o pai proibiu. Minorizamos nossos maridos quando os tratamos como crianças e fazemos tudo por eles, não permitindo que eles assumam responsabilidades e cresçam.

É bem verdade que vivemos em um tempo em que alguns homens são apenas meninos no corpo de adultos. Meninos mimados que zeram o vídeo game, mas tem medo da vida real. Homens imaturos que preferem não assumir compromissos para não terem que assumir as responsabilidades que vem com eles. Crianças grandes que preferem ser guiadas pela mão e mal sabem atravessar a rua sozinhos. Porém isto não é verdade de TODOS os homens.

Considerar o marido um banana, alguém que nunca ajuda e não lidera é uma péssima visão de nossos cônjuges. É uma visão que não nos ajuda a respeitar e amar, cuidar na saúde e na doença e até que a morte nos separe. Portanto, quero te encorajar a considerar a sua posição de mulher auxiliadora, aliada apoiadora, alguém que suporta e encoraja o seu amado a liderar. Estas são características que Deus deu à mulher quando foi formada no Eden, características que podemos desenvolver e que podem ser abençoadoras para nossos maridos e igreja também.

Te encorajo a incentivá-lo a tomar decisões, resolver problemas da casa, cuidar dos filhos e fazer compras. Ao invés de querer fazer tudo primeiro e sozinha, dê um passo pra trás e incentive-o a dar o passo adiante.

Mulher ser auxiliadora e submissa não significa ser um capacho ou um ser que não pensa por si só. Deus nos habilita a estudar, trabalhar e desenvolver em diferentes áreas da ciência e das artes e em tudo isto podemos glorificar ao nosso Criador. Nosso papel de auxiliadora não anula nossa inteligência, somos uma aliada que luta junto, que não compete em casa, que busca o bem e crescimento de todos e que caminha lado a lado com o marido.

Já presenciei situações de mulheres que foram mães para seus maridos por muitos anos e depois de certo tempo passaram a reclamar que o fulano não coloca um copo no lugar, beltrano não é nem capaz de carregar o prato para a pia. Será que ela deu a ele chance de fazê-lo ou sempre fez sem que ele tivesse chance de crescer neste aprendizado? Outras reclamam em relação aos filhos, mas raramente deixaram o marido a sós com a criança, por considerá-lo incompetente e por achar que somente elas saberiam cuidar apropriadamente da criança. Será que só a mãe ou a avó é que sabe cuidar?

Assim como Deus nos deu direções de como devemos agir como mulheres, os homens também tem suas características. Eles precisam proteger, cuidar, zelar, prover, amar e liderar seu lar. É bem difícil para eles cumprirem este papel quando se tem uma mulher competindo e fazendo rixa com eles.

Este é um assunto bem complexo e que mexe em muitas feridas. No entanto, quero te encorajar (mais uma vez) a rever suas atitudes, a cuidar de sua língua e de seu coração para que seus pensamentos sobre seu marido sejam agradáveis ao Senhor, a quem você e eu devemos nossa submissão sem titubear.

Que Deus nos ajude a sermos mulheres sábias que edificam seus lares, amam seus maridos e não difamam a Palavra de Deus.