Quando a nudez é inconveniente

Pensamentos sobre a venda por meio do sexo

Jonathan Edwards certa vez disse que as pessoas piedosas podem, por assim dizer, cheirar a depravação de um ato antes que elas consigam explicar por que ele é um pecado. Há uma sensação espiritual de que algo está errado. Ele não é conveniente num mundo permeado com Deus.

Efésios 5.3 diz que algumas coisas são “inconvenientes” entre os santos. “Inconveniência” nem sempre é fácil de justificar com argumentos. Você pode discerni-la antes de argumentar acerca dela. Isso é bom, porque temos que fazer centenas de escolhas todos os dias sem tempo para uma reflexão extensa.

No entanto, de tempos em tempos, precisamos parar e expressar de forma bíblica e racional por que alguma coisa é inconveniente. Alguns anos atrás, eu cheguei a um ponto no qual, semana após semana, um jornal local colocava mulheres seminuas na segunda página da seção A para vender roupas íntimas. Eu escrevi uma carta ao jornal com nove razões por que eles deveriam parar de usar aquele tipo de anúncio.

Talvez minhas reflexões irão te ajudar a lidar com centenas de abusos da boa dádiva de Deus da sexualidade em nossa cultura:

“Como leitor assinante há 14 anos do [nome do jornal omitido], estou escrevendo para expressar que a convicção de que a sexualidade explícita dos seus anúncios que frequentemente aparecem na Seção A estão cada vez mais ofensivos e socialmente irresponsáveis. Quero dizer que a eficiência de chamar a atenção das pessoas tirando foto de uma mulher vestindo suas roupas íntimas não justifica os anúncios. Os efeitos prejudiciais de tal abuso mercenário do corpo feminino não são insignificantes. O prejuízo que tenho em mente está descrito nas nove convicções seguintes.

  1. Essa mulher não poderia sair em público vestida dessa forma sem ser humilhada ou mentalmente anômala. Ainda assim, vocês a exibem, mesmo para aqueles de nós que nos sentimos envergonhados por ela.
  2. Esse retrato de uma mulher com roupas íntimas sentada numa mesa com um copo de chá faz com que os homens pensem as mulheres não como pessoas, mas principalmente em termos dos seus corpos. Ele estimula jovens rapazes a importar-se com corpos de mulheres nuas e, portanto, destrói sua habilidade de lidar com as mulheres como pessoas dignas. Eu tenho quatro filhos.
  3. O anúncio estimula o desejo sexual, o qual milhares de homens não podem satisfazer de forma legítima ou saudável no casamento. Em outras palavras, ele alimenta a lascívia corporativa e comunitária que não produz nenhum fruto bom fora do casamento, mas produz, na verdade, muitos males.
  4. O anúncio faz com que as sensibilidades sejam calejadas de forma que menos e menos ofensas contra o bom gosto sejam consideradas inaceitáveis, o que evidencia o colapso de aspectos delicados e preciosos da personalidade e dos relacionamentos.
  5. O anúncio faz com que milhares de mulheres inconscientemente meçam sua atratividade e valor pelo padrão de modelos irrealistas e raras, levando a uma preocupação não saudável e desencorajadora com a aparência exterior.
  6. O anúncio alimenta as fantasias lascivas de homens comuns, alojando uma imagem sexual em suas mentes durante o dia, o que pode roubar-lhes a habilidade de pensar sobre coisas mais importantes e mais nobres que o corpo.
  7. O anúncio ignora a tendência dos homens de mentalmente despir as mulheres ao lembrar-lhes do que eles veriam se elas o fizessem e ao sugerir que há mulheres que querem ser publicamente despidas dessa maneira. Esse lembrete e essa sugestão encorajam hábitos e estereótipos que enfraquecem a virtude pessoal e prejudicam relacionamentos decentes.
  8. O anúncio encoraja jovens moças a colocar um foco excessivo nos seus corpos e em como elas serão olhadas, contribuindo com a epidemia de depressão e distúrbios alimentares.
  9. O anúncio contribui para a insatisfação nos homens cujas esposas não conseguem ter aquele corpo e, portanto, contribui para a instabilidade dos casamentos e lares.

Eu compreendo que o rodapé significa muito dinheiro para a página dois e muita atenção para [nome da loja de departamentos omitido], mas, por favor, compreenda que ao menos uma avaliação dos seus padrões de conveniência para mídia impressa é que isso é parte de uma perda trágica da modéstia e decência que pode, no momento, parecer como uma liberação madura, mas em gerações futuras gerarão um turbilhão de misérias para todos nós”.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: When Unclothed Is Unfitting.

Original: Quando a nudez é inconveniente. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados.