As pessoas mais felizes do mundo

As estatísticas são notáveis.

  • 99% dos entrevistados estão felizes com suas vidas.
  • 97% responderam sim à pergunta: “Você gosta de quem você é?”
  • 99% concordaram com a afirmação: “Você ama sua família?”

Você conhece algum grupo de pessoas, de qualquer nível econômico, nível educacional, idade, etnia ou região geográfica que se aproxime desses percentuais? Quem são essas pessoas felizes?

Pessoas que vivem com síndrome de Down.

Dia Mundial da Síndrome de Down

21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down. Como mostram as estatísticas acima, existe um abismo entre a experiência de conviver com a síndrome de Down e a percepção dada aos futuros pais sobre o quão terrível deve ser a vida com a síndrome. Essa percepção resulta em coisas horríveis.

E 21 de março – que é 21/3 – é o dia perfeito para enfatizar aos nossos familiares, vizinhos e amigos, porque a síndrome de Down inclui uma cópia extra, ou um terceiro cromossomo 21 em cada célula do corpo.

A intimidade do Salmo 139.13 – Pois, … tu me teceste no seio de minha mãe.” – é claramente evidenciada por aqueles que Deus faz com a síndrome de Down. Deus adicionou aquela cópia extra do cromossomo 21 mais de um trilhão de vezes em um bebê com síndrome de Down. É muito trabalho de tecelagem.

Uma amostra demográfica formidável

E um impacto de todo esse tecido é que as pessoas com síndrome de Down relatam uma felicidade muito maior em suas vidas do que qualquer outra amostra demográfica em qualquer parte do mundo.

É claro que não devemos desconsiderar as dificuldades e sofrimentos relacionados às deficiências e complicações de aprendizagem associadas à síndrome de Down. Alguns bebês com síndrome de Down devem ser submetidos a cirurgias imediatas para problemas cardíacos, e há um risco maior de leucemia infantil e outras doenças. Cuidados médicos, terapias e educação são caros e demorados.

As deficiências cognitivas associadas à síndrome de Down, que variam com cada criança, farão com que o aprendizado seja mais demorado e pode ser desanimador para todos os envolvidos. Colapsos, recusa obstinada em obedecer, tristeza por uma circunstância e brigas com irmãos farão parte dessa mistura. Adicione o quão mal muitos em nossa sociedade se comportam em relação às pessoas com síndrome de Down, e você terá dias difíceis garantidos.

Uma oportunidade para a igreja

Portanto, esta é uma grande oportunidade para a igreja. Como cristãos, já temos motivo para receber pessoas com síndrome de Down em nossas vidas e igrejas: Deus os criou (todos os outros) à sua imagem, para sua glória. A igreja de Cristo pode olhar e responder tanto ao sofrimento quanto à alegria de forma tão realista e esperançosa que fazem Deus parecer glorioso, e edificam famílias com deficiências de todo tipo.

Por causa de Jesus, podemos viver como Paulo instruiu: “entristecidos, mas sempre alegres” (2Co 6.10), ao caminharmos ao lado de famílias com síndrome de Down. Podemos fazer isso porque o Deus que fez a criança com sua composição cromossômica única (Êx 4.11) é o mesmo Deus que promete suprir todas as nossas necessidades (Fp 4.19).

Dissipe os mitos sobre a síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down foi iniciado para dissipar os mitos sobre a síndrome de Down. Essa é uma meta louvável, especialmente considerando o número surpreendente e trágico de crianças não nascidas que são abortadas. E não vamos aumentar os mitos exagerando o quão amorosos e gentis “eles” são. Deus faz com que cada um de nós seja único, mesmo aqueles que compartilham a característica de uma cópia extra do cromossomo 21.

E vamos realmente confundir nossa cultura e o mundo, incentivando aqueles com síndrome de Down a desenvolver e usar seus dons em nossas igrejas. Eles têm boas obras dadas por Deus para fazer (Ef 2.10).

Da próxima vez que você ouvir que a síndrome de Down faz parte do pacote de uma criança entrando em uma família, ou você vir um jovem ou adulto com síndrome de Down vindo para sua igreja, não o estereotipe em categorias de “tragédia” ou de outra forma. Em vez disso, ore por sabedoria, vá se apresentar a uma pessoa intrinsecamente valiosa (ou aos pais dela) e veja o que Deus se agrada de fazer por eles através de você – e por você através deles.

Por: John Knight. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Happiest People in the World.

Original: As pessoas mais felizes do mundo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.